Empresa de carnes finas controlada pela empresa brasileira ARG Group, a Carapreta tem três fazendas no norte de Minas Gerais.
Com foco no segmento de construção pesada, a ARG foi fundada em Minas Gerais em 1978 pelos irmãos José, Rodolfo e Adolfo Géo. Em 2017, com o início do plano de expansão, que será concluído em 2023, a família já possuía duas fazendas (Jequiti e Santa Mônica) com pecuária tradicional há décadas, mas viu a chance de melhorar e transformar a atividade em um negócio realmente lucrativo.
A Fazenda Santa Mônica, em São João da Ponte, possui rebanhos de gado, agricultura e geração de energia; em Santa Terezinha, no mesmo município, há abatedouros, ovinos, agricultura, pesca, geração de energia solar e biodigestores; e a terceira fazenda, incorporada na expansão e localizada em Jequitaí, tem agricultura e pecuária de corte.
Na pecuária, a Carapreta reúne um total de 70 mil cabeças de gado e, para competir no mercado de cortes premium de Angus, investiu em mapeamento genético e fechou parceria com a Alta Genetics. Na criação de ovelhas, tem 30.000 cabeças – que seria a maior da América Latina. Depois veio a profissionalização, ampliação da produção, diversificação, investimentos em genética e marketing e, claro, toda uma nova estratégia de vendas para ampliar a comercialização dos cortes de carne Carapreta no varejo, food service e no exterior. A empresa é comandada pelo CEO Vitoriano Dornas.
Com faturamento em torno de R$ 400 milhões em 2021, a empresa produziu 8,5 mil toneladas de carne bovina. A oferta de carne ovina, girou em torno de 1,2 mil toneladas. Na a área de pescado, a produção foi de aproximadamente 3.000 toneladas. A empresa, que possui 1.400 funcionários e está
hoje presente no segmento de carne bovina, ovina e pescada, além de operações agrícolas.
(Fonte: jornal Valor - 28.03.2022)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário