18 de jul. de 2020

EQI Investimentos

          Em 2003, Juliano Custódio começou como gerente regional da empresa até a criação da EuQueroInvestir.com, blog de informações de finanças e investimentos que deu origem ao escritório de investimentos.
          A criação do nome da empresa foi simples: bastou pegar as letras iniciais de EuQueroInvestir    para se chegar à sigla EQI.     
          Em julho de 2020 a EQI Investimentos era um dos maiores escritórios de agentes autônomos (AAI), até então ligado à XP Investimentos.
          Em 15 de julho de 2020, uma das maiores disputas do mercado financeiro ganhou novo capítulo, quando foi noticiado que o BTG Pactual comprou 49% de participação na EQI Investimentos.
          'Recebemos uma proposta irrecusável', conta Custódio, presidente da EQI, sobre o negócio com o BTG. "Muito boa financeiramente e, ao mesmo tempo, a chance de ter a minha liberdade, de dar mais um passo como empreendedor", disse Custódio ao Valor Investe, citando seu sonho de dar "um passinho a mais" nos negócios.
          Custódio afirma que o negócio é mais um passo dentro do empreendedorismo. A mudança marca mais um capítulo na disputa entre XP e BTG. Mas crises envolvendo o controlador do banco pode dificultar migração de clientes. Custódio prefere se manter distante da disputa de mercado protagonizada pelas gigantes e conta que sempre teve a vontade de empreender, inspirado, inclusive, pela trajetória de sucesso de Guilherme Benchimol, presidente da XP.
          A negociação, como já era de se esperar, é cercada de confidencialidade e Custódio não revela valores e condições para a migração para a nova "casa". A coluna de Lauro Jardim, no jornal O Globo, publicou a informação de que o BTG teria desembolsado R$ 200 milhões por 49% de participação na EQI Investimentos.
          O "divórcio" tem suas regras. São 60 dias de uma espécie de "aviso prévio", em que a EQI - e seus mais de 300 agentes autônomos - continuará prestando seus serviços à XP. Após esse prazo, a EQI passará a ser um escritório de AAI ligado ao BTG, até que receba autorização do Banco Central para atuar como corretora.
          "A corretora do BTG vai ser cindida", conta Custódio. Fazer da EQI uma corretora é a realização de um sonho, segundo ele. "O próximo passo natural de um agente autônomo de investimentos é ter a própria instituição financeira", diz. A mudança ocorre após uma longa trajetória de Custódio dentro da XP.
          A EQI tem sob gestão, considerando números de meados de julho de 2020, R$ 9,5 bilhões em investimentos de cerca de 40 mil clientes que estão hoje na XP. Após os 60 dias de "aviso prévio", os clientes que quiserem seguir com os profissionais da EQI podem migrar a custódia de suas aplicações para o BTG. Uma fonte do mercado afirma que, em média, os escritórios de AAI que "mudam de casa" tem levado consigo apenas de 10% a 15% dos clientes para o BTG. O problema, argumenta a fonte, não estaria no relacionamento já estabelecido com os AAIs do escritório, mas com o envolvimento de, André Esteves, fundador e controlador do BTG, em crises como a investigação de crimes de lavagem de dinheiro na Lava-Jato.
          Segundo uma fonte ouvida pelo jornal Valor, a saída da EQI do guarda-chuva da XP deve ter impacto "irrelevante" para a empresa como um todo. Ainda que o porte do escritório seja grande, representa cerca de 2% de tudo o que a XP tem distribuído em seus 7 mil AAIs que atuam em 700 escritórios.
          Pablo Spyer, executivo que ficou conhecido por suas incursões matinais com o 'Minuto Touro de Ouro' iniciou sua trajetória na EQI em 8 de março de 2021. No dia 15, inaugurou seu escritório em São Paulo, no número 3.600 da Av. Brigadeiro Faria Lima, onde a matriz da corretora passou a ter sua sede.  
(Fonte: Valor Investe - 16/07/2020 / 08.03.2021 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário