6 de out. de 2011

Canecão

          A casa de shows Canecão foi criada em 1967 no Rio de Janeiro pelo empresário Mário Priolli como uma cervejaria e se transformou em palco de sucesso com apresentações de artistas nacionais e internacionais. A estreia foi em 1969 com a cantora Maysa.
          Depois de se tornar o palco desejado pelos artistas, a casa foi alvo de longo período de disputa.
          Em 1999, ocorreu o tombamento do Canecão, para preservar o seu valor histórico.
          Em 2009, a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) conseguiu a reintegração de posse do local e a família Priolli foi afastada da administração do Canecão.     
          Desde 2010, quando foi fechado, o lugar que fez história na música popular brasileira (MPB), ao abrigar shows com cantores e compositores como Roberto Carlos, Martinho da Vila, Cazuza, Maria Bethânia, Chico Buarque, Marisa Monte, Vinícius de Moraes, Tom Jobim, Toquinho e Miúcha, acabou se deteriorando e hoje está em escombros.
          Em junho de 2019, uma decisão pode mudar o destino do Canecão. Em sessão da Assembleia Legislativa do Estado do no Rio de Janeiro (Alerj), deputados estaduais cancelaram o tombamento. Existe um acórdão do Tribunal de Contas da União pedindo à UFRJ que se manifeste sobre a destinação do imóvel e providências para que seu uso estivesse em consonância com o interesse público. O TCU determina ainda no acórdão que haja uma casa de espetáculos de 1.500 lugares na área onde está localizado o imóvel.
          O local onde por 43 anos funcionou a casa de espetáculos Canecão, no RJ vai poder ser, novamente, um espaço cultural.
(Fonte: Agência Brasil - 04.06.2019)

Nenhum comentário:

Postar um comentário