5 de set. de 2023

100% Amazônia

          A 100% Amazônia foi criada em 2010 com foco em dar escala global aos produtos extraídos do
bioma. A empresária Fernanda Stefani é uma de suas criadoras.
          Para articular a compra dos insumos da produção familiar, a 100% Amazônia criou um programa específico para integrar os produtores no processo e promover mudanças nas comunidades onde estão localizados os recursos naturais. O programa Aryiamuru realiza visitas nas comunidades e desenha com os fornecedores a construção de planos de negócios comunitários.
          A companhia trabalha no processamento de mais de 50 produtos da região para exportação. A principal fonte de matéria-prima da empresa são pequenos produtores de quase 600 famílias. Entre os produtos vendidos estão óleos, manteigas e grãos de diversos itens da floresta, como açaí, copaíba, cupuaçu, entre outros, que são comercializados em 65 países.
          “O mercado do açaí é um mercado que tradicionalmente existia, mas a escala (do produto) foi criada muito rápido. O açaí começou a ter uma demanda muito forte nos EUA a partir de 2006, após uma matéria da (apresentadora) Oprah Winfrey sobre as superfrutas e, de repente, milhões de lares ouviram que o açaí era uma das superfrutas. As indústrias tiveram uma remexida enorme”, afirma Fernanda Stefani,
          A empresa é uma das companhias participantes do Plano Estadual de Bioeconomia do Pará, o primeiro do Brasil criado para desenvolver um modelo econômico pautado na sustentabilidade da exploração dos recursos da floresta. A empresa já vende o açaí orgânico com um processo de rastreabilidade. Isso significa que os consumidores poderão saber sobre toda a cadeia de produção do açaí, desde a colheita e onde ela ocorre até o processamento na Fábrica da Floresta, recém-construída pela 100% Amazônia.
(Fonte: Estadão - 05.09.2023)

Nenhum comentário:

Postar um comentário