A empresa suíça Lombard Odier se posiciona como uma boutique independente de gestão de
patrimônio, sem vínculos com corretores ou bancos.
A Lombard Odier abriu caminho para a abertura de um escritório no Brasil no final de 2021, quando as taxas de juro atingiram um mínimo histórico de 2% ao ano sob os efeitos da pandemia. Houve um fluxo crescente para classes alternativas em diferentes moedas e geografias.
A gestora pretende tornar o Brasil um mercado relevante. Numa primeira fase, isso significa
atingir pelo menos 1% a 2% do volume que tem sob a sua alçada no âmbito global.
"A Lombard tem interesse estratégico no Brasil, o principal mercado para nós na América Latina”, disse Marc Braendlin, chefe do grupo para a América Latina. “Queremos crescer e continuar fortes com uma equipe local. Respeitamos os nossos concorrentes, mas não temos medo porque pensamos que a Lombard tem uma oferta boa e interessante.”
A Lombard Odier contratou Rogério Zanin, ex-banqueiro do Julius Baer, no início de 2023 para chefiar sua unidade local. O Sr. Zanin veio originalmente da GPS (que se fundiu com a Reliance quando a empresa rival suíça adquiriu ambas as empresas) e tornou-se líder do Julius Baer Family Office no Brasil como parte de seu comitê executivo. Juliana Lage, como chefe de operações, também veio de Julius Baer.
A escassez de eventos de liquidez que tradicionalmente engordam a fortuna das famílias, como ofertas secundárias de ações ou fusões e aquisições de empresas, não enfraquece o plano da Lombard para operações locais, acrescentou Zanin. “Quando se trata de investimentos internacionais, há um grande caminho a explorar porque muitas famílias não têm sequer exposição fora do Brasil, então nesse campo a concorrência é menor.”
A empresa contratou seis executivos comerciais seniores e pretende contratar outros quatro até o final de 2023. A companhia vê como positivo que grandes concorrentes passem a oferecer investimentos internacionais, pois isso ajuda a desmistificar a diversificação de moedas e mercados
independentemente da faixa de riqueza.
Considerando dados de meados de setembro de 2023, a Lombard Odier administra o equivalente a US$ 300 bilhões em ativos de milionários.
(Fonte: jornal Valor - 19.09.2023)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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