Criada em 1979, a importadora de vinhos Expand dedicou-se desde o início a vender vinhos de ótima procedência, entre os quais alguns dos rótulos mais preciosos do do mundo. Passou por suas adegas, garrafas de Romané-Conti 1985 ao preço de 8.800 dólares e de Château Pétrus, safra de 1982, por 5.400 dólares.
As oscilações do dólar fizeram a Expand entrasse no crescente - e bem menos sofisticado - mercado de vinhos nacionais.
No início de 2004, em parceria com a vinícola portuguesa Dão Sul e com o grupo pernambucano Raimundo da Fonte, a Expand investiu 8 milhões de reais no cultivo de 200 hectares de uvas no Vale do São Francisco.
Otávio Piva de Albuquerque, então presidente da Expand, se convenceu da necessidade de ter uma rede de segurança no começo de 1999, quando, de um dia para o outro, o dólar passou de 1,79 real para
2,16 reais. Isso impulsionou as vendas de marcas nacionais.
Considerando dados de maio de 2004, a Expand tinha 2.800 vinhos no catálogo.
(Fonte: revista Exame - 12.05.2004)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário