A empresa começou em 1962 como Thrif D Discount Center em Scranton, Pensilvânia. A rede
mudou seu nome para Rite Aid em 1968 e tornou-se uma empresa de capital aberto naquele ano.
Seu fundador e executivo-chefe, Alex Grass, ajudou a expandir a empresa e suas lojas rapidamente ao longo da década seguinte, expandindo-se para o oeste até Michigan, Ohio e ao longo da Costa do Golfo e da Costa Oeste. Por um tempo, a Rite Aid foi a maior rede de drogarias do país e a maior da cidade de Nova York.
No final da década de 1990 e início de 2000, a Rite Aid estava envolvida em um caso de fraude contábil e de valores mobiliários. Ex-executivos da Rite Aid – incluindo Martin Grass, filho do fundador da Rite Aid e ex-presidente-executivo – foram indiciados como parte de uma fraude contábil e de valores mobiliários que, segundo os reguladores, levou a uma reapresentação de lucros de US$ 1,6 bilhão, a maior de todos os tempos na época. A empresa foi forçada a reapresentar seus lucros em 2000.
A Rite Aid encolheu significativamente a sua base de lojas após uma fusão fracassada com a Walgreens em 2017. A Comissão Federal de Comércio tinha preocupações antitruste sobre a fusão de duas das maiores cadeias de drogarias do país. Quando a fusão fracassou, a Rite Aid concordou em vender à Walgreens mais de 2.000 lojas – cerca de 48% – juntamente com três centros de distribuição por 5,18 mil milhões de dólares. Na altura, a Rite Aid disse que ficaria com as suas localizações com melhor desempenho, e John Standley, que era o executivo-chefe, disse que a venda desses ativos era
uma “transformação estratégica importante” para a empresa.
A Rite Aid tentou se fundir com a rede de supermercados Albertsons, mas o negócio foi cancelado em 2018 depois de perder o apoio dos acionistas da Rite Aid.
Durante a pandemia, a Rite Aid inicialmente se beneficiou de um boom de vendas, à medida que as pessoas estocavam desinfetantes para as mãos e produtos de limpeza e beleza. Acelerou as ofertas tecnológicas, abriu lojas de formato menor destinadas a atender às necessidades das farmácias e disse que estava se concentrando em conquistar mais clientes da geração Y e da Geração X. A Rite Aid viu
seus lucros aumentarem e as perdas diminuírem.
Mas à medida que a pandemia avançava, os clientes começaram a consolidar as suas idas às drogarias, cortando as oportunidades da Rite Aid para captar compras por impulso. Os protocolos de distanciamento social levaram a uma temporada de gripes e resfriados menos severa durante o primeiro inverno da pandemia, resultando em uma grande queda nos negócios de tosse, resfriado e gripe da empresa.
“Simplesmente não percebíamos o quão evaporado esse negócio realmente seria”, disse Heyward Donigan, executivo-chefe da Rite Aid na época, em entrevista à CNBC em 2021.
A Rite Aid tem lutado nos últimos anos para competir com concorrentes maiores, como CVS e Walgreens Boots Alliance, bem como com a Amazon. A deterioração das vendas deixou a empresa com menos dinheiro para investir nos seus negócios e com mais dificuldade em pagar a sua dívida. Em junho, de acordo com os registros da empresa, ela tinha dívidas de US$ 3,3 bilhões, sem contar o
litígiopendente sobre opioides.
Essa série de problemas criou “uma espécie de tempestade perfeita”. A Rite Aid fechou várias lojas nos últimos meses e está se preparando para fechar mais centenas. O encolhimento da empresa
tornou ainda mais difícil competir.
No domingo, 15 de outubro de 2023, a Rite Aid, ainda como uma das maiores cadeias de farmácias dos Estados Unidos, pediu falência, sobrecarregada por dívidas de bilhões de dólares, queda nas vendas e mais de mil ações judiciais federais, estaduais e locais alegando que ela preencheu milhares de receitas ilegais para analgésicos.
A empresa entrou com pedido de proteção contra falência, Capítulo 11, em Nova Jersey. Os seus maiores credores incluem a empresa farmacêutica McKesson Corporation e a seguradora Humana Health. A farmácia arrecadou 3,45 bilhões de dólares para financiar as suas operações enquanto está em situação de falência, período durante o qual espera continuar a operar as suas lojas e a servir os seus
clientes.
A empresa também nomeou um novo presidente-executivo, Jeffrey Stein, para liderar a sua reestruturação. Stein é o fundador da Stein Advisors, uma empresa de consultoria financeira que se concentra na solução de empresas em dificuldades. Elizabeth Burr atuava como executiva-chefe temporária da Rite Aid desde janeiro.
A Rite Aid disse, no dia da solicitação de falência, que estava trabalhando em um acordo potencial para vender a Elixir, a gestora de benefícios farmacêuticos que comprou por US$ 2 bilhões
em 2015, para a MedImpact. Qualquer acordo estaria sujeito à aprovação de um juiz de falências.
A Elixir tem sido um desafio para a Rite Aid, porque a sua menor escala colocou-a em desvantagem na negociação de contratos maiores que poderiam gerar mais dinheiro. CVS Caremark, Express Scripts da Cigna e OptumRx do UnitedHealth Group são os três maiores gestores de benefícios farmacêuticos, processando cerca de 80% de todos os pedidos de prescrição nos Estados Unidos.
O pedido de falência representa uma queda dramática para aquela que já foi a maior rede de drogarias dos Estados Unidos. Em 1998, o valor de mercado da Rite Aid era de quase 13 bilhões de
dólares. Fechou na sexta-feira com um valor de mercado inferior a US$ 40 milhões.
Elizabeth Burr, a atual executiva-chefe da Rite Aid, assumiu o cargo depois que Donigan saiu abruptamente em janeiro, após quatro anos no cargo.
Considerando números de meados de 2023 a Rite Aid tem mais de 45 mil funcionários. Nos últimos anos, a Rite Aid tem fechado lojas para acompanhar o declínio das vendas. Agora tem cerca de 2.000 locais em 17 estados. Já a Farmácia CVS tem mais de 9.500 lojas e a Walgreens cerca de 8.700.(Fonte: TY Times - 15.10.2023)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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