A empresa de private equity AIP - American Industrial Partners é sócia de 45 empresas de diversos setores, principalmente nos EUA e Canadá. Entre seus parceiros estão grandes fundos de
pensão e investidores institucionais.
Em 25 de julho de 2024 a AIP adquire a divisão de Grãos e Proteínas da AGCO em negócio de US$ 700 milhões. Esta divisão, que gerou US$ 1 bilhão em receita globalmente no ano passado, inclui a GSI e as marcas AP, Cimbra e Tecno (sistemas de automação), Cumberland, C-Lines e Agromarau
(dedicada a soluções para aves e suínos).
Esta divisão, que gerou US$ 1 bilhão em receita globalmente no ano passado, inclui a GSI e as marcas AP, Cimbra e Tecno (sistemas de automação), Cumberland, C-Lines e Agromarau (dedicada a soluções para aves e suínos). A GSI foi adquirida pela AGCO em 2011 por US$ 940 milhões.
Com um novo proprietário, a GSI está pronta para fazer ondas no mercado de sistemas de armazenamento e pós-colheita no Brasil e em outros países da América do Sul. A meta é dobrar de tamanho em cinco anos, com base na receita de 2023 na região de quase US$ 200 milhões.
Ricardo Marozzin, que completou recentemente 25 anos na AGCO, continuará liderando a GSI, encarregado de fazer a empresa crescer e gerar retorno para os acionistas. “Desde 2003, a AIP se interessou pela GSI por seu desejo de entrar no agronegócio. É um fundo com larga experiência no setor industrial, administrando US$ 16 bilhões em ativos”, disse o executivo ao Valor.
A antiga divisão da AGCO oferece desde a construção de alojamentos para animais até sistemas autônomos para distribuição de aves e ração, controles eletrônicos e supervisão remota de operações.
Na área de silos para armazenagem de grãos, a GSI não conseguiu replicar seu domínio internacional no Brasil e está perdendo espaço para a Kepler Weber. “Estamos alcançando e nos aproximando da Kepler, que é uma empresa centenária e líder no mercado nacional. Há alguns anos, éramos o quinto player no setor de armazenagem no país e agora somos o segundo”, afirmou Marozzin.
Assim como a líder do segmento, a GSI aposta na inteligência artificial para automatizar silos e processos para produtores. “Podemos, por exemplo, exportar tecnologia para as operações da empresa na África porque a região tem muitas similaridades com a América do Sul”, disse. Na região, além do Brasil, ele vê mercados promissores na Colômbia, Peru e Paraguai.
O acordo entre AGCO e AIP envolve 14 fábricas no mundo, incluindo duas no Rio Grande do Sul. A AGCO manteve uma divisão de armazenagem na China. Esta venda é parte da mudança estratégica da AGCO para focar em seu negócio principal.
(Fonte: Valor - 31.07.2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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