6 de out. de 2011

Hoepers

          Para a família Hoepers, do pequeno município de Forquilhinha, no sul de Santa Catarina, ter dívidas era um pecado mortal. "Se meu pai soubesse que um filho ficara devendo algo, surrava de cinta", diz o empresário Sigisfredo Hoepers.
          Pois foi graças às dívidas - dos outros - que Sigisfredo Hoepers e os irmãos, Paulo e Manfredo, construíram a Hoepers, uma empresa de recuperação de crédito.
          A Hoepers foi criada em 1982 em Criciúma, cidade de maior porte distante cerca de 20 quilômetros de Forquilhinha. No início, o único cobrador era Sigisfredo, na época com 16 anos. Sem carteira de habilitação nem idade para dirigir, ela usava uma moto Honda 125 para correr atrás dos devedores.
          Em 1983, foi a vez de Manfredo, que depois tornou-se presidente, juntar-se ao empreendimento da família.
          Para criar uma das maiores empresas de cobrança do país, os irmãos faziam qualquer negócio. Sigisfredo chegou a carregar em seu carro um porco gordo, recebido como pagamento de uma dívida. Manfredo, certa vez passou uma noite dançando para cobrar a promotora do baile. Esperou a dona do evento fechar o caixa. Como o movimento havia sido bom, ela não teve como não pagar a dívida.
          Nos primeiros anos, os clientes dos irmãos Hoepers eram pequenos comerciantes catarinenses. Após a instalação de uma unidade em Porto Alegre, em 1993, a Hoepers deslanchou, com a conquista de clientes nacionais - como as Lojas Renner e as financeiras Fininvest e Losango -, que passaram a exigir a presença da empresa no resto do país. Mas tarde, a clientela passou a incluir grandes corporações como Bradesco, Unibanco e TIM.
          Com sede localizada em Porto Alegre, a empresa tinha, em setembro de 2004, 32 filiais distribuídas em 15 estados brasileiros.
(Fonte: revista Exame - 15.09.2004)

Nenhum comentário:

Postar um comentário