A gigante cervejaria japonesa Kirin é a sexta maior cervejaria do mundo.
Em meados de 2019, a Kirin adquire a americana New Belgium Brewing. A New Belgium se destaca por ser a cervejaria adquirida de maior tamanho, muito maior do que a Dogfish Head por exemplo, o que provavelmente cria oportunidades para que a Kirin possa inserir uma parte de seu
portfólio nas unidades de produção.
A New Belgium é a quarta maior cervejaria artesanal dos EUA entre as independentes (lista da qual ela deixa de fazer parte) segundo a Brewers Association. Fatores muito importantes da história da New Belgium são o seu forte comprometimento com sustentabilidade ambiental, com destaque para investimento em energia solar e a valorização da bicicleta como meio de transporte, e o fato dela ser 100% propriedade de seus 700 funcionários que possuem cotas da cervejaria e receberão um valor financeiro na venda da empresa para a Kirin.
A Kirin, através de sua subsidiária australiana Lion Little World Beverages, tem investido de maneira consistente na aquisição de diversas cervejarias artesanais pelo mundo cuja estratégia inicialmente focou na Oceania e Europa, e agora começa a chegar nos EUA com a compra da New Belgium.
A atividade da Kirin no mercado norte-americano, porém, não é uma novidade por completo. A empresa detém uma participação minoritária de 24,5% na cervejaria nova-iorquina Brooklyn Brewery, adquirida em 2016.
Globalmente se destacam no portfólio artesanal da Kirin a britânica Fourpure Brewing Co e a australiana Little Creatures, sendo esta última um alvo de investimento da japonesa na direção
de ganhar taprooms em diferentes locais do mundo como Califórnia e Londres.
Em agosto de 2022, a Lion Little World Beverages comunica que vendeu suas marcas Fourpure e Magic Rock e deixa o mercado do Reino Unido para se concentrar na América. A venda foi para a Odissey Inns, mais conhecida pela sua atuação no ramo da hotelaria. A Lion havia comprado as duas marcas em 2018, com a intenção de atuar no mercado de artesanais no Reino Unido. Agora, porém, sacramentou sua saída com a venda das duas companhias, além de outros ativos.
(Fonte: Catalisi - 19.11.2019 / Guia da Cerveja - 16.08.2022 - partes)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário