6 de out. de 2011

Softys - CMPC

          A Softys, fabricante de papel tissue (matéria prima para fabricação de papel toalha, lenços de papel, guardanapos e fraldas), pertence ao grupo chileno CMPC e tem unidade no estado de São Paulo.
          A empresa tem capacidade de 145.000 toneladas de tissue por ano e tem em seu portfólio as marcas Elite e Sublime.
          Em 7 de agosto de 2019, a Softys compra a paranaense Sepac-Serrados e Pasta Celulose, uma das maiores produtoras de papel de toalete e tissue do país. O negócio de 332 milhões de dólares inclui a operação industrial e marcas da Sepac.
          A planta da Sepac tem capacidade de produção de 135.000 toneladas por ano, com seis máquinas de papel, 17 linhas de conversão e uma linha de fraldas com capacidade de 175 milhões de unidades. A receita anual da empresa é de cerca de 200 milhões de dólares.
          Com a fusão com a Sepac, a Softys alcançará 280.000 toneladas anuais, assumindo a liderança na produção de tissue no Brasil.
          Em 29 de outubro de 2021, a Softys Brasil fechou a compra da Carta Fabril, também fabricante de papel, dona de marcas como Cotton e Coquetel, por R$ 1,14 bilhão. A aquisição foi confirmada por meio de fato relevante da companhia enviado à Comisión para el Mercado Financiero (CMF), reguladora do mercado de capitais no Chile. A operação deve ser concluída nos próximos 150 dias, após o cumprimento de uma série de condições precedentes, incluindo a aprovação pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Com a transação consolidada, a Softys Brasil terá uma capacidade instalada de produção de 380 mil toneladas por ano de papel tissue - o tipo de papel utilizado na produção de papel higiênico, guardanapos e outros produtos -, somando as operações atualmente existentes, localizadas tanto no estado de São Paulo quanto no Paraná.
          Em meados de maio de 2022, sob o comando do presidente-executivo Gonzalo Darraidou, a Softys conseguiu a aprovação do negócio pelo Cade. Em 1 de junho de 2022 assumiu definitivamente a Carta Fabril, dona das marcas Cotton e Coquetel, e ultrapassou a Santher, tornando-se líder no mercado brasileiro de papel higiênico, com participação de mercado próxima a 30%.
          Com o negócio, a terceira aquisição do grupo chileno no setor de papel tissue no país desde 2009, a Softys Brasil passa a contar com 4 mil funcionários e capacidade de produção de 370 mil toneladas por ano de papel tissue e quase 6 bilhões de unidades de produtos de higiene pessoal em cinco plantas.
          A Carta Fabril opera duas fábricas, em Goiás e no Rio de Janeiro, com capacidade de produção de 100 mil toneladas por ano. A unidade do Rio, segundo o presidente-executivo da Softys Brasil, Luis Delfim, é hoje a mais moderna entre as 23 fábricas do grupo chileno. A análise de portfólio está em andamento. Já é certo, porém, que a marca Cotton de papel higiênico será mantida, dada a sua força no mercado carioca. A ideia é manter algumas marcas [Carta Fabril] e potencializar as marcas Softys.
          A Softys é proprietária das marcas Elite, Kitchen, Sublime, Babysec e Ladysoft, entre outras. Com a aquisição, somados aos investimentos em expansão, aumentará sua capacidade de produção de fraldas para 2,5 bilhões de unidades por ano, semelhante à das líderes Procter & Gamble (P&G) e Kimberly-Clark no Brasil.
(Fonte: jornal Valor - 07.08.2019 / Yahoo-O Globo - 29.10.2021 / Valor - 01.06.2022 - partes)

Nenhum comentário:

Postar um comentário