O empreendedor mineiro Rodrigo Veloso, nascido em 1979, conseguiu entrar na onda americana pelo consumo saudável: passou a fazer sucesso com a venda de água-de-coco no exterior, basicamente nos Estados Unidos. Sua empresa, a One Natural Experience (ONE), fundada em meados de 2006, desbravou uma área praticamente virgem lá fora.
Segundo Veloso, a ideia surgiu durante um curso de pós -graduação em empreendedorismo que fez em 2005 na Fundação Getúlio Vargas, de São Paulo. O professor pediu para que montassem p plano de negócios de uma empresa exportadora de produtos brasileiros. Junto com um colega, o americano Eric Loudon, que participava de um programa de intercâmbio no país, Veloso criou a ONE.
Logo que terminaram o curso, eles estavam dete4rminados a tirar o projeto do papel. A dupla se inscreveu num concurso internacional, ligado à Universidade do Texas, que oferecia um prêmio de US$ 100 mil par o melhor plano de negócios. Na etapa latino-americana, conquistou o primeiro lugar. Os conttos feitos com investidores durante o processo lhes renderam um aporte de capital na empresa. Para completar o investimento, Veloso diz que aplicou todas as suas economias no projeto e recebeu o apoio financeiro de parentes e amigos.
Produzida pela brasileira Amacoco, maior fabricante de água-de-coco do Brasil, a ONE já vai embalada par o exterior. Além dos Estados Unidos, onde é vendido em grandes redes de supermercdos, como a Kroger, a terceira do país, e a Whole Foods, líder de vendas em produtos naturais, o produto também está à venda na Suécia - onde Veloso fez o curso de Economia.
A ideia, em setembro de 2007, era ampliar as vendas, inicialmente concentradas na região da Califórnia, para todo o país. Para fazer a divulgação, ele diz que coordena pessoalmente as degustações nos pontos-de-venda. Procura explicar as propriedades hidratantes da bebida para os clientes. Segundo ele, a estratégia é concorrer com os isotônicos, como o Gatorade, cujas vendas atingem bilhões de dólares por ano.
(Fonte: revista Época - 03.09.2007)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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