A marca Peixe é de propriedade da Indústrias Alimentícias Carlos de Britto.
No início dos anos 1990, a empresa estava em baixa. Perdeu dinheiro e viu sua participação no mercado de derivados de tomate encolher de 15% em 1990 para 6,5% em meados de 1992.
Desde 1991, sabia-se que a família Mansur, que controlava a empresa, estava disposta a vendê-la. Vendeu. A Peixe, que faturou 90 milhões de dólares em 1991, foi comprada pela Kieppe
Investimentos, holding familiar dos Odebrecht, por 70 milhões de dólares.
A Kieppe não era do ramo, mas desenvolvia um projeto agroindustrial na Bahia dirigido pessoalmente por Norberto Odebrecht, fundador do grupo, e procurava uma marca forte para entrar no
mercado de conservas.
Embora tivesse perdido espaço para a concorrência em 1990/1991, a Peixe tinha boa aceitação no Norte e no Nordeste, mercados que estavam na mira da Kieppe. "A Peixe só precisa de investimentos para tornar-se uma forte concorrente", disse João Rozário da Silva, então diretor comercial da Cica.
Para o grupo Mansur a transação parecia vantajosa. Dono também da Vigor, da Leco e da Flor da Nata, podia então concentrar-se mais no setor de laticínios, do qual retirava 80% de seu faturamento, de
500 milhões de dólares anuais.
(Fonte: revista Exame - 19.08.1992)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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