A máquina de costura vestiu os exércitos da Guerra Civil dos Estados Unidos em tempo recorde.
Mas em 1830, quando o alfaiate francês Barthélemy Thimonnier patenteou a primeiro máquina, poucos de seus colegas previram quaisquer benefícios. Em vez disso, eles temiam que se tornassem obsoletos: esse novo dispositivo fazia 200 pontos por minuto, enquanto um homem fazia apenas 30.
Em 1841, eles saquearam a loja de Thimonnier em Paris. O crédito pela automação da indústria de vestuário iria, em vez disso, para o filho de um imigrante alemão na América, Isaac Merritt Singer,
que em 1851 aprimorou um projeto anterior de Elias Howe.
Então, em 1856, Singer tornou as máquinas de costura acessíveis, oferecendo o primeiro plano de layaway. Com cinco dólares de entrada, era possível levar para casa uma máquina de US$ 125 e pagar o restante em parcelas mensais com juros.
A "costureira de ferro" também deu origem a roupas prontas. Uma mulher poderia andar pela Fifth Avenue em Manhattan e - horrores! - esbarrar em alguém vestindo uma roupa idêntica. Mas mesmo que o prêt-à-porter libertasse aqueles com poder aquisitivo, ele escravizava mulheres e crianças imigrantes em fábricas clandestinas. Apesar da formação, em 1900, do Sindicato Internacional dos Trabalhadores de Vestuário Feminino, roupas hoje estão disponíveis graças não apenas a Singer, mas também a pessoas em todo o mundo que operam suas máquinas por pouco dinheiro.
Em 1911, as máquinas Singer já estavam por toda parte, incluindo salas de aula de costura no Japão.
A título de curiosidade, 1.433.954.000 blusas femininas foram fabricadas para venda nos Estados Unidos em 1996.
(Fonte: The Life Millennium - Life Books - Time Inc. - 1998)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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