31 de out. de 2011

Altria (antiga Philip Morris)

          As raízes da empresa Altria remontam a 1847, quando a Philip Morris abriu uma tabacaria em Londres. Sete anos depois, a produção de seus próprios cigarros começou.
          Em 1919, a sede da empresa mudou-se de Londres para Richmond, no estado americano da Virginia. O quartel general situa-se em Nova York.
          Nos anos 1970, o grande avanço veio com uma campanha publicitária bem-sucedida. O Marlboro Cowboy foi lançado como um símbolo de liberdade e independência.
          O Altria Group Inc. é um dos principais produtores mundiais de tabaco e cerveja. O grupo inclui as subsidiárias Philip Morris, E.U.A. Smokeless Tobacco Company, John Middleton, Ste. Michelle Wine Estates e Philip Morris Capital Corp., oferecendo uma ampla gama de serviços de estímulo, leasing e financiamento em todo o mundo. Entre eles estão marcas bem conhecidas como Marlboro, L & M, Parlamento, Copenhaguen, Miller (cerveja) ou Foster's.
          Em 1988, a Philip Morris comprou a Kraft Foods por 12,9 bilhões de dólares. Como em 1985, a Philip Morris tinha adquirido a General Foods, esta última torna-se, em 1989, uma divisão da Kraft Foods que passa a se chamar Kraft General Foods. Um ano depois, a General Foods foi totalmente dissolvida dentro das divisões da Kraft.
          Em 1994, então há um bom tempo sob o fogo cerrado dos antitabagistas americanos, a Philip Morris passou a enfrentar problemas dentro de seu próprio campo. A direção já decidira que não iria mais separar a companhia em duas unidades independentes - uma para as operações com fumo e outra para o ramo alimentício. A decisão desagradou parte dos acionistas. O fervor antifumo que tomou conta dos Estados Unidos vinha jogando para baixo o valor das ações da empresa.
          Em meados de 1994, o executivo Geoffrey Bible, fumante inveterado, assume o lugar de Michael Miles, que comandara a empresa nos anos anteriores e nunca colocou um cigarro na boca. Miles caiu em meio a uma revolta dos grandes acionistas da empresa com o preço das ações, hostilizado pelo conselho de administração e pelos próprios funcionários. É que na Philip Morris boa parte da remuneração dos executivos vem da opção de compra de ações, numa proporção muito maior que em outras grandes companhias. Se os papéis da empresa se desvalorizam, o patrimônio dos executivos encolhe automaticamente.
          Bible entrou disposto a bater de frente com os antitabagistas. E diz que o problema da divisão da companhia em duas (separando tabaco e alimentos) ficará engavetado. Faz coro com ele R. William Murray, o novo chairman da Philip Morris, que também assumiu para herdar parte das funções de Miles. Bible e Murray não descartavam definitivamente a divisão, mas deixaram claro que ela não seria feita naquele momento. Miles apresentara formalmente a proposta de divisão numa dramática reunião do conselho de administração da Philip Morris. Era, a seu ver, a melhor maneira de defender os interesses dos acionistas. Foi derrotado. Estava selado seu destino. Poucas semanas depois espirrava da companhia, embora com uma gorda bolada de cerca de 4,5 milhões de dólares de ações da empresa em seu poder.
          Músculos a Philip Morris tinha para reagir. Ela era uma das poucas companhias do mundo que podem mostrar, em seu catálogo de produtos, sessenta marcas fortes. Cada uma delas faturava pelo menos 100 milhões de dólares por ano. Bible e Murray prometeram uma Philip Morris mais agressiva tmbém no exterior e destacaram a expansão internacional de sua cerveja, a Miller. Eles contavam com o apoio da eminência parda da companhia, Hamish Maxwell, ex-chairman, o arquiteto da compra da Kraft e da General Foods. Apesar de ter se aposentado das funções executivas em 1991, Maxwell ainda mantinha um escritório em frente à sede da Philip Morris em Nova York e exercia enorme influência como um dos diretores do conselho de administração.
          No início de 1995, um dos mais bem guardados segredos da Philip Morris veio à tona numa biblioteca pública de Nova York: a empresa estava desenvolvendo um cigarro eletrônico. Isso mesmo, não era piada. O cigarro era movido a pilha e controlado por um microchip, sendo sensível a pressões recebidas. Logo estaria sendo testado junto aos consumidores. A invenção estava patenteada pela Philip Morris. Veio a público justamente por isso: estava nos microfilmes de patentes da biblioteca. O cigarro eletrônico foi mais uma tentativa da indústria tabagista de produzir um cigarro sem fumaça, numa reação às pressões da cruzada antifumo.
          Em 1996, a Kraft Foods adquire a Lacta.
          Em outubro de 1997, a Philip Morris vende a Kibon para a Gessy Lever (hoje Unilever).
          Com a aquisição pela Philip Morris, da Nabisco, em julho de 2000, esta funde-se à Kraft Foods Inc. que se torna a segunda maior empresa de alimentos do mundo (perdendo somente para a Nestlé).
A Nabisco, já sob o guarda-chuva da Philip Morris, comprou em 2000 a empresa de alimentos Jacobs Suchard, nascida da fusão de fabricantes europeus de chocolate.
          A Philip Morris colocou a Kraft na Bolsa no início de 2001, quando o crescimento da empresa começou a sofrer desaceleração.
          Em 2003, a Philip Morris foi renomeada para Altria.
          Em janeiro de 2007, ao constatar que o setor de alimentos rende claramente menos que o de tabaco, a Philip Morris, que possuía 89% da Kraft, se separou definitivamente desta empresa por uma operação de spin-off (distribuição de ações entre seus acionistas). O capital da Kraft está atualmente distribuído entre acionistas institucionais, nenhum dos quais possui mais de 2%. Cada ação vale aproximadamente de 35 dólares.
          Em 2012, a Kraft Foods dividiu-se em duas companhias independentes, com sua unidade de snacks (segmento onde está a Lacta) passando a se chamar Mondelēz International. A outra unidade, que continua com o nome Kraft, comanda os produtos processados, como queijos e massas.
          Em março de 2015, o grupo brasileiro 3G Capital, dono da Heinz, compra a Kraft Foods (a parte cindida em 2012 que permaneceu com este nome), formando a Kraft Heinz.
(Fonte: revista Exame - 22.06.1994 / 20.07.1994 / 15.02.1995 - parte)

German version:
          Die Wurzeln des Unternehmens reichen bis ins Jahr 1847 zurück, als Philip Morris ein Tabakgeschäft in London eröffnete. Bereits sieben Jahre später startete die Produktion eigener Zigaretten. 1919 wanderte der Firmensitz von London nach Richmond, Virgina. In den 1970er-Jahren gelang mit einer erfolgreichen Werbekampagne der große Durchbruch. Dabei wurde der Marlboro Cowboy als Symbol für Freiheit und Unabhängigkeit ins Leben gerufen.
          Altria Group Inc. zählt zu den weltweit führendenTabak - und Bierherstellern. Zum Konzern gehören die Töchter Philip Morris, U.S. Smokeless Tobacco Company, John Middleton, Ste. Michelle Wine Estates sowie Philip Morris Capital Corp., die rund um den Globus eine breite Produktpalette von Genussmitteln bis Leasing- und Finanzierungsdienstleistungen anbieten. Darunter befinden sich bekannte Marken wie Marlboro, L&M, Parliament, Copenhagen, Miller oder Foster’s.
          2003 entschied sich das Management, wegen aufkommender Imageproblemen der Tabakindustrie, den Namen in Altria Group Inc. zu ändern, um damit die Lebensmitteltochter Kraft und die Brauereigruppe Miller zu stärken. Zum Schutz vor Schadenersatzklagen wurde Kraft Foods 2007 abgespalten und das internationale Zigarettengeschäft unter dem Namen Philip Morris 2008 als eigenständiges Unternehmen an die Börse gebracht. Somit konzentriert sich Altria nun vollständig auf den Heimatmarkt USA.
(Fonte: Europas Erstes Finanzportal Boerse.de)

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