6 de fev. de 2023

Bulgari

           A joalheria italiana Bulgari SpA foi fundada em 1884. No mercado de ações a empresa estreou em 
1995, quando a família Bulgari ofereceu ao público 36% de seu negócio
          Em 1984, assume a empresa Francesco Trapani, nascido em 1957, sobrinho dos acionistas 
principais, os irmãos Paolo e Nicola Bulgari.
          Uma vez no comando, Trapani sugeriu ampliar o catálogo de produtos da esnobe joalheria. Seus tios não concordaram. Eles preferiam ficar fieis à sua estratégia de sempre. Mas em 1992 as vendas caíram e a Bulgari conseguiu passar, raspando, com um lucro perto do zero. Trapani aproveitou para insistir: a Bulgari deveria seguir o exemplo da Cartier e da Tiffany, abarcando outros artigos de luxo. 
Alarmados, Paolo e Nicola cederam.
          Além de gravatas e relógios sofisticados, a Bulgari também lançou perfumes. Nessa área, o convencional seria licenciar a marca a um grande fabricante. Mas Trapani não agiu assim. Em 1992 sua equipe criou perfumes como o Bulgari pour Homme e começou a vender vidro de 50 ml a 390 dólares, preço superior ao de opções mais sofisticadas. A seguir, ofereceu acordos exclusivos de distribuição a lojas cuidadosamente selecionadas. Em pouco tempo os perfumes Bulgari passaram a figurar entre os mais vendidos em pontos charmosos de Londres, Tóquio e Paris.
          Com mais produtos para oferecer, a Bulgari tinha espaço para mais lojas. Partindo de 19 em 1994, Trapani montou uma rede de 64 lojas considerando até meados de 1998. O período de 1992 a 1998 foi particularmente auspicioso para a Bulgari, quando a empresa quadriplicou suas vendas, com fortíssimo crescimento de seu lucro líquido.
(Fonte: revista Exame - 03.06.1998)

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