A Fertipar surgiu em 1980, criada pelo catarinense formado em agronomia pela Universidade Federal do Paraná (UFPR) Alceu Elias Feldmann. Feldmann, nascido em 1950, começou a trajetória no ramo de fertilizantes como vendedor (de fertilizantes) na Ultrafértil. Durante essa fase, morou em várias cidades brasileiras, o que o ajudou a entender a fundo como funcionava uma empresa de fertilizantes.
A Fertipar começou (em 1980) em um armazém alugado, na cidade de Paranaguá. O sucesso, devido à administração e localização privilegiadas, foi instantâneo. Poucos anos mais tarde, a Fertipar
era expandida para outras cidades e estados.
Em 1984, por exemplo, surge a Fertigran, em Minas Gerais. Já em 1985, é a vez da Fertilizantes Piratini, no Rio Grande do Sul. Durante os anos 1990, Feldmann expande o grupo pelo Nordeste. São
criados então os braços Fertine e Fertipar Bahia.
Nos anos 2000, o Grupo ampliou o market share na região Nordeste com as empresas Fertial, Fertinor e Fertipar Maranhão. Paralelamente, ingressou nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, através das empresas Fertipar Bandeirantes, Fertipar Sudeste e Fertipar Mato Grosso.
E o boom da soja foi essencial, já que a venda de fertilizante para o cultivo do alimento é o carro-
chefe da Fertipar.
Desde seu surgimento em 1980, a média de crescimento do Grupo Fertipar é de 16% ao ano. Atualmente, a Fertipar está presente nos estados do Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Maranhão, Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Espírito Santo, São Paulo, Paraná e Rio Grande do Sul. O Grupo Fertipar é uma holding composta por 12 empresas, distribuídas em diversas cidades brasileiras e conta com 2.100 funcionários.
A Fertipar tem capacidade de produzir mais de 6 milhões de toneladas de fertilizantes por ano, tornando-se uma das principais empresas de fertilizantes do Brasil e do mundo. Feldmann continua como presidente da empresa.
(Fonte: Suno / Amanhã)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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