6 de out. de 2011

Cerveja Colorado

          A cervejaria Colorado foi fundada em 1995 por Marcelo Carneiro e o amigo Cesario Mello Franco, o criador da Xingu, na cidade de Ribeirão Preto, interior de São Paulo. Carneiro é formado em direito, foi dono de uma editora e trabalhou na empresa farmacêutica da família antes de abrir um brew pub - bar que fabrica a própria cerveja. É carioca e, para passar as férias, ia de vez em quando para Ribeirão onde seu pai tinha terra.
          Em 1995, esse negócio era raro no Brasil, mas já estava fervilhando nos Estados Unidos, mercado que serviu de inspiração para a dupla. Quando Marcelo Carneiro escolhia o nome da cervejaria, Califórnia era a alternativa mais em evidência, justamente para homenagear a "Califórnia" brasileira, Ribeirão Preto. Por estar no centro de uma das regiões mais prósperas do estado de São Paulo, a cidade ganhou a fama de ser a Califórnia brasileira - uma alusão ao estado americano da Califórnia. Mas, ao mesmo tempo, o fundador se deu conta que esse nome já estava um pouco "batido" em Ribeirão Preto. Escolheu então Colorado, outro estado americano, mas não sem levar junto o urso da bandeira californiana para o símbolo da cerveja.
          Se na Califórnia há praias exuberantes, no Colorado, mais no centro do país, a geografia é marcada pela presença de várias das montanhas mais altas da cadeia montanhosa chamada Montanhas Rochosas, incluindo Aspen, que propicia a prática de esqui.
          A cerveja Colorado Ribeirão Lager é produzida e envasilhada pela Cervejaria ZX S.A., no bairro São Francisco, em Belo Horizonte, a capital mineira.
(Fonte: jornal Estadão PME 25.09.2014 / blog Lupilinas - 27.03.2015 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário