A Ideiasnet foi criada em 2000 para investir em novos negócios de tecnologia no auge da bolha da internet. Uma venture capital que investia em projetos de internet. Seus fundadores foram Carlos Mário de Almeida, nascido em 1958 e George Ellis, nascido em 1940. A Ideiasnet passou a ser uma holding que reúne companhias de tecnologia. Passou a ser negociada no mesmo ano na B3 com o ticker IDNT3.
No mesmo ano de 2000, o Lorentzen Empreendimentos entrou na companhia e uma década depois atingiu 14,2% de participação.
Em maio de 2008, então perto de seu auge, o grupo EBX de Eike Batista, adquiriu 7,9% de participação por 54 milhões de reais. Após anos a fio - e milhões de reais em investimentos - sem realizar a venda de nenhuma empresa, a entrada de dinheiro novo era inadiável. A decisão resultou no
afastamento dos fundadores que, juntos, passaram a ter menos de 7% da empresa.
George Ellis cedeu a presidência do conselho ao executivo Carlos Aguinaga e Carlos Mário de Almeida deixou a presidência executiva para Luis Reátegui.
Eike colocou seu irmão Lars Batista na empreitada. Nascido em 1972, Lars era um recém-chegado ao cenário de negócios brasileiro. Ele voltou a morar no país em 2008 após uma temporada de quase duas décadas nos Estados Unidos. Ele deixou a vice-presidência de desenvolvimento da eGames e voltou ao Brasil. Ao lado do irmão Eike Batista, então oitavo homem mais rico do mundo, passou a se ocupar de um novo foco de investimento do grupo EBX - tecnologia. Tornou-se frequentador assíduo
dos corredores de algumas das 16 empresas controladas pela Ideiasnet.
Em 2009, o EBX se tornou o segundo maior investidor da Ideiasnet, com 13,6% de participação.
Em junho de 2009, foi vendida a participação na companhia de pagamento online Braspag para o Grupo Silvio Santos por 6 milhões de reais. Em abril de 2010, três empresas de pequeno porte foram
devolvidas a seus fundadores.
O EBX aumentou ainda mais seu poder de influência em novembro de 2009, após uma oferta pública de ações, quando o grupo quase dobrou sua participação. A partir daquele momento as mudanças aceleraram e as atenções se voltaram para um intensa varredura de portfólio.
Em meados de 2010, o grupo Ideiasnet tinha em seu portfólio 16 empresas dos setores de
tecnologia, mídia e telecomunicações, das quais dez faturavam até 10 milhões de reais. Nessa época, para novos aportes, a Ideiasnet passou a prospectar apenas companhias com faturamento
entre 5 milhões e 40 milhões de reais.
Em meados de 2015, entrou em processo de desinvestimento. O único ativo restante foi a Padtec S.A, que teve suas ações de emissão incorporadas em 1º de junho de 2020 – data em que a PDTC3 passou a ser negociada, então no patamar de R$ 2. A ideiasnet mudou sua denominação para Padtec Holding (PDTC3)..
(Fonte: revista Exame - 05.10.2012 / Estadão-Investidor - 20.04.2021 partes))
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário