6 de out. de 2011

Herman Miller (móveis)

          A Herman Miller foi criada em 1923 nos Estados Unidos. Para ela trabalharam nomes antológicos do design americano como Charles e Ray Eanes, George Nelson, o escultor Noguchi e Robert Propst. A empresa ainda reúne alguns dos melhores designers da atualidade, concebendo, fabricando, distribuindo móveis em 35 países.
          Foi uma das empresas líderes no mercado mundial de mobiliário para escritório. Revolucionou o segmento unindo design e soluções ergonômicas inovadoras.     
          A pioneira da geração de supercadeiras, também considerada uma das primeiras cadeiras high tech, é a Aeron, lançada em 1964 pela Herman Miller.
          Uma das principais novidades foi o uso de uma tela especial transparente no assento e no encosto, o elastômero. Esse material foi desenvolvido para produzir macas de banho para pacientes com queimaduras graves. Garante ampla circulação do ar e não esquenta, mesmo depois de horas. Além disso, oferece uma flexibilidade que facilita o ajuste lombar.
          A Aeron foi um divisor de águas desse mercado. De tão festejada, virou parte do acervo do Museu de Arte Moderna de Nova York.
          Visite-se o museu de design do MoMa ou o Museu Noguchi, em Nova York, e se verá muitos modelos fabricados com exclusividade no Brasil pela Móveis Teperman. Esses móveis têm a assinatura Herman Miller. Obter a licença de fabricação dos móveis Herman Miller no Brasil em 1960 foi uma missão de Milly Teperman, sobrinho-neto do fundador. O arquiteto Jakob Ruchti, foi quem recomendou a Milly procurar a Herman Miller nos Estados Unidos.
(Fonte: revista Carta Capital - 17.09.1997 - Silvana Assumpção / revista Exame - 21.07.2004 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário