6 de dez. de 2022

Astra / Japi

           A fabricante de assentos sanitários, banheiras e utilidades domésticas Astra, foi fundada pelo avô 
da atual CEO do grupo, Ana Oliva.
          A Astra é a primeira empresa do grupo, que foi fundado em 1957. Uma das principais empresas do grupo é a Japi, com fábrica em Jundiaí, fabricante de louças sanitárias e acessórios para jardinagem. A Japi foi criada em 1992 e começou como importadora dos produtos que fabrica hoje. O nome Japi foi dado em homenagem à Serra do Japi, localizada nas cercanias de Jundiaí. O grupo tem também uma 
construtora e uma empresa de serviços financeiros.
          Em fins de 2022, a Japi prepara-se para inaugurar sua primeira unidade no exterior, na República Dominicana. A fábrica está prevista para começar a operar em março de 2023, disse Ana Oliva, diretora da Japi e presidente da Astra.
          Primeira unidade no exterior, a fábrica está prevista para começar a operar em março de 2023 para facilitar a logística de exportação para Américas, Europa e África; produção prevista é de 40 toneladas por mês O investimento inicial para a unidade caribenha é de US$ 5 milhões, e a meta é
ampliar a base de países atendidos pelas exportações do Japi, que hoje somam 35 nações.
          Como explica a senhora Oliva, um dos produtos mais vendidos pela Japi para outros países é a linha de vasos de jardim de plástico que imitam a cerâmica. “Eles são extremamente leves. Temos vasos inteligentes para jardins verticais e também vasos assinados por designers”, disse. A produção dominicana será voltada para artigos de jardinagem.
          A planta dominicana também ajudará a expandir a produção nacional, liberando espaço na planta de Jundiaí. Atualmente, a empresa ocupa uma área fabril de 20 mil metros quadrados na cidade localizada a 50 quilômetros de São Paulo. A Astra também tem uma unidade fabril em Pernambuco.
          Juntas, as receitas do Astra e do Japi devem chegar a R$ 1 bilhão em 2022, o mesmo valor do ano de 2021.
          Os produtos da Astra e da Japi são voltados principalmente para o segmento econômico, embora ambas as empresas também tenham linhas premium. “Estamos trabalhando para diversificar o mix de produtos, com uma linha assinada por arquitetos, e itens de design, mas é uma parcela menor dos produtos. Nosso forte é o público de baixa renda”, afirmou Ana Oliva.
(Fonte: jornal Valor - 05.12.2022)

Nenhum comentário:

Postar um comentário