6 de nov. de 2024

Hospital Santa Catarina / Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC)

          Em 1900, para se adequarem à legislação brasileira, expandirem a missão no país e organizarem suas atividades, as Irmãs de Santa Catarina da Província de Petrópolis fundaram uma entidade civil com o nome de Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC), com sede em São Paulo. Esta entidade concentra as atividades em Instituições de Saúde, Educação, Assistência Social, e forma uma rede a 
serviço da vida.
          Em 1967, recebeu a sua primeira Certificação de Entidade Beneficente de Assistência Social (CEBAS) – anteriormente chamado de certificado de filantropia.
          As Casas da ACSC eram dirigidas inicialmente pelas próprias Irmãs que, gradualmente, foram delegando responsabilidades a profissionais dentro das premissas da Governança Corporativa.
          Em novembro de 2020, depois de 120 anos presente no Brasil, a ACSC revitalizou sua marca, sua identidade, seu selo, seu ícone... E neste novo símbolo, com as mãos em serviço, forma uma rede entrelaçada de cuidados, carinho, amor e fraternidade cristã, nos caminhos traçados por Regina Protmann e abençoados por Catarina de Alexandria – a Rede Santa Catarina.
          A Associação Congregação de Santa Catarina (ACSC) é responsável pela administração de 17 entidades com atuação social, em saúde e educação, que formam a Rede Santa Catarina. 
          A entidade filantrópica impacta na cadeia de valor produtivo do país, com 17 Casas presentes em seis Estados brasileiros e com atuação social em duas frentes de negócio - Saúde e Educação - de 
acordo com a Constituição Federal do Brasil de 1988.
          Com um modelo de gestão em que o superávit gerado é aplicado em nossas obras a fim de executar dignamente nossas atividades, a Instituição acolhe e cuida do ser humano em todo o ciclo da vida. Ao todo são cerca de 10,7 mil colaboradores distribuídos em diversas instituições de saúde, mantendo inúmeros estabelecimentos de ensino e acolhendo crianças, adultos e idosos em espaços assistenciais, com atendimento humanizado e serviços de qualidade para milhares de pessoas em seis Estados brasileiros (Espírito Santo, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo).
          A ACSC também é qualificada em diversos Estados e municípios como Organização Social de Saúde – OSS.​
          Na área da Saúde, a Rede Santa Catarina está presente em quatro estados do Brasil e é formada por oito hospitais de média e alta complexidade e uma Instituição de Longa Permanência para Idosos. Em 2023, as unidades de Saúde da Rede Santa Catarina realizaram aproximadamente 119,9 mil internações hospitalares, com um total de 473,4 mil pacientes-dia; mais de 5,9 milhões de atendimentos ambulatoriais (entre consultas especializadas, exames laboratoriais, diagnóstico por imagem, tratamentos clínicos e oncológicos e procedimentos cirúrgicos de urgência/emergência e eletivos); e destinou 61,37% dos atendimentos ao Sistema Único de Saúde (SUS).
          Na área de Educação, a Rede Santa Catarina está presente em cinco estados do Brasil e é formada por sete Instituições de Ensino, atuando nas etapas da Educação Infantil (Creche e Pré-escola), Ensino Fundamental, Ensino Fundamental e Ensino Médio, além de uma Instituição Social. Em 2023, os Colégios da Rede Santa Catarina ofereceram ensino de qualidade a 4.562 alunos, beneficiando 659 estudantes com bolsas integrais assistenciais. ​
          Com atuação social nos âmbitos da Saúde e Educação, a Rede Santa Catarina promove projetos sociais tipificados e inscritos no Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), Conselho Municipal de Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA) e Conselho Municipal do Idoso (CMI).
          Em 2023, foram registrados 5.408 atendimentos a pessoas em vulnerabilidade e risco social nos projetos sociais tipificados.​
(Fonte: site da empresa, que se utilizou das seguintes fontes: Equipes Gerenciais da Rede Santa Catarina, DATASUS, MEC e MDS.).

Nenhum comentário:

Postar um comentário