12 de jan. de 2024

Chaika

          A loja da Rua Visconde de Pirajá, 321, da lanchonete Chaika foi inaugurada nos anos 1970, com um grande salão refrigerado em estilo modernista com muitas cores e efeitos de luz.
          A Chaika se transformou numa das lanchonetes mais marcantes na história da gastronomia de Ipanema, Zona Sul do Rio de Janeiro.
          O cardápio era puro encanto. Impossível não lembrar dos profiteroles, frapê de coco, banana split e o sorvete batido com Coca-Cola, waffle com manteiga e mel, bolo de sorvete, Beirute Chaika, e claro, o sofisticado café da manhã que chegava a ter fila na porta.
          Quem não se lembra dos milk shakes e sundaes enfeitados por guarda-chuvas de papel colorido, a variedade de sorvetes e tortas, além dos mais de 50 sabores de sanduíches? No cardápio de sorvetes, um dos mais imponentes (e respeitados) tinha um nome sugestivo: "Aguenta Coração".
          Quem pedia o sorvete Cerejinha já podia até imaginar que o sorvete era portentoso, mas, para os marinheiros de primeira viagem, não tinha como não ficar estupefato e boquiaberto. Sobre uma verdadeira montanha (não é força de expressão) de sorvete, vinha, lá no topo, uma cerejinha.
          O início do fim da Chaika foi um incêndio que destruiu parte das instalações justamente da loja de Ipanema em 2012. Mas é sabido também que houve briga familiar que acabou dificultando a gestão do negócio.
          No mesmo ano de 2012, a Chaika de Ipanema fechava suas portas. Além da loja de Ipanema fechou também a do shopping RioSul.
          Quem sabe um dia os donos não fazem as pazes e brindam a cidade com um repeteco do Chaika?
(Fonte:: www.bafafa.com.br - parte)

Nenhum comentário:

Postar um comentário