Criada em 1999, em Joinville, Santa Catarina, a Neogrid é especializada no desenvolvimento de
softwares para gestão de suprimentos e estoques entre indústria, distribuidores e varejo (supply chain).
O objetivo do negócio é combinar a redução dos estoques na cadeia de suprimentos e aumentar a disponibilidade dos produtos nas prateleiras.
Seu fundador, o paulista Miguel Abuhab, nascido em 1945, é um dos pioneiros do segmento de
tecnologia no Brasil.
Antes da Neogrid, Miguel Abuhab tinha criado outra companhia de tecnologia – a Datasul. Fundada em 1978, a empresa chegou a ser a maior companhia de software ERP no Brasil e foi negociada em bolsa até ser incorporada pela Totvs, em 2008.
Abuhab continuava participando de reuniões na Datasul, porém, a maior parte de seu tempo passou a dedicar à Neogrid.
A Neogrid adquiriu a Xplan Business Solutions em 2006, e a Mercador (do Grupo Telefónica) em 2007, ambas do mesmo setor. O grupo das três empresas de Abuhab, juntas, considerando dados do inicio de 2008, atuavam em mais de 24 países, possuíam 400 funcionários e atendiam 600 clientes.
Ao longo dos últimos anos, a companhia comprou 14 empresas que atuam em áreas complementares ao seu negócio. A Neogrid atende a 150 redes de varejo, 45 mil lojas, mais de 37 mil indústrias, 1,8 milhões de produtos monitorados, além de atender outros 7 mil clientes espalhados pelo mundo
O IPO da Neogrid na bolsa brasileira ocorreu em dezembro de 2020. Miguel e a família são
donos do Zaphira Fundo, que detém 50,36% das ações da Neogrid.
Em 1º de outubro de 2021, a Neogrid adquiriu, por R$ 38,4 milhões, a Lett Serviços de Informação, que usa ferramentas de inteligência de dados em tempo real para e-commerce.
(Fonte: revista Exame - 21.11.2007 / revista IstoÉDinheiro - 21.01.2008 / Forbes Brasil - 27.08.2021 / Valor - 01.10.2021 / GuiaInvest - 11.10.2021 - partes).
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário