6 de out. de 2011

B2W

          A B2W Digital é uma empresa de comércio eletrônico criada no final de 2006 pela fusão entre Submarino, Shoptime e Americanas.com. As Lojas Americanas possuem o controle acionário do grupo, detendo mais de 60% do capital social. As demais ações (BTOW3) são parte integrante do free float, ações disponíveis para negociação na Bolsa de Valores de São Paulo (B3).
          A nova empresa nasceu com o objetivo de tornar-se uma potência do varejo brasileiro. A lógica do negócio era ter uma empresa com musculatura forte, capaz não apenas de liderar o comércio eletrônico no Brasil como também de brigar com o varejo tradicional e expandir a atuação fora do país. A B2W poderia também ser a grande força nacional capaz de enfrentar multinacionais estrangeiras, como a Amazon e o Wal-Mart (hoje Walmart), que já haviam anunciado a intenção de entrar na internet brasileira.
          Sua sede é no Rio de Janeiro e é comandada desde junho de 2018 pelo executivo Marcio Cruz Meirelles.
          B2W e Centauro firmaram parceria, em fins de outubro de 2019, para o lançamento de uma plataforma conjunta para venda on-line de artigos esportivos. O acordo, por prazo indefinido, permite que os consumidores que buscarem artigos esportivos sejam direcionados para o site da Centauro hospedado na B2W. A plataforma, nomeada Centauro by Americanas.com ficou disponível a partir de 29 de outubro de 2019.
         Em meados de janeiro de 2020, a companhia anunciou a compra da SuperNow Portal e Serviços de Internet, empresa que administra a plataforma Supermercado Now, que é focada no varejo alimentar via e-commerce. A companhia não informou o valor da transação no comunicado. O Supermercado Now começou a operar em 2016. Através da plataforma, o cliente escolhe um supermercado e seleciona os produtos que quer comprar, com opções de entrega no endereço definido por ele em até duas horas ou em horário agendado.
          Em 28 de julho de 2020, a B2W fechou uma parceria com a BFFC Brazil Fast Food Corporation para integração dos restaurantes da rede de fast-food Bob’s em seu shopping virtual (“marketplace”). O acordo prevê que os 1,2 mil pontos do Bob’s, sendo 550 restaurantes e 650 quiosques de sobremesas, poderão vender os produtos na plataforma da B2W.
          Em 8 de dezembro de 2020, a Ame, fintech que pertence à Lojas Americanas e B2W, adquiriu a BitCapital, plataforma open banking que tem soluções de integração com o Pix. Embora pequena, a aquisição é mais um passo no desenvolvimento do ecossistema da Ame, adicionando novas linhas de negócios e serviços à plataforma.
          Considerando dados do final de 2019, a B2W tem aproximadamente 8.000 funcionários.
          Em 28 de abril de 2021, a Lojas Americanas e a B2Ws comunicaram a estrutura proposta para integração de seus negócios, aprovada nessa data pelos dois conselhos de administração, e em estudo desde fevereiro. A B2W vai ser rebatizada de Americanas S.A., para manter a marca mais forte do grupo, e incorporar as lojas físicas da Americanas. A BTWO3 passa a ser AMER3 na bolsa (a partir de 19.08.2021), listada no Novo Mercado. O trio Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira vai levar mais uma de suas companhias para o mercado americano. Desta vez, quem vai para a vitrine global é a que tem o nome de berço para isso — a varejista Lojas Americanas. Nos EUA, a listagem não será da companhia operacional, mas de um veículo de controle. No Brasil, a companhia listada reunirá ativos digitais (B2W) e físicos da varejista.
(Fonte: Wikipédia / revista Exame - 14.03.2007 / elevenfinancial - 14.01.2020 / Bloomberg - 28.07.2020 / ElevenFinancial - 08.12.2020 / Valor - 29.04.2021 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário