O norte-americano Jim Davis
é um raro destaque no disputadíssimo mercado de tiras em
quadrinhos para jornais. Em junho de 1978, sua tira Garfield
estreou em 41 jornais dos Estados Unidos, o que já é um feito. Permanecer neles foi outro.
O mais impressionante talvez tenha ocorrido em 2002, quando a tira entrou para o Guinness Book, o livro dos recordes, como a publicada simultaneamente em mais jornais do mundo. E hoje (2024), 22 anos depois, ainda está lá: são aproximadamente 2,1 mil diários de 80 países, atingindo um
público estimado em 200 milhões de leitores/dia – praticamente a população do Brasil.
E qual é o segredo de Jim Davis? Difícil dizer. As histórias giram em torno de três personagens: um gato (o personagem-título, guloso e preguiçoso), um cachorro (Odie, ingênuo e não muito inteligente) e um humano (o inocente e otimista Jon). Há eventuais participações de coadjuvantes, dos
quais poucos retornam às histórias.
A animação Garfield – Fora de Casa, que estreou em 1.º de maio de 2024, explora justamente a chegada de um personagem de fora interferindo na rotina bem estabelecida do trio. No filme, dirigido por Mark Dindal, Garfield (cuja voz original é dublada por Chris Pratt, uma das estrelas dos filmes de super-heróis da Marvel no papel de Peter Quill, o líder dos Guardiões da Galáxia) é surpreendido pela chegada de ninguém menos do que Vic, seu pai biológico (Samuel L. Jackson, de vários sucessos –
inclusive o Nick Fury, também da Marvel).
O pai de Garfield até já foi citado em histórias antes, e chegou a aparecer em produtos de merchandising com o pelo cinza, óculos e o mesmo tamanho do filho, mas esta versão que Samuel L. Jackson dubla, que parece uma versão ampliada do Garfield, é um personagem criado especialmente para o filme. As tiras de quadrinhos até recorrem a personagens além do trio principal – especialmente os também gatos Arlene e Normal –, mas a maioria das tramas foca apenas em Jon, Garfield e Odie. E isso, claro, é dificílimo. Criar, por mais de quatro décadas, tiras diárias engraçadas é um trabalho hercúleo. Mas Jim Davis encontrou um caminho próprio. Diferentemente de outros grandes nomes do setor, ele segue o caminho do humor pelo humor. Se Charles M. Schulz (Snoopy) alternava humor com lirismo, Garry Trudeau (Doonesbury) criava críticas sociais contundentes e hilárias e Bill Watterson (Calvin e Haroldo) dosava graça com um olhar profundo e severo sobre o cotidiano, Garfield quer fazer rir. E isso não é pouco.
A risada em cima do humor físico (trombadas, escorregões), as tiradas sarcásticas (especialmente por causa do folclórico mau humor do Garfield às segundas) e cenas por vezes surreais, como uma festinha de Natal organizada pelo gato à revelia de Jon, na qual, dias depois, ainda é possível encontrar renas pela casa. Davis pode mudar a ferramenta de um dia para o outro, mas o objetivo é sempre o mesmo: fazer rir. E aí entra o fator “talento”. Jim Davis é ótimo em fazer humor. Suas histórias são curtas, sucintas, diretas. Seus desenhos, claros e limpos, passam as mensagens de maneira direta, não importa qual seja a ação: um escorregão, um encontro de família, um Papai Noel entalado. Há uma clareza tanto no enredo quanto nas ilustrações o que permite que a história – e, sobretudo, a piada – esteja ao alcance de qualquer leitor, não importando a idade. Ou seja, ele é divertido! Tudo o que Garfield faz na vida, de boa vontade, é comer e dormir. Todo o resto ele realiza de má vontade, e apenas por falta de opção – se tivesse alguma, certamente estaria se empanturrando ou tirando uma soneca. Um olhar crítico (e mal-humorado) diria que são dois defeitos – a gula e a preguiça. Seu criador, Jim Davis, não nega que sejam defeitos, mas me disse certa vez que talvez sejam características que até ajudem a explicar seu sucesso. “Acredito que as pessoas gostem do Garfield porque ele faz com que elas se sintam menos culpadas. Fomos criados para nos sentirmos culpados quando fazemos coisas de que gostamos. Veja só, há toda essa pressão para consumir alimentos pouco calóricos, fazer exercício, etc...
Garfield defende o nosso direito à gula”, diz ele.
O longa Garfield – O Filme, de 2004, começa com Garfield cheio de ciúmes por ter de dividir a atenção de Jon com Odie, dando um jeito de expulsá-lo de casa. O plano dá certo, mas, quando ele se dá conta de que o cão atrapalhado parece ter se perdido, ele resolve partir em uma aventura para encontrá-lo. Na versão original, o gato é dublado por Bill Murray. Disponível no Disney+ l Garfield – 2 Na sequência, também com a participação de Murray e lançada dois anos depois do primeiro filme, Garfield viaja para Londres, onde conhece o seu gêmeo, Prince, um gato aristocrata que herdou um castelo fabuloso. Os dois, então, resolvem trocar de lugar, desagradando ao vilão da história, o Lorde Dargis. Disponível no Disney+ A produção de Garfield – Fora de Casa marca o retorno do personagem ao cinema após uma série de filmes criados diretamente para a televisão, como Garfield Gets Real, Garfield’s Fun Fest e Garfield’s Pet Force. O longa foi anunciado em 2016, mas apenas em 2021 começou de fato a ser produzido, com a chegada de Chris Pratt ao elenco, substituindo Bill Murray como intérprete da voz do personagem. Segundo a Variety, houve ainda dúvidas sobre o lançamento nos cinemas ou diretamente no streaming. Há conversas para que Garfield – Fora de Casa entre, ainda sem data definida, para o catálogo da Netflix. Tanto Garfield – O Filme quanto Garfield 2 receberam críticas em geral negativas, apesar de terem feito boas bilheterias nos cinemas.
No Brasil, os livros com as tiras originais de Jim Davis foram publicados pela editora LP&M, em dez volumes individuais, como Pausa para o Almoço, O Rei da Preguiça, Um Charme de Gato, Toneladas de Diversão, Um Gato de Peso, Garfield Está de Dieta, Garfield Numa Boa e Garfield sem Apetite. Há também uma caixa especial com cinco volumes, que reúne as principais histórias do personagem e sua trupe. De acordo com a empresa de Jim Davis, os livros de Garfield já venderam mais de 150 milhões de cópias em todo o mundo.
(Fonte: Estadão - 01.05.2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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