30 de set. de 2020

Filippo Berio

          Filippo Berio nasceu dia 8 de dezembro de 1829 em Oneglia, cidadezinha na região da Ligúria, perto de Gênova, na Itália. Quando tinha seis anos transferiu-se com a família para a Toscana, para Lucca, uma cidade famosa pelo azeite. E foi exatamente naquela doce paisagem com colinas que Filippo Berio teve a intuição de perseguir a sua paixão e ser produtor de azeite.
          Ano após ano, Filippo dedicou-se a aperfeiçoar a própria técnica: escolhendo as melhores azeitonas e prensando-as com cuidado e atenção, extraindo azeite puro e requintado. Safra após safra a fama de Filippo Berio cresceu, até seu azeite obter sucesso nacionalmente, o que ocorreu por volta de 1850, passando a ser vendido e distribuído em todo o país.

filippo berio firm
filippo berio hystory poster


          Por volta de 1860, os azeites famosos e os seus altos padrões de qualidade fizeram Filippo Berio ser logo reconhecido como um dos mais credenciados especialistas e produtores de azeite da Itália.
          Em 1867, após acumular 15 anos de experiência no campo do azeite, a marca Filippo Berio foi registrada. A primeira venda oficial está documentada em Lucca, cidade onde Filippo Berio morava.
          Nos anos 1870, Filippo Berio começou a exportar os seus azeites para a América do Norte, atendendo a pedidos de importadores, hoteleiros, gerentes de restaurantes e comerciantes italianos que queriam oferecer aos próprios clientes um autêntico sabor italiano.
          Na Exposição Universal de Lyon de 1872, Filippo Berio obteve o primeiro reconhecimento pela excelente qualidade dos próprios azeites, um prêmio que ganharia novamente em 1878 na Exposição de Paris.
          Filippo Berio faleceu em 1894, aos 64 anos de idade, e as rédeas passaram para a filha Albertina e o seu sócio, Giovanni Silvestrini.
          Dois anos após o falecimento de Filippo Berio, 1896, a marca foi registrada nos Estados Unidos. Em princípios do século XX, o azeite Filippo Berio passou a ser a marca italiana mais exportada, graças aos volumes estáveis das vendas e à série de prêmios e distinções atribuídas pela sua qualidade e sabor excepcionais.
          Em 1919, Albertina Berio e Giovanni Silvestrini uniram as forças com outros importantes produtores de azeite e de vinho para fundar uma cooperativa: surgia a SALOV.
      Com a finalidade de atender a uma demanda constante, em 1922 a SALOV abriu um estabelecimento de refinação de azeite de vanguarda em Viareggio.
          Durante a Segunda Guerra Mundial, mais especificamente em 1940, a SALOV interrompeu as atividades de produção de azeite. Em fins da década de 1950 restabelece-se a produção, introduzindo técnicas inovadoras no cultivo das oliveiras.
          No pós-guerra, 1960-1970, a fama da marca Filippo Berio continuou crescendo e conseguindo cada vez mais sucesso, inclusive graças aos numerosos estudos que confirmam os efeitos benéficos do azeite.
          Em 1987, para atender à crescente demanda e às necessidades do mercado da América do Norte, a SALOV abriu uma consorciada em Nova Jersey (USA).
          Pouco mais de 12 anos depois, em 1999, a SALOV inaugurou a consorciada Filippo Berio UK em Londres.
          Em 2006, a Salov transferiu a produção para a unidade de Massarosa, não longe de Lucca, a cidade em que Filippo Berio morava. Este novo estabelecimento é dotado de equipamento moderno e sofisticado com capacidade para realizar rigorosos controles da produção e da qualidade.
          Em 2011 a Filippo Berio abriu uma nova filial, em Singapura.
          O logotipo histórico da Filippo Berio foi renovado em 2013: a abelha operária que durante anos distinguiu cada garrafa foi substituída pelo rosto de Filippo Berio. Mais tarde no mesmo ano foi aberto um escritório de representação em Moscou, a capital russa.
          A Salov, guardiã do legado de Filippo Berio, continua a honrar, hoje, amanhã e nos anos futuros, a paixão, a maestria e a devoção que aquele homem dedicava à excelência.

29 de set. de 2020

Vtex

          A VTEX é uma fornecedora de sistemas para comércio eletrônico. Foi fundada em 2000.
          A Riverwood, fundo americano, comprou 25% na VTEX em 2015 e permanece como sócio.
          Em dezembro de 2019, a VTEX recebe um aporte de US$ 140 milhões liderado pelo SoftBank. Participaram também as gestoras de private equity Gávea Investimentos e a Constellation Asset.
          No final de setembro de 2020 a empresa tornou-se o mais novo unicórnio brasileiro. A VTEX concluiu uma nova rodada de investimentos de US$ 225 milhões e passou a ser avaliada em US$ 1,7 bilhão. A nova rodada contou com a participação dos fundos e gestores de investimentos Tiger Global, Lone Pine Capital, Constellation, Endeavor Catalyst e Softbank.
          A valorização da VTEX também foi impulsionada pela corrida do varejo para as plataformas on-line por conta da pandemia. Com a valorização, a empresa entra para a crescente lista dos unicórnios brasileiros, que inclui empresas como 99, iFood, Loft, Loggi, NuBank e Quinto Andar.
          Em comunicado, a VTEX comentou que usará fundos da última rodada para fazer aquisições, contratar talentos adicionais, inovar sua plataforma e acelerar o crescimento nos mercados dos Estados Unidos, Europa e Ásia-Pacífico.
          Considerando dados de setembro de 2020, a empresa conta com 600 funcionários e atende a 3 mil clientes em 28 países, incluindo AB InBev, Coca-Cola, Nestlé e Walmart.
(Fonte: ValorInveste - 29.09.2020)

28 de set. de 2020

Oxford

          Em 26 de novembro de 1953, o ainda jovem Francisco Loersch negociou o acervo da sua Cerâmica Santa Terezinha com um grupo de empresários liderados por Otair Becker, um dos grandes responsáveis pela trajetória de sucesso da empresa durante décadas. A Santa Terezinha, localizada no bairro Oxford, no município de São Bento do Sul, em Santa Catarina, passou então a se chamar Indústria Cerâmica Oxford Ltda.
          Novas diretrizes foram adotadas, de maneira que a Oxford pudesse iniciar sua produção em 2 de janeiro de 1954 com apenas 72 colaboradores e uma unidade fabril.
          A Oxford Mineração surge em 1968, na cidade de Campo Alegre (SC), com o objetivo de fornecer matérias-primas para a própria Oxford e também comercializar argila para outros segmentos.
          Em 1976, a Oxford manda o seu primeiro container para o exterior e desde então as exportações só crescem. Isso gerou a necessidade de construção de uma segunda unidade fabril também em São Bento do Sul.
          A primeira participação em uma feira internacional acontece em 1980, em Berlim, na Alemanha. E nesse mesmo ano a empresa também passa a contar com pouco mais de 880 colaboradores.
          Em 1981, é inaugurada a primeira loja de fábrica da Oxford, localizada ao lado da empresa, em São Bento do Sul. E em 1982 nasce um dos ícones da marca: a embalagem de madeira.
          Num panorama de quando a Oxford completou 40 anos, em 1994, a empresa apresentava números impressionantes: presença em 65 países, 5ª colocação no ranking das maiores do mundo, liderança absoluta entre os produtores de louça de mesa da América Latina e 1.400 colaboradores.
          Em 1995, a Oxford conquista a certificação ISO 9000. Em 1996 e em 2001 são inauguradas as unidades fabris 5 e 6, respectivamente, ambas em São Bento do Sul.
          Em 2010 a empresa muda o seu posicionamento e passa a se chamar Oxford Porcelanas, marca com a qual comercializa porcelanas. A Oxford Daily surge com produtos mais coloridos e práticos, feitos para o dia a dia. A linha cerâmica passa a se chamar Biona Cerâmica. Em 2011 a Oxford compra a fábrica de cristais artesanais localizada em Pomerode (SC). Nasce nesse momento a marca Oxford Crystal.
          Pouco depois nasce a marca Oxford Cookware e a empresa ingressa no ramo de panelas, ofertando peças que possuem uma avançada nanotecnologia antimicrobiana e vão para fogão, forno, geladeira, freezer, micro-ondas e lava-louças.
          Um novo marco acontece em 2016: a Oxford inaugura sua primeira unidade fabril fora do estado de Santa Catarina. Surge a Oxford Espírito Santo, localizada na cidade de São Mateus.
          Em 2017, a empresa adquire a marca Strauss e ingressa no mercado de luxo. E, a partir desse momento, passa a se posicionar como grupo Oxford, e não mais como Oxford Porcelanas.
          Hoje, o grupo Oxford conta com um fundo de investimento formado pelas três famílias fundadoras da WEG, uma das maiores fabricantes de equipamentos elétricos do mundo.
(Fonte: Site da empresa)

27 de set. de 2020

Delfin

          A Delfin Capitalização S.A. e o Grupo Delfin foram fundados na cidade mineira de São João Del Rei. O Nome Delfin vem de Del (São João Del Rei) + Fin de Financiamento. A semelhança do nome fez com que muitos, durante muito tempo, achassem que o economista Antonio Delfim Neto tinha participação na empresa.
          O Grupo Delfin era dono da maior caderneta de poupança do país, com 3,5 milhões de depositantes. A Delfin era a maior sociedade independente de crédito imobiliário do Brasil. Seu ativo era cerca de Cr$ 145 bilhões, sendo a segunda maior rede de poupanças depois da Caixa Econômica Federal (CEF).
          O Caso Delfin começou com a publicação pela Folha de S. Paulo de reportagem que revelava com detalhes um empréstimo de Cr$ 60 bilhões (moeda da época) feito pelo extinto Banco Nacional da Habitação (BNH) ao Grupo Delfin. Os bens dados em garantia estavam superavaliados. O Grupo Delfin foi responsável pelo grande escândalo financeiro que a ditadura militar não conseguiu encobrir.
          No final de 1982 veio à tona uma reportagem-denúncia do jornalista José Carlos de Assis expondo a quitação da dívida da empresa Delfin com o BNH. O Grupo Delfin era a maior empresa privada de crédito imobiliário da época, porém possuía elevados endividamentos junto ao BNH. No ano de 1982, um acordo previa a entrega de dois terrenos como forma de saldar os Cr$ 60 bilhões devidos. No entanto, os terrenos valiam Cr$ 9 bilhões, cerca de um sexto da dívida. Esse acordo fraudulento envolveu os nomes dos ministros Mário Andreazza (Interior), Delfim Netto (Planejamento) e Ernane Galvêas (Fazenda), que chegaram a ser acusados judicialmente por causa do acordo, mas, até onde se sabe, nenhum tipo de punição foi aplicada aos culpados que lesaram milhares de contribuintes.
          A reportagem foi publicada no dia 30 de dezembro de 1982 e vinte dias depois acabou levando à falência o grupo Delfin pela retirada de fundos realizada pelos seus clientes. A clientela, da classe média em sua grande maioria, que possuía caderneta de poupança no Grupo assustou-se com a possibilidade de um desfalque e, imediatamente, sacou seu dinheiro.
          Em 1983 o Banco Central do Brasil (Bacen) decretou intervenção nas sociedades de crédito imobiliário do Grupo Delfin, que tinha mais de três milhões de depositantes, até que o grupo Delfin pagasse o que restava da dívida de Cr$ 80 bilhões ao BNH. Mesmo com a intervenção do Bacen, a empresa não conseguiu se manter viva por muito tempo e faliu em 1984, agravando a crise no mercado imobiliário brasileiro, que se estendeu pela década de 1980. A intervenção foi decidida pelo Ministério do Interior, por proposta do BNH, com o intuito de que as contas dos depositantes fossem transferidas para agências da CEF,  até que o grupo pagasse o que restava da dívida.
          O Presidente João Figueiredo hesitou em autorizar a intervenção na Delfin para evitar uma repetição dos traumas financeiros provocados pela intervenções feitas pelo governo Geisel no Banco Halles e na sociedade de crédito imobiliário Vitória Minas. Em abril de 1982, porém, o Chefe da Casa Civil da Presidência, Ministro Leitão de Abreu,  considerou preferível a intervenção.
          Em 1991, o empresário Ronald Levinsohn fechou um acordo com o Bacen que o permitia levar o que havia sobrado da Delfin, aproximadamente R$ 300 milhões, e pagar a dívida em 13 anos com dois anos de carência. O empresário Ronald Levinsohn não pagou nenhuma parte do previsto. O montante da dívida já é maior que um R$ 1 bilhão.
          Em 2002, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) indeferiu o pedido da Delfin Capitalização S.A., empresa do Grupo Delfin, de extinguir a ação que ela responde na Justiça, sem que fosse julgado o mérito. A decisão foi unânime. Segundo o Ministério Publico do Estado de São Paulo, já era do conhecimento público que o Grupo Delfin, incluindo a empresa, foi submetido à liquidação da sentença em janeiro de 1984, chegando a publicar um edital avisando aos credores que começaria a pagar o passivo. Em 1989, o Bacen converteu a liquidação extrajudicial em ordinária, mas sem que tenha havido o integral ressarcimento dos credores de títulos de capitalização.
          Em 16 de março de 2006 o STJ reconheceu como justo e apropriado o pagamento com os dois imóveis em questão da dívida da Delfin com o BNH, fechando assim, perante os olhos da Justiça, o Caso Delfin.
(Fonte: Wikipédia)

26 de set. de 2020

LBR (Bom Gosto + Leitbom)

Bom Gosto         
          A empresa de laticínios Bom Gosto foi fundada pelo empresário gaúcho Wilson Zanatta em 2008 (?). Em apenas três anos, a empresa incorporou seis companhias e assumiu a vice-liderança do mercado. Com dívida de 350 milhões de reais em 2009, a Bom Gosto só manteve o ritmo de aquisições graças à ajuda do BNDES, que investiu 250 milhões de reais na companhia desde 2007.
          Com 1,8 bilhão de reais de faturamento em 2010, a Bom Gosto tinha 22 fábricas, concentradas nos estados do Sul e do Nordeste. Os principais acionistas eram Wilson Zanatta, com 32% do capital, a família Stuani, com 32% e o BNDESPar, com 34%. Entre as oito marcas da empresa, destacavam-se Bom Gosto, Líder e Boa Nata. 


Leitbom
          Os financistas da GP Investiments fizeram sua estreia no setor de laticínios em 2008 ao comprar a goiana Leitbom. Depois disso, a GP partiu para a aquisição das marcas Poços de Caldas e requeijão Paulista e se associou com a Laep, dona da marca Parmalat.
          A Leitbom somou prejuízos de 370 milhões de reais em 2008 e 2009. Com faturamento de 1 bilhão de reais em 2010, a Leitbom tinha oito fábricas, concentradas nos estados do Sudeste e do Centro-Oeste. A GP Investments tinha 40% de participação e a Laep, dona da marca Parmalat, os outros 60%. Tinha sete marcas, entre elas, Parmalat e Poços de Caldas.


LBR - Láteos Brasil
          Em dezembro de 2010, o caminho das duas companhias, Bom Gosto e Leitbom, se cruzou. Numa fusão em que apenas um dos sócios colocou dinheiro, foi criada a Lácteos Brasil, ou apenas LBR. O dono do único cheque assinado no negócio foi o BNDES, que já tinha participação na Bom Gosto e aceitou colocar 700 milhões de reais para não diluir sua fatia na nova empresa. Com essa fusão, o governo tinha de fato a pretensão de criar a campeã nacional do leite.
          Com vendas de 2,8 bilhões de reais em 2010, a LBR já nasceu como a maior fabricante de leite do país. Além de uma chance concreta de ganhar mercado, a fusão era vista tanto pela Bom Gosto como pela Leitbom como uma chance de superar uma fase renitente de maus resultados. Nenhuma delas possuía distribuição nacional - mas suas regiões de atuação se complementavam.
          A composição acionária ficou assim definida: GP e Laep (através da holding Monticiano), com  40%, Zanatta e Stuani, com 25% e BNDESPar com 30%. A família Stuani era ex-dona da Líder, incorporada pela Bom Gosto em 2008). A presidência do conselho da LBR passou a ser dividida entre Wilson Zanatta e Fersen Lambrando, um dos principais sócios da GP.
          Numa companhia que nasceu tão grande quanto complexa, a nova diretoria começou a trabalhar na integração assim que foi formada, no dia 4 de janeiro de 2011. Desde então, um grupo de 40 profissionais de ambas as empresas passou a avaliar suas 30 fábricas, 15 marcas, 6.400 funcionários e 56.000 fornecedores. Num sinal inequívoco da influência da GP, a LBR imediatamente contratou a consultoria Gradus, tradicional parceira do fundo em processos de integração, para coordenar o andamento do trabalho. Não apenas Fernando Falco, que estava à frente da Leitbom desde 2009, passou a ocupar a presidência da LBR como também quatro diretores, dos cinco da nova companhia, vieram da empresa antes controlada pela Laep.
          Mãos à obra, em março de 2011 a empresa iniciaria um programa de aumento da produção de leite nas propriedades rurais; o investimento em marketing passaria a ser o dobro das duas empresas que se associaram, com ênfase para a Parmalat e, em maio (de 2011) a LBR lançaria iogurtes e achocolatados com o rótulo da Parmalat.
(Fonte: revista Exame - 23.02.2011) 

25 de set. de 2020

Lululemon

 

Lululemon

          Chip Wilson, o criador da marca, surgiu com esse nome para a marca de roupas para yoga, porque ele pensou que os japoneses seriam incapazes de pronunciá-lo.
          Em 2009, ele escreveu: “Pensei que uma empresa de marketing japonesa não tentaria criar um nome de marca americano com a letra “L”, porque esse som não existe na fonética daquele idioma. Incluir um “L” no nome faria com que o consumidor japonês imediatamente associasse o nome como norte americano e autêntico.”
          Um representante da Lululemon disse ainda que o nome foi escolhido de uma lista com 20 sugestões e 20 logos por um grupo de 100 pessoas.
(Fonte: awebic.com - Luciana Caczan - 10.12.2018)

24 de set. de 2020

Janssen

          A companhia farmacêutica Janssen-Cilag, tem sua sede em Beerse, na Bélgica, e foi fundada em 1953 pelo Dr. Paul Janssen. A companhia foi criada não como subsidiária de uma indústria química, mas tão-somente com o fito de se dedicar à pesquisa farmacológica. O objetivo único, segundo a empresa, tem sido sempre o contínuo desenvolvimento de melhores drogas que contribuam para melhorar a qualidade de vida das pessoas.
          Em 1961, a Janssen Farmacêutica uniu-se à americana Johnson & Johnson. Com pesquisas e centros de desenvolvimento em praticamente todo o mundo, a Johnson & Johnson Pharmaceutical Research Development (JJPRD) está conduzindo estudos e pesquisas num amplo espectro de disfunções humanas, incluindo insanidade mental, distúrbios neurológicos, disfunções do trato gastrointestinal, infecções fúngicas, alergias e cânceres e ainda em anestesia e analgesia.
          Em 23 de setembro de 2020, a Janssen, e o NIH (Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos) anunciaram o início da fase 3 do estudo da vacina contra o Covid-19. Ao contrário da maior parte das outras imunizações nesse estágio, a vacina da Janssen é de dose única, fator que pode facilitar logísticas de distribuição.
(Fonte: Wikipédia / jornal Valor - 23.09.2020 - partes)


23 de set. de 2020

Doutor Coffee

         Hiromichi Toriba, japonês, nascido em 1938, fugiu de casa aos 16 anos e largou os estudos, após uma briga com o pai. Saiu da cidade onde morava, Saitama, na região metropolitana de Tóquio e se mudou para Tóquio. O tema da discussão com o pai era a divisão do dinheiro do trabalho da família, que vendia peças para brinquedos. Depois de alguns empregos como balconista e garçom, ingressou em uma empresa que comercializava café e passou a se interessar pelo negócio.
          Em 1958, desembarcou no Rio de Janeiro, a serviço da Susuki Coffee, e morou no país até 1961. Como representante comercial da Susuki, importadora japonesa de café, recebeu do chefe a incumbência de conhecer de perto o mercado que era o maior produtor do grão. Assim, o jovem de 20 anos, que nunca havia saído de seu país, desembarcou sozinho no Brasil para dar conta da tarefa. Ficou por aqui mais de dois anos, a maior parte deles em São Paulo.
          Entre outras coisas, Toriba trabalhou numa fazenda e realizou negócios na Bolsa do Café, em Santos, no litoral do estado. Realizou estudos intensivos sobre seleção de grãos, misturas e torrefação.
          Em 1962, de volta ao Japão, fundou a Doutor Coffee (assim mesmo, com o primeiro nome em português), cujo nome foi inspirado em seu endereço em São Paulo, rua Doutor Pinto Ferraz, 85, no bairro paulistano de Vila Mariana, onde ele morou durante seu estágio no país.
          A Doutor Coffee começou atuando no ramo de importação e venda de café no atacado. Na década de 1970, depois de visitar a Europa e conhecer de perto algumas cafeteiras da França, da Alemanha e da Suíça, Toriba resolveu copiar o modelo no Japão, entrando para o ramo do varejo.
          A primeira loja Doutor Coffee abriu suas portas em 1980, em Tóquio. Desde o início, o fundador adotou o modelo de fast food. O negócio tinha poucos funcionários, os clientes podiam se servir no balcão em menos de 10 minutos e o cardápio, apesar de reduzido, oferecia outros itens, como lanches e sucos.
          O carro-chefe desde então eram as xícaras de café, vendidas ali por um preço equivalente a 1,50 dólar, numa época em que o mesmo produto chegava a custar quase sete vezes mais em restaurantes da cidade. Com o charme da novidade e um preço imbatível, a Doutor Coffee tornou-se um sucesso no 
Japão.
          A expansão do negócio foi vertiginosa e a rede passou a dominar o mercado. Para atender diferentes tipos de público, a rede reúne seis marcas de lojas. A mais sofisticada foi batizada de Le Café Doutor e fica em Ginza, bairro de Tóquio com um dos metros quadrados mais caros do mundo e que 
concentra as grandes grifes internacionais de moda.
          A multinacional americana Starbucks chegou ao Japão na segunda metade dos anos 1990 e cresceu rapidamente no país, mirando num público mais jovem e com maior poder aquisitivo que a média de clientes da Doutor Coffee. A reação de Toriba foi imediata. Diversificou ainda mais o perfil de suas lojas, lançando marcas como a Excelsior Caffé, mais sofisticada e especializada em café expresso, e a Salon de Thé Madaleine, uma casa de chá voltada para mulheres. Na época do lançamento da Excelsior, a Starbucks entrou na Justiça contra Toriba, alegando que ele havia copiado seu logotipo 
e o design das lojas. O processo não prosperou.
          Toriba manteve-se à frente da Doutor Coffee até 2006, quando passou a presidência da rede para seu primogênito, Yutaka, nascido em 1964. Apesar de estar oficialmente fora do dia-a-dia da operação, o fundador ainda ocupa o cargo de presidente honorário da companhia e é o maior acionista da holding 
que controla a empresa.
          Assim como as maiores torrefações do mundo, a empresa de Toriba mantém o Brasil como seu principal fornecedor. São grãos produzidos exclusivamente no cerrado mineiro, no sul de Minas e na região mogiana do estado de São Paulo. Depois do período em que viveu no Brasil, Toriba apareceu várias vezes por aqui.
          Considerando dados de meados de 2008, a Doutor Coffee tinha 1.500 lojas no Japão.
(Fonte: revista Exame - 04.06.2008)

22 de set. de 2020

Cinemark

          A rede de salas de cinemas Cinemark foi fundada por Lee Roy Michell.
          Na primeira semana de abril de 2004, o controle acionário da Cinemark trocou de mãos, num negócio avaliado em 1,5 bilhão de dólares. O fundo de investimento Madison Dearborn Partners comprou a participação do grupo Cypress, estimada em 44%, e também levou ações do fundador Lee Roy Michell, que ainda ficou na empresa.
          Considerando dados de abril de 2004, a Cinemark tinha 3.100 salas de cinemas, 2.200 nos Estados Unidos e no Canadá. No Brasil, eram 272.
(Fonte: revista Exame - 14.04.2004)

Tia Maria

          Tia Maria remonta a meados do século XVII, quando uma bela jovem aristocrata espanhola fugiu da turbulência que a guerra colonial trouxe para a ilha da Jamaica (em 1655, a ilha passa do domínio espanhol ao do Reino Unido). Sua criada guardou um tesouro de família, uma pequena caixa de joias com brincos de pérolas pretas e um manuscrito antigo com a receita de um licor misterioso. A receita leva o nome da mulher corajosa: Tia Maria.
          A receita ficou adormecida por muitos anos antes de ser redescoberta na década de 1940 pelo Dr. Kenneth Leigh Evans, que começou a produzi-la e comercializá-la.
          Desse dia em diante, Tia Maria se tornou a favorita dos amantes de licores de café em todo o mundo e até foi usado na primeira receita do Espresso Martini, há mais de quarenta anos.
          Tia Maria é um licor doce com um forte caráter de café e uma estrutura aromática complexa. Usando extração a frio, é possível sempre garantir que o licor de café tenha um sabor distinto graças a três elementos importantes:
               Café Tia Maria - Fornece o sabor rico característico de torrado e encorpado.
               Madagascar Vanilla - Fornece uma nota de fundo pronunciada, mas delicada e perfumada.
               Rum jamaicano - O ingrediente que dá corpo, profundidade e estrutura à bebida.
Tia Maria é uma marca registrada da Illva Saronno S.P.A.
(Fonte: tiamaria.com - parte)


English version:
          Tia Maria dates back to the mid-17th century, when a beautiful young Spanish aristocrat fled the turmoil colonial war brought to the island of Jamaica. Her maid saved one family treasure, a small jewellery box with black pearl earrings and an ancient manuscript with the recipe for a mysterious liqueur. The recipe was named after the courageous woman. Tia Maria was born.
          The recipe lay dormant for many years before being rediscovered in the 1940s by Dr. Kenneth Leigh Evans, who began to produce and market it.
From this day forward Tia Maria has been a favourite for coffee liqueurs lovers the world over
and it was even used in the very first Espresso Martini recipe over forty ye ars ago.
          Tia Maria is a sweet liqueur with a strong coffee character and a complex aromatic structure.By using cold brew extraction, we can always ensure that our coffee liqueur has a distinct taste thanks to three significant elements:
TIA MARIA COFFEE
Provides the distinctive roasted, full-bodied rich taste.
MADAGASCAR VANILLA
Provides a pronounced but delicate, fragrant back note.
JAMAICAN RUM
The ingredient that gives us our body, depth and structure.
Tia Maria is a registered trademark of Illva Saronno S.P.A.
(Fonte: tiamaria.com)

21 de set. de 2020

Snowflake

        A Snowflake, que neste caso, não é uma marca de cereal – é uma empresa baseada na Califórnia, que atua no segmento de armazenamento de dados virtuais, valendo-se da “nuvem” como sua principal aliada e, de certa forma, concorre com as gigantes Amazon e Microsoft.
Esse é um mercado cujo crescimento foi muito forte nos últimos anos, pois mover seus dados para a nuvem significa menores gastos com manutenção, menos gente na folha de pagamento e maior flexibilidade.
          Além disso, algumas companhias optam por colocar suas bases de dados em diferentes provedores de serviço, visando reduzir riscos como falta de energia ou mesmo roubo de dados.
          Segundo a Snowflake, o fato de o serviço oferecido pela companhia unificar, em seus servidores virtuais, todas as bases de dados do cliente, independentemente da localização deles – que podem estar hospedados na Amazon, Google ou Microsoft – é um grande diferencial competitivo frente às outras companhias.
          Nos últimos doze meses (2019/2020), as receitas da Snowflake cresceram exponencialmente, e o acumulado no período totaliza 402 milhões de dólares. Entretanto, a companhia ainda não conseguiu atingir o ponto ideal de alavancagem operacional – diluição de custos fixos. Seus custos e despesas operacionais ficam em torno de 752 milhões de dólares, o que resulta em um prejuízo operacional, nos últimos doze meses, de 349 milhões de dólares.
(Fonte: NordResearch - 19.09.2020)


Cerveja Corona

          A cerveja Corona foi criada no México em 1925 e seu nome vem do latim “coroa”, cuja ilustração também aparece nos rótulos da cerveja.
          Com a compra da Anheuser-Busch, a InBev garantiu uma fatia de 50% na cervejaria mexicana Grupo Modelo, que fabrica a cerveja Corona. Em junho de 2012 a AB Inbev comprou a metade restante da Modelo por US$ 21,1 bilhões, transação que foi concretizada um ano depois, em junho de 2013, após conseguir a autorização do Departamento de Justiça dos Estados Unidos. O negócio ampliou sua posição no México e a AB Inbev teve oportunidade de expandir as marcas da mexicana, inclusive da Corona, por todo o mundo.
          Nos Estados Unidos, a Constellation Brands detém os direitos exclusivos do negócio cervejeiro do Grupo Modelo – mais conhecido por seus rótulos Modelo e Corona.
          No México, no início de abril de 2020, a cerveja Corona, fabricada pelo grupo Modelo, parou de ser fabricada temporariamente. O nome do coronavírus também vem do mesmo termo, uma vez que a família de vírus que recebe essa nomenclatura tem o formato de uma coroa. A decisão de parar a produção, porém, não aconteceu porque clientes pararam de tomar a cerveja. A ordem de paralisação partiu do governo mexicano após declarar emergência de saúde e suspender as atividades não essenciais no país Já no Brasil, a fabricação da cerveja Corona não foi afetada pelo coronavírus e continuou com suas operações inalteradas no país.
          Dentro dos Estados Unidos, onde a marca é controlada pela Constellation Brands, a cerveja foi alvo de questionamentos, já que parte dos americanos associam erroneamente o nome Corona da marca com a pandemia de coronavírus, supondo que há semelhanças entre eles.
(Fonte: Forbes.com - msn - 27.10.2017 / exame.research - 03.04.2020 - partes)

20 de set. de 2020

Cerveja Kona

          A cervejaria Kona Brewing Co foi fundada em 1994 no Havaí, nos Estados Unidos. Foi criada para fornecer cerveja para um restaurante próprio.
          Em 2010, após apresentar crescimento contínuo da marca ao longo dos anos, foi comprada pela Craft Brew Alliance (CBA) uma empresa que reunia as cervejarias Widmer Brothers e Redhook.
          Com a aquisição, a Kona passou a ser produzida e distribuída fora da ilha chegando à parte continental dos Estados Unidos.
          Um fator importante da entrada da Kona no novo grupo era que a CBA já tinha 30% de suas ações sob propriedade da gigante AB InBev, o que oferecia à multinacional algum grau de gestão sobre as marcas participantes e informações sobre o seu desempenho. Além disso o conglomerado possuía uma cláusula contratual que possibilitava de compra total da CBA.
          Nos últimos anos a marca havaiana passou a ser a estrela da Craft Brew Alliance. As cervejas da Kona passaram a ter desempenho comercial bastante superior à média do mercado de cervejas artesanais nos Estados Unidos, e também acima de seus pares do grupo, passando a ser a marca de interesse principal da AB InBev dentro da CBA.
          Em especial, o desempenho de vendas da cerveja Kona Big Wave, uma Golden Ale com teor alcoólico de 4,4%, puxou grande parte do crescimento da cervejaria. O rótulo, que foi escolhido para ser o carro-chefe da marca, passou a ter crescimento de dois dígitos no mercado americano durante certo tempo.
          Em 2019, a AB InBev adquire a totalidade das ações da CBA, e passou a ter gestão plena das marcas do grupo, de forma mais clara, conferindo controle sobre a gestão do crescimento da marca Kona.
          Em 2015, a Kona, que já possui sua marca presente em mais de 40 países, chegou ao Brasil via importações. Com o crescimento da marca, um dos pontos mais importantes desse movimento é 
explorar o mercado internacional, sendo o Brasil uma etapa fundamental para este desenvolvimento.
          Em fins de 2019, após um período de preparação e ajustes, a Kona Big Wave é o primeiro rótulo a ser produzido no país na fábrica da cervejaria Bohemia em Petrópolis (RJ), uma das unidades de produção da Ambev, subsidiária da AB InBev no Brasil.
          A fábrica da Bohemia, junto a Colorado e a Wäls, fica sob o comando da ZX Ventures unidade de inovação da AmBev, por possuir produção de marcas com uma dinâmica muito diferenciada dos rótulos de maior volume de vendas.
          Como forma de disseminar a presença da marca Kona no Rio de Janeiro, a Ambev já associou a mesma a uma iniciativa inovadora de reciclagem de garrafas na cidade e também promoveu eventos em praias cariocas antes da chegada da pandemia da covid-19.
          A Craft Brew Alliance enxerga o início da produção em território fluminense uma etapa fundamental para alavancar o potencial da marca no Brasil, fazendo com que gradativamente sua presença alcance outras regiões do país, na expectativa que seu apelo de sucesso nos Estados Unidos se reproduza no país.
          A Kona Big Wave, que tem presença marcada nas gôndolas de diversos supermercados, possui uma estética havaiana mas já tem um sotaque do Rio na sua produção. A Kona tem o Brasil como uma das primeiras metas de sua expansão internacional.
(Fonte: Catalisi - Carlos Felipe Freitas - 15.09.2020)

18 de set. de 2020

Taba

          A TABA - Transportes Aéreos da Bacia Amazônica, foi uma das pioneiras no transporte aéreo da região Amazônica. Foi fundada em 1976, pelo Coronel Marcílio Jacques Gibson, antigo dono do Loide Aéreo Nacional, vendido à Vasp por 600 milhões de cruzeiros em 1968.
          Com o dinheiro da venda, Gibson comprou a pequena NOTA (Norte Táxi Aéreo), baseada em Belém (PA), e começou a desenvolvê-la operando inicialmente com sete bimotores Beechcraft D-18.
          Com a criação da SITAR em novembro de 1975, o Coronel Gibson resolveu candidatar-se a servir a região. Fundou então a TABA e, com ele, conseguiu o que queria. Para essa operação, encomendou 15 Embraer EMB-110 Bandeirante, dois quais viria a operar apenas 11. O primeiro da encomenda foi entregue em 1976.
          Cinco anos mais tarde, em 1981, a TABA já servia 34 cidades com seus Bandeirante, mais quatro Fairchild Hiller FH-227, versão norte-americana do holandês Fokker F27 e um Curtiss C-46 Commando  (PP-BUB) da extinta Paraense, que voou até 1981.
          Em 13 de novembro de 1983, a TABA iniciou as operações com o PT-LEP, o primeiro de dois quadrijatos ingleses BAe3 146-100 que operaram por alguns meses. Sem maiores cuidados de manutenção, essas aeronaves, a 10ª e 11ª a saírem da linha de produção da British Aerospace, pararam por razões técnicas, e tempos depois, foram retomadas pelos arrendadores. Sinal de que nem tudo ia bem na empresa.
          Bruno Gibson, filho do coronel, assumiu o comando da TABA. Trouxe novas aeronaves: seis da Havilland Canada Dash 8-300, o primeiro dos quais, chegou no início da década de 1990. Com esses aviões, a TABA começou a participar do mercado atendido pelo VDC - Voo Direto ao Centro, ligando as principais capitais da região Sudeste. Mas as precárias condições operacionais da empresa, em sua região primária de operações, a Amazônia, não davam trégua.
          Acidentes começaram a manchar a reputação da TABA, que não aguentou a competição. A diretoria da empresa bem que tentou: introduziu na frota dois Fokker 100 tendo, para tanto, que devolver metade da frota de Dash 8.
          Mesmo assim, alguns meses depois, os três Dash remanescentes foram tomados por falta de pagamento. O mesmo aconteceria meses depois com o par de Fokker 100 que, em agosto e outubro de 1995, foram retirados de linha e entregues à TAM.
          Naquela mesma época, a TABA, tentando manter sua operação com jatos, fez um acordo com a companhia aérea de voos charter Air Vias, a qual também se encontrava em sérias dificuldades, partilhando o uso dos seus dois Boeing 727-200.
          Pelo acordo, a companhia regional utilizaria as aeronaves pintadas com suas cores  durante os dias úteis e a Air Vias faria voos charter nos finais de semana. Os resultados, porém, não foram insatisfatórios, devido principalmente aos altos custos operacionais dos trijatos e o acordo foi desfeito.
          Com isso, a frota da TABA ficou reduzida a dois Bandeirante que haviam sido convertidos em cargueiros e não estavam mais em operação. Sem aeronaves, suas rotas ficaram, provisoriamente, sendo operadas pela Rio-Sul, TAM e Brasil Central, à espera de uma decisão sobre a empresa. Como no Brasil o provisório vira definitivo, a companhia acabou fechando as portas em março de 1999.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 30.01.2019 / Livro - Asas Brasileiras - Gianfranco Beting - partes)

Banco / Corretora Multiplic

          No time que participou da criação do open market no Brasil no final dos anos 1960, estava Antônio José Carneiro, conhecido pelo apelido de Bode, do banco carioca Multiplic. Junto com ele, estavam Jorge Paulo Lemann, do Garantia, Eduardo Bicalho, da Omega, entre outros.
          Pelos idos de 1970, a corretora Multiplic tinha como um dos sócios o financista Marcio Noronha. Mais tarde, após alguns altos e baixos, Noronha se tornou o papa da análise técnica no Brasil, com inúmeros livros publicados sobre o assunto.
          Quando Alfredo Grumser Filho dava aulas de matemática na PUC-RJ, operava também em Bolsa, dando ordens pelo orelhão da faculdade. No grande bull market 1968/1971, o mercado de ações era uma coqueluche nacional, com os pregões inclusive sendo transmitidos pela TV e as cotações merecendo uma página inteira dos principais jornais. Grumser pediu demissão na PUC e decidiu procurar emprego no mercado financeiro e o obteve na corretora Multiplic. Começou como operador de pregão na Bolsa do Rio. Logo, Alfredo foi trabalhar na mesa de open da Multiplic. Não demorou muito para se tornar lendário no mercado com suas operações de opções de Vale e Petrobras. Falecido em Nova York em setembro de 2021, Grumser é considerado por alguns profissionais o melhor trader que o mercado financeiro do Brasil já teve.
          Em agosto de 1993, o grupo Multiplic comprou a participação de 49% que a seguradora UAP tinha na Losango, então terceira maior financeira do país, com quarenta lojas.
          Na criação do Plano Real, o Multiplic foi um dos bancos que mais perderam dinheiro com a desvalorização do dólar em relação ao real. Quando a nova moeda surgiu em julho de 1994, o banco estava com sua carteira repleta de títulos atrelados à variação cambial, pois apostava numa mididesvalorização do real, que acabou não acontecendo.
          O prejuízo explica em grande parte o aporte de capital de 100 milhões de dólares feito no mesmo mês pelos controladores do Multiplic. O Lloyds Bank entrou com a metade. A outra metade foi desembolsada pelo sócios brasileiros, os empresários Ronaldo Cezar Coelho e Antônio José Carneiro.
(Fonte: revista Exame - 27.10.1993 / 17.08.1994 / Inv - 11.03.2023 (Ivan Sant'Anna) - partes)

17 de set. de 2020

Anhembi Morumbi

          A universidade paulista Anhembi Morumbi nasceu como uma pequena escola de turismo, em 1970. Foi criada pelo arquiteto de formação, Gabriel Rodrigues, nascido em 1933.
          Nos anos seguintes, cresceu modestamente. Até que, nos anos 1990, o número de alunos disparou. Considerando dados de final de 2005, tinha 25.000 alunos.
          Em 2003, Rodrigues contratou o banco Pátria que recebeu a missão de transformar a Anhembi Morumbi num negócio mais rentável. Foi criado um conselho de administração, os cursos com margens de lucros mais baixas foram suspensos e iniciou-se um processo de corte de custos. Com gestão financeira inteiramente enregue ao Pátria, a geração de caixa da Anhembi Morumbi dobrou em dois anos.
          Boa parte do sucesso se deve a um modelo de negócios recheado de inovações, introduzidas por Rodrigues. A principal foi ter percebido que havia um nicho não explorado no Brasil - o de profissões que, embora em ascensão no mercado, careciam de cursos de nível superior, como turismo ou moda. O faturamento da Anhembi Morumbi vinha de cursos de graduação pouco comuns - ecoturismo, quiropraxia, design de games e gastronomia, entre outros. Muitos deles têm curta duração, com apenas dois anos. Com mensalidades superiores a outros cursos no mercado e, graças à pouca oferta por parte da concorrência, a Anhembi não precisa entrar numa guerra de preços com outras instituições.
          Em dezembro de 2005, a Anhembi Morumbi teve seu controle adquirido pelo grupo americano Laureate. Pela primeira vez uma instituição estrangeira passou a mandar numa universidade no Brasil, um marco da entrada do capital internacional num setor da economia que tem aumentado exponencialmente de tamanho. A injeção de recursos de um grupo do porte do Laureate, com universidades espalhadas por 15 países, deve dar um novo fôlego a esse mercado.
          Em 13 de setembro de 2020, a Ser Educacional anunciou a aquisição da operação brasileira da Laureate, que no Brasil, além da Anhembi Morumbi, é dona de instituições de ensino como a FMU e outras, numa transação avaliada em R$ 4 bilhões. Com o negócio, a Ser mais do que dobra de tamanho, passando a ter 455 mil alunos e receita combinada de R$ 3,4 bilhões.
(Fonte: revista Exame - 18.01.2006 / jornal Valor -14.09.2020 )

Vaio

          Em 1996, a Sony entra no segmento de computadores pessoais criando a marca VAIO. Na criação da marca, as letras "V" e "A" formam um símbolo analógico, enquanto as vogais "I" e "O" se combinam para compor um sinal digital binário, representando a transição da Sony do analógico para o digital.
          A palavra "VAIO" vem da sigla Video Audio Integrated Operation (Operação Integrada de Áudio e Vídeo).
          A Sony fabricou computadores desde a década de 1980 mas com exclusividade para o mercado japonês. A reestreia da Sony no mercado de computadores global, sob a nova marca Vaio, começou (em 1996) com a série de computadores PCV-70 e o PCV-90, que foi projetado com uma interface gráfica 3D como uma novidade para os novos usuários. A primeira geração de computadores portáteis Vaio foi lançado em 1997 nos Estados Unidos através do modelo PCG-505, que foi projetado para ser "SuperSlim".
          Desde 2008, para celebrar 10 anos do padrão VAIO, seu nome foi mudado para Visual Audio Intelligent Organizer (Organizador Inteligente de Áudio e Vídeo), fazendo referência ao desenvolvimento de software para caixa de som e webcam embutidos. O conceito do logotipo foi criado por Teiyu Goto, supervisor de design de produto a partir do Centro Criativo Sony em Tóquio.
Os modelos mais recentes da Sony Vaio foram lançados durante um período com baixas nas vendas de PCs e de modelos incluídos com inovações, como o Vaio Tap, que foi projetado c
          O grande declínio constante nas vendas de PCs em todo o mundo, foi uma das principais razões de venda da Vaio pela Sony. Os modelos Vaio ficaram conhecidos por serem computadores que apresentavam alto padrão de desempenho e design de primeira. A marca foi responsável por uma série de inovações no ramo, com a introdução de alguns conceitos com designs diferentes e tentando sempre se diferenciar no mercado transmitindo uma imagem de sofisticação, a Sony não conseguiu analisar o mercado e se adequar as mudanças. Somente em 2013 a companhia teve um prejuízo de US$ 1,1 bilhão com a marca.
          Em 6 de fevereiro de 2014, a Sony anuncia um acordo de intenções para a venda de sua divisão de PCs ao fundo de investimento Japan Industrial Partners (JIP). A Sony manteve 5% de participação no negócio.
          A venda foi concluída em 1 de Julho de 2014, com a nova companhia sediada na cidade Azumino, província de Nagano. Inicialmente a empresa anunciou que iria distribuir seus produtos apenas para o mercado japonês, mas com o lançamento do tablet hibrido VAIO Z Canvas em outubro de 2015, a Vaio voltou a operar nos Estados Unidos, e no Brasil fechou uma parceria com a Positivo Informática para fabricação e distribuição de seus produtos no país.
(Fonte: Wikipédia - parte) 



Laptop da Vaio.

16 de set. de 2020

B. Braun Melsungen

          A empresa B. Braun Melsungen, fabricante de dispositivos médicos, foi criada como uma pequena farmácia ainda em 1839, na Alemanha.
          A dinastia familiar perdura desde então. Mais recentemente, Ludwig Georg Braun, ajudou com grande relevância o desenvolvimento da empresa, aumentando as vendas de US$ 24 milhões, em 1977, para US$ 8 bilhões em 2019.
          Ludwig Theodor Braun, nascido em 1990, filho de Ludwig Georg Braun, é dono de 10% da B. Braun Melsungen.

15 de set. de 2020

Occidental Petroleum (Oxy)

          A Occidental Petroleum Corporation - Oxy, foi fundada em 1920 por Armand Hammer.
          É uma empresa internacional de extração e exploração comercial de petróleo e gás que opera nos Estados Unidos, no Oriente Médio, no Norte de África e na América do Sul.
          A Oxy possui a subsidiária química OxyChem e a Oxy Low Carbon Ventures.
          Na década de 1990, a Oxy passou por uma situação no mínimo curiosa. Seu presidente, "doutor" Ray Irani, tinha um contrato com remuneração mínima anual de 7,5 milhões de dólares, mais a opção de compra de ações no pagamento integral de seus impostos, independentemente do desempenho que a empresa que dirigia viesse a apresentar. E mais: uma cláusula renovava automaticamente o contrato todo dia, estendendo-o sempre para mais sete anos.
          Não foi à toa que a revista Fortune classificou o seu caso como o mais notório exemplo de pagamento generoso por pífia performance.
          Agora vem a parte mais espetacular: em 1997, a direção da empresa resolveu lhe oferecer um novo contrato, alegando a necessidade de estipular uma remuneração atrelada ao desempenho. Por causa disso, lhe "comprou" o velho contrato. Irani, então com 62 anos, acabou recebendo uma bolada de 95 milhões de dólares, correspondente aos salários antecipados dos próximos sete anos. Ou seja, mais de 13 milhões de dólares por ano.
          Quer dizer que ele não recebeu nenhuma remuneração até o ano de 2003? Errado. Ele passou a ter um novo contrato. Por esse contrato, válido por cinco anos, ele tinha o direito a ganhar um salário anual de 1,2 milhão de dólares, fora uma remuneração variável atrelada à performance da empresa.
          Por curiosidade, as ações da Occidental Petroleum subiram 56% desde que Irani assumiu o seu comando em 1990 até novembro de 1997, enquanto o índice Dow Jones, 205%.
          Desde abril de 2016, a empresa é comandada pelo executivo Vicki Hollub.
          A empresa tem sede em Houston, Texas, nos Estados Unidos e tem faturamento anual aproximado de 21,2 bilhões de dólares, considerando dados de 2019.
(Fonte: Wikipédia - Exame - 05.11.1997)

Nvidia

          A fabricante de chips americana Nvidia Corporation foi fundada em 20 de abril de 1993 por Jensen Huang, o atual presidente da empresa, Chris Malachowsky e Curtis Priem.
          A empresa projeta unidades de processamentos gráficos (GPUs) para os mercados de jogos e profissionais, bem como o sistema em unidades de chip (SoCs) para o mercado de computação móvel e automotivo.  A Nvidia expandiu sua presença na indústria de jogos com seus portáteis Shield Portable, Shield Tablet e Shield Android TV.
          Por volta de 2014, a Nvidia tentou direcionar suas baterias para se tornar uma empresa de plataforma focada em quatro mercados – jogos, visualização profissional, data centers e auto. A inteligência artificial seria também um de seus focos.
          No mercado de computação móvel, produz processadores móveis Tegra para smartphones e tablets, bem como sistemas de navegação e entretenimento de veículos.
          Sua linha principal de produtos GPU, denominada "GeForce", está em concorrência direta com os produtos "Radeon" da Advanced Micro Devices (AMD). Além da GeForce, fazem parte de seu portfólio também as marcas Grid, ION, NVS, Quadro, Tegra e Tesla.
          Além da AMD, seus concorrentes incluem Intel, Qualcomm e Arm.
          Em 14 de setembro de 2020, a Nvidia informa que fechou a compra do controle da empresa de chips britânica Arm por US$ 40 bilhões do grupo japonês SoftBank.
          A Nvidia tem sede em Santa Clara, na Califórnia e tem aproximadamente 11.500 funcionários considerando dados de janeiro de 2018.
          O novo chip Nvidia H100, desenvolvido para rodar algoritmos de inteligência artificial, consegue calcular 4 quatrilhões de operações a cada segundo. Essa capacidade de processamento (4.000 teraflops) é 12 vezes maior que a do chip antecessor, o A100, que foi usado para “treinar” a maioria das IAs atuais. Ou seja: o H100 irá possibilitar a criação de algoritmos ainda mais inteligentes, contendo dezenas de trilhões de parâmetros.
(Fonte: Wikipédia/Valor - 14.09.2020 / SuperInteressante - 23.06.2023 - partes)

14 de set. de 2020

Bitz

          Em 14 de setembro de 2020, o Bradesco anunciou a criação do BITZ Serviços Financeiros, nova empresa do grupo, que ingressa no mercado brasileiro de carteiras digitais e contas de pagamento.
          O produto BITZ é uma carteira digital que possibilita aos clientes armazenar dinheiro, fazer pagamentos, transferências, recebimentos, recarga de celular, pagamentos por QR Code e compras on line em uma ampla rede de aceitação, diz o banco. Por meio da nova empresa, o banco passará a ter um portfólio ainda mais completo, promovendo inclusão digital e financeira a uma parcela relevante da população, em um mercado em franca expansão.
          O Bradesco ressalta que o BITZ é resultado de um trabalho com grandes parceiros, no intuito de garantir uma oferta diferenciada aos seus clientes. Com estruturas societária e financeira independentes, o BITZ contará com a expertise e escala que o Bradesco oferece, assim como a sua forte distribuição e solidez.
          O banco diz reafirmar, com o BITZ, o compromisso de presença digital, que tem sido o formato para a democratização de acesso aos serviços financeiros.
          A Cielo, controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil, por sua vez, informou que foi escolhida como prestadora de serviços de tecnologia do BITZ. A carteira digital permitirá aos clientes, dentre outras possibilidades, adicionar dinheiro para fazer pagamentos de contas e boletos diretamente do celular, transferir valores entre contas BITZ, efetuar TEDs e realizar compras em mais de 1,5 milhão de máquinas da Cielo distribuídas em todo o país por meio do QR Code.
(Fonte: jornal Valor - 14.09.2020)







13 de set. de 2020

Josapar

          A Josapar - Joaquim Oliveira S.A. Participações foi fundada em 1922, em Pelotas, no sul do Rio Grande do Sul.
          A empresa tem registro na CVM desde 1988, mas os papéis têm uma liquidez baixíssima, chegando a ficar semanas sem ser negociados.
          É dona das marcas de arroz Tio João, Meu Biju, No Ponto, SupraSoy entre outras. Seus produtos são exportados para mais de 40 países, sendo uma das maiores fornecedoras da rede varejista brasileira.
          A Josapar tem sede em Pelotas, onde tem unidade industrial. Tem unidades industriais também em Itaqui (RS), Campo Largo (PR) e no bairro Prazeres, em Jaboatão dos Guararapes (PE). Possui filiais de distribuição em diversas regiões do país, como Tatuí (SP), Rio de Janeiro, Belém, São Luís, Salvador, 
Fortaleza, Belo Horizonte e Brasília .
          Sua completa infraestrutura de silos em unidades de armazenagem e secagem estão localizadas nas cidades gaúchas de Pelotas, Itaqui, Santa Vitória e Dom Pedrito, garantindo mais qualidade às safras dos produtores.
(Fonte: LinkedIn - parte)


12 de set. de 2020

BAC - Banco America Central

          A instituição financeira americana BAC - Banco America Central, foi fundada em 1974 e está localizada no estado da Flórida, nos Estados Unidos.
          Em 6 de maio de 2019, Octavio de Lazari Júnior, presidente do Bradesco, anunciou o maior investimento do banco fora do Brasil. Foram US$ 500 milhões na compra do BAC.
          O BAC encerrou 2018 com US$ 2,2 bilhões em ativos e US$ 1,8 bilhão em depósitos e patrimônio líquido de US$ 206 milhões.
          Os focos de atuação são a concessão de empréstimos imobiliários e, mais importante, o private bank, que atende os endinheirados. São 10 mil clientes. “Estávamos sentindo falta de uma plataforma nos Estados Unidos para atender os clientes de alta renda”, diz Lazari. “Com a compra do BAC, nossa base de clientes private vai mais do que dobrar.”
          Apesar de o BAC ser um pequeno banco na Flórida, sua plataforma digital tem clientes espalhados por 49 dos 50 estados americanos. Algo que dificilmente passou desapercebido para o comando do Bradesco.
          A instituição financeira adquirida lidera a concessão de empréstimos imobiliários na Flórida para não-americanos com muito dinheiro. O BAC tem cerca de 10 mil clientes private, dos quais 20% são brasileiros. Outros 30% são latino-americanos que residem por lá.
          Por meio dessa aquisição, o Bradesco vai financiar clientes de alta renda nos Estados Unidos. E pode encorpar suas ambições nas finanças digitais. 
(Fonte: Valor - 10.05.2019)

VisasQ

           Em 2002, aos 23 anos, Eiko Hashiba deixou o Goldman Sachs em Tóquio para dar à luz uma criança. Ter que parar para cuidar do bebê a fez se perguntar por que não havia maneiras mais flexíveis para as mulheres continuarem trabalhando no Japão, em vez de deixar o mercado de trabalho depois de 
ter filhos.
          Dez anos depois, essa pergunta ainda estava em sua mente quando ela co-fundou a VisasQ, que oferece serviços de consultoria semelhantes aos da McKinsey & Co. A diferença? Seus consultores não trabalham internamente: eles são consultores externos.
          “Eu tive meu bebê no início da minha carreira e queria algum tipo de trabalho que pudesse continuar, não importa o quê”, disse Hashiba, CEO da VisasQ, em entrevista. A VisasQ é “um serviço que aumenta a capacidade de trabalho de uma pessoa”.
          Eiko ingressou no Goldman Sachs após se formar na prestigiosa Universidade de Tóquio em 2001. Ela deixou o banco depois de apenas um ano para cuidar de seu bebê. Mais tarde, trabalhou na L’Oreal e na empresa japonesa de private equity Unison Capital antes de criar a VisasQ.
          Pessoas de todos os setores se registram como consultores na VisasQ e oferecem sessões de consultoria para clientes em busca de sua experiência. A VisasQ tem mais de 110.000 consultores registrados, de acordo com Hashiba.
          “Minha experiência como mãe trabalhadora me fez perceber que deveria haver indivíduos que gostariam de trabalhar como consultores independentes”, disse Hashiba.
          Hashiba está entre um seleto grupo de mulheres CEOs de empresas japonesas. Apenas 11 das 2.076 empresas listadas que divulgaram as informações, ou menos de 1%, tinham uma mulher como CEO no ano fiscal de 2019, de acordo com dados compilados pela Bloomberg.
          No início da história da empresa, Hashiba disse que os executivos de capital de risco questionavam se ela poderia ter sucesso no papel de CEO como mulher. Eles disseram que a taxa de sucesso era baixa, o que a inspirou a provar que estavam errados, lembrou Hashiba.
          A VisasQ espera aproveitar o crescente número de aposentados no Japão à medida que busca aumentar o número de consultores registrados para milhões. Existem mais de 36 milhões de pessoas no país com 65 anos ou mais, de acordo com dados do governo.
          Yukio Terakawa, chefe de divisão da Yanmar Holdings, disse que planeja continuar servindo como consultor da VisasQ depois que se aposentar. “Todos os anos que se passaram fazendo vários tipos de trabalho duro como ‘assalariado’ não foram à toa”, disse Terakawa. “Quero continuar usando minha experiência, pois será bom para minha vida após a aposentadoria.”
          Daichi Mamada, que trabalha para a Mitsubishi Electric, usou o serviço de consultoria da VisasQ para obter inteligência em um nicho de mercado. “Foi uma experiência de alto valor. Pude obter muitas informações e conhecimentos ”, disse ele. “O serviço de consultoria me permitiu entrar em contato 
direto com pessoas que não consigo alcançar sozinho.”
          A empresa abriu o capital na Bolsa de Valores de Tóquio em março de 2020. Em seis meses as ações da VisasQ subiram 95%. O aumento empurrou o valor de mercado da empresa para cerca de US$ 
238 milhões e tornou Hashiba, que tem uma participação de 52%, multimilionária.
          O investidor veterano Mitsushige Akino soou um alerta. Ele disse que é muito cedo para saber se deve investir na ação. “O negócio precisa de um pouco mais de tempo para que o modelo seja verificado”, disse Akino, diretor executivo sênior da Ichiyoshi Asset Management. “Não sabemos ainda se as empresas que usam o serviço realmente se beneficiarão com a consultoria fornecida. Por enquanto, as pessoas estão comprando as ações com um vago entendimento de que o farão.”
          Hashiba disse que tenta não se preocupar com os movimentos dos preços das ações, preferindo se concentrar no desenvolvimento de longo prazo da empresa. “Estamos nos estágios iniciais do nosso crescimento”, disse ela. “Nosso sonho é que todos os que trabalham duro, mesmo aqueles que têm experiência, mas atualmente não trabalham em tempo integral, se inscrevam na VisasQ.”
(Fonte: Valor Investe - 11.09.2020)

11 de set. de 2020

Baumer

          A Baumer foi criada em 1952, inicialmente como indústria de autopeças, por Manoel Amaral Baumer, então com 22 anos. Pouco tempo depois da inauguração, ele alterou a fábrica para produzir implantes e instrumentais, na época importados e de difícil obtenção. A decisão foi tomada pela necessidade de servir os ortopedistas que atendiam sua esposa, vítima de um acidente de carro.
          Até 1970, os investimentos e produção eram controlados pela Baumer & Cia. Ltda., quando a empresa abriu capital na bolsa (BALM3 e BALM4). A partir de então, passou a se chamar Baumer Equipamento Médico Hospitalar S.A..
          Em 1988 foi constituída a holding “Baumer S.A.”., que responde, desde então, pelo planejamento estratégico e controle financeiro das empresas.
          Em setembro de 1996, a Baumer S.A. assumiu o controle das empresas Baumer Ortopedia e Baumer Hospitalar, que passaram a ser Divisão Ortopedia e Divisão Hospitalar.
          A Baumer produz equipamentos médicos e hospitalares. Fabrica próteses, acessórios, e equipamentos para cirurgias e intervenções ortopédicas. Possui soluções para esterilização e controle de infecções e de resíduos, centro cirúrgico, ortopedia, odontologia, tratamento de feridas e vídeo-cirurgia. 
          Atende hospitais, clínicas, hemocentros, universidades, tanto do serviço público de saúde quanto do privado. Ainda fornece equipamentos para as indústrias farmacêutica, cosmética e alimentícia, além de institutos de pesquisa e laboratórios.
          No Brasil, a Baumer atua de maneira coligada com a Comércio e Importação Erecta, com atuação nas áreas de ortopedia e hospitalar. Também atua de maneira coligada com a A.M. Internacional, importadora com sede no Chile.
          A empresa está localizada em Mogi Mirim, interior do estado de São Paulo.
(Fonte: InfoMoney)

9 de set. de 2020

Caterpillar

Holt Manufacturing Company
          Em 1886 Benjamin Holt constrói a primeira colheitadeira combinada em Stockton, Califórnia. Quatro anos depois, em 1890 Holt constrói o primeiro trator com motor de tração a vapor.
          Em 1892, a Holt Manufacturing Company é incorporada.
          Em 1904, Benjamin Holt testa o protótipo do trator de esteiras movido a vapor pela primeira vez. Dois anos depois, em 1906, Holt testa o primeiro protótipo do trator de esteiras movido à gasolina.
          Em 1909, a Holt compra uma fábrica existente no Leste de Peoria, Illinois.
          Em 1910, a Holt Manufacturing Company regista a "Caterpillar" como marca registrada. Caterpillar, em inglês, significa lagarta, ou esteira (de trator, tanque).


C. L. Best Tractor Co.
          Em 1891 C.L. Best começa a carreira trabalhando para seu pai Daniel Best aos 13 anos.
          Em 1910, C.L. Best inaugura a C.L. Best Gas Traction Co. Em 1912, a  C.L. Best produz o primeiro trator de esteiras.

          
Caterpillar Tractor Co
          Em 1925, a Holt Manufacturing Company e a C. L. Best Tractor Co. se unem nos Estados Unidos para formar a Caterpillar Tractor Co. No mesmo ano, a primeira linha de produtos Caterpillar é constituída de cinco tratores.
          Em 1927, o trator de esteiras Modelo 20 é o primeiro produto novo projetado pela nova empresa.
          Em 1928, a Caterpillar faz sua primeira aquisição comprando a Russell Grader Manufacturing Company.    
          A Caterpillar começou a montar sua base no Brasil em 1954, com a abertura de um escritório na Rua Boa Vista e logo abriu um armazém de peças. Em 1960, criou sua primeira fábrica. A primeira máquina foi a Motoniveladora 12E, a Patrol.
          A unidade de Piracicaba foi inaugurada em 1976. A tecnologia de roda motriz elevada chega ao país nos anos 1980 com o D8L.
          Suas máquinas tiveram participação relevante no desenvolvimento do país. Logo nos primeiros anos da Caterpillar no Brasil suas máquinas estiveram na construção de Brasília (o então presidente Juscelino Kubitschek operou pessoalmente uma delas). Na sequência veio a participação na usina hidrelétrica Itaipu, e rasgaram os túneis da Rodovia dos Imigrantes, entre São Paulo e Santos.
          Em 2010, a Caterpillar inicia atividade na unidade de Campo Largo, na região metropolitana de Curitiba.
          No leque de máquinas estão tratores de esteiras, motoniveladoras, escavadeiras, compactadores, carregadeiras, retroescavadeiras e geradores.
          As soluções integradas oferecidas são aplicadas à construção, mineração, agricultura, energia, manejo florestal e industrial.
          Com a ajuda das exportações brasileiras, a Caterpillar Inc. chega em mais de 120 países. A empresa tem sua sede em Peoria, Illinois, Estados Unidos.
          A Caterpill
(Fonte: revista Exame - 12.05.2004 - Informe Publicitário / Wikipédia - partes)

8 de set. de 2020

Petlove

          Em 2005, o veterinário Márcio Waldman, criador da Petlove, decidiu fechar a clínica que mantinha no bairro paulistano do Bom Retiro para se dedicar exclusivamente ao seu site de produtos para pets, criado seis anos antes. “As vendas online ainda não tinham decolado. Mas sempre achei que o crescimento da clínica era muito baixo comparado ao potencial do e-commerce”, afirma.
          Nos anos seguintes, o empreendedor comprovou o seu faro aguçado para os negócios,  promovendo robusto crescimento das receitas.
          Em fevereiro de 2019, a empresa deu um salto para brigar de vez com os cachorros grandes do setor ao receber um aporte, de valor não revelado, da Tarpon Investimentos, por meio de um fundo estruturado no modelo associativo. A gestora passa a ter uma fatia de 54% no negócio. Os 46% restantes estão divididos entre os fundos Monashees e Kaszek Ventures, e Waldman, que segue como CEO. A Tiger Global, que participou de três rodadas de investimento na companhia, entre 2011 e 2017, deixou a operação. “A Petlove é líder no ambiente digital e acreditamos que com nossa parceria tem 
potencial para o primeiro no segmento como um todo”, diz Pedro Faria, sócio da Tarpon.
          Com a nova injeção de recursos, a Petlove planeja acelerar estratégias que já estavam em andamento na empresa. A primeira delas é transformar o portal em uma grande plataforma que, além dos produtos, abrigaria uma ampla gama de serviços. Esse escopo inclui frentes como a conexão entre os clientes e uma rede de veterinários, ofertas de recursos tecnológicos para esses profissionais, produção de conteúdos e um programa de adoção de pets. O reforço de sua estrutura de logística também está no radar.
          A companhia conta com dois centros de distribuição em Extrema (MG) e Recife (PE). Para 2019, outra prioridade foi aumentar o número de usuários ativos do programa de assinaturas, que permite ao cliente agendar entregas de produtos, em qualquer parte do Brasil, além de conceder descontos de até 10% nos produtos.
          Em março de 2019, a empresa tinha 250 funcionários e aproximadamente R$ 290 milhões de faturamento anual. É a terceira maior empresa do mercado como um todo, atrás apenas da Cobasi e da Petz.
(Fonte: Moacir Drska - 01/03/19)

Expand

          Criada em 1979, a importadora de vinhos Expand dedicou-se desde o início a vender vinhos de ótima procedência, entre os quais alguns dos rótulos mais preciosos do do mundo. Passou por suas adegas, garrafas de Romané-Conti 1985 ao preço de 8.800 dólares e de Château Pétrus, safra de 1982, por 5.400 dólares.
          As oscilações do dólar fizeram a Expand entrasse no crescente - e bem menos sofisticado - mercado de vinhos nacionais.
          No início de 2004, em parceria com a vinícola portuguesa Dão Sul e com o grupo pernambucano Raimundo da Fonte, a Expand investiu 8 milhões de reais no cultivo de 200 hectares de uvas no Vale do São Francisco.
          Otávio Piva de Albuquerque, então presidente da Expand, se convenceu da necessidade de ter uma rede de segurança no começo de 1999, quando, de um dia para o outro, o dólar passou de 1,79 real para 
2,16 reais. Isso impulsionou as vendas de marcas nacionais.
          Considerando dados de maio de 2004, a Expand tinha 2.800 vinhos no catálogo.
(Fonte: revista Exame - 12.05.2004)

4 de set. de 2020

Rinso

          Foi em 1929 que surgiu a Irmãos Lever (Lever Brothers) em São Paulo, à época com 900 mil habitantes. A primeira fábrica foi inaugurada em 1930, na Vila Anastácio, na capital paulista, para produzir o sabão Sunlight no país.
          A Zona Oeste de São Paulo, mais especificamente a Vila Anastácio, teve uma grande contribuição para a indústria de produtos de limpeza do Brasil. Foi ali, no ano de 1953, que surgiu o primeiro sabão em pó brasileiro, o Rinso. Mas a marca não foi criada no Brasil.
          O preço do novo produto era superior ao sabão em pedra comum e a marca teve uma grande dificuldade em convencer as consumidoras sobre suas propriedades de limpeza. Graças a isso, os representantes da Lever, empresa responsável por lançar a novidade, batiam de porta em porta e se ofereciam para fazer uma demonstração no tanque da própria dona de casa.
          A empresa teve que inovar em diversas ações de marketing, como demonstrações em cinemas, teatros e, até mesmo, anúncios publicados em jornais e revistas pela cidade. Diz a lenda que as equipes da Lever percorreram mais de 120 cidades para apresentar o novo sabão e, com isso, o Rinso se tornou um sucesso de vendas em pouquíssimo tempo. Logo após o sucesso da marca Rinso, a Irmãos Lever resolveu lançar o Omo, em 1957.
          Em 1960, a Irmãos Lever passou a ter seu nome mais conhecido pelos brasileiros, quando passou a denominar-se Indústrias Gessy Lever, ao incorporar a rival Companhia Gessy Industrial. 
          A Gessy Lever se deparou com alguma dificuldade de aceitação do público para a marca Omo. Em certas regiões do Paraná e Rio Grande do Sul Rinso tornou-se a metonímia para sabão em pó, como hoje em alguns lugares é o Omo. Mas, em 1965 as vendas do Omo decolaram e superaram o pioneiro Rinso, que foi retirado das prateleiras dos supermercados depois da certeza da migração das consumidoras para o Omo, líder de mercado até hoje.        
(Fonte: São Paulo in Foco - Abrahão de Oliveira - 12.11.2015 - parte)

3 de set. de 2020

Padtec (antiga Ideiasnet)

          A Ideiasnet foi criada em 2000 para investir em novos negócios de tecnologia no auge da bolha da internet. Uma venture capital que investia em projetos de internet. Seus fundadores foram Carlos Mário de Almeida, nascido em 1958 e George Ellis, nascido em 1940. A Ideiasnet passou a ser uma holding que reúne companhias de tecnologia. Passou a ser negociada no mesmo ano na B3 com o ticker IDNT3.
          No mesmo ano de 2000, o Lorentzen Empreendimentos entrou na companhia e uma década depois atingiu 14,2% de participação.
          Em maio de 2008, então perto de seu auge, o grupo EBX de Eike Batista, adquiriu 7,9% de participação por 54 milhões de reais. Após anos a fio - e milhões de reais em investimentos - sem realizar a venda de nenhuma empresa, a entrada de dinheiro novo era inadiável. A decisão resultou no
afastamento dos fundadores que, juntos, passaram a ter menos de 7% da empresa.
George Ellis cedeu a presidência do conselho ao executivo Carlos Aguinaga e Carlos Mário de Almeida deixou a presidência executiva para Luis Reátegui.
          Eike colocou seu irmão Lars Batista na empreitada. Nascido em 1972, Lars era um recém-chegado ao cenário de negócios brasileiro. Ele voltou a morar no país em 2008 após uma temporada de quase duas décadas nos Estados Unidos. Ele deixou a vice-presidência de desenvolvimento da eGames e voltou ao Brasil. Ao lado do irmão Eike Batista, então oitavo homem mais rico do mundo, passou a se ocupar de um novo foco de investimento do grupo EBX - tecnologia. Tornou-se frequentador assíduo
dos corredores de algumas das 16 empresas controladas pela Ideiasnet.
          Em 2009, o EBX se tornou o segundo maior investidor da Ideiasnet, com 13,6% de participação.
          Em junho de 2009, foi vendida a participação na companhia de pagamento online Braspag para o Grupo Silvio Santos por 6 milhões de reais. Em abril de 2010, três empresas de pequeno porte foram
devolvidas a seus fundadores.
          O EBX aumentou ainda mais seu poder de influência em novembro de 2009, após uma oferta pública de ações, quando o grupo quase dobrou sua participação. A partir daquele momento as mudanças aceleraram e as atenções se voltaram para um intensa varredura de portfólio.
          Em meados de 2010, o grupo Ideiasnet tinha em seu portfólio 16 empresas dos setores de
tecnologia, mídia e telecomunicações, das quais dez faturavam até 10 milhões de reais. Nessa época, para novos aportes, a Ideiasnet passou a prospectar apenas companhias com faturamento
entre 5 milhões e 40 milhões de reais.
          Em meados de 2015, entrou em processo de desinvestimento. O único ativo restante foi a Padtec S.A, que teve suas ações de emissão incorporadas em 1º de junho de 2020 – data em que a PDTC3 passou a ser negociada, então no patamar de R$ 2. A ideiasnet mudou sua denominação para Padtec Holding (PDTC3)..
(Fonte: revista Exame - 05.10.2012 / Estadão-Investidor - 20.04.2021 partes))

1 de set. de 2020

Lokal Beer

          O médico Mozart Rodrigues, um dos herdeiros da microcervejaria Lokal Beer, explica que boa parte dos 250 funcionários da empresa (em setembro de 2004) veio da Ambev, como o gerente Pedro Pedrinho, que deixou um cargo de gerência na Ambev para trabalhar na Lokal.
          A Lokal, com sede em Petrópolis, atingiu na época 2,5% do mercado fluminense. Empresas como a Lokal, operam em regiões próximas de suas fábricas, o que reduz o custo de distribuição e permite praticar preços competitivos.
(Fonte: revista Exame - 15.09.2005)