6 de out. de 2011

Cerveja Wienbier 59 Ipa

          Os alemães sempre levaram a sério suas cervejas. Em plena Idade Média, quando a ciência era confundida com bruxaria e punida com a morte, em Bremen na Alemanha, um homem conhecido apenas como Der Alchimist dedicou sua vida à pesquisa de novos sabores. Enquanto outros alquimistas queriam transformar chumbo em ouro, ele buscava algo bem mais concreto: explorar as características do malte, do lúpulo e da cevada em combinações únicas.
          Nas poucas anotações que restaram de seus trabalhos, são mencionadas receitas numeradas do  nº 55 a 59.   
          Na receita da cerveja Wienbier 59 Der Alchimist menciona um ingrediente secreto e que está presente em suas criações anteriores da Wienbier (das receitas 55 à 58), uma combinação de malte e lúpulos cultivados por camponeses nas regiões altas do Oriente Médio no século XVI.
         Essa cerveja possui uma combinação com doses generosas de lúpulo e álcool, uma das alternativas encontradas pelo mestre para que a cerveja resistisse a viagens longas, pois o lúpulo é um conservante natural e o alto teor alcoólico a deixa menos passível de contaminações.
          E assim nasceu a Wienbier India Pale Ale (Ipa), uma cerveja para paladares exclusivos, exigentes, de personalidade forte, amargor consistente e espuma encorpada. Com 7,0% de teor alcoólico, é especial para apreciadores de sabores fortes e marcantes.
          A Wienbier, da cervejaria Germânia, é padronizada e envasada pela Newage Indústria de Bebidas, na via Anhanguera, km 186, em Leme estado de São Paulo. A empresa produz também a 55, a 55 Sem Glúten, a 56 Black, a 57 Weissbier,  e a 58.
          A empresa não explica sobre a homenagem a Viena, capital da Áustria (Wienbier significa, em alemão, cerveja de Viena ou cerveja vienense).
(Fonte: texto, adaptado, constante na lata de 710 ml - cerveja Ipa da Wienbier 59)

Nenhum comentário:

Postar um comentário