22 de dez. de 2023

Bird (scooters)

          A Bird há muito se posiciona como parceira para ajudar as cidades a se tornarem verdes. Foi criada em 2017 por Travis VanderZanden e se expandiu rapidamente, impulsionado por grandes investidores do Vale do Silício, incluindo Sequoia Capital e Accel Partners.          
          A Bird, uma empresa de scooters (patinetes) elétricas que foi uma das start-ups que mais rapidamente se tornou um unicórnio.          
          A popularidade scooters elétricas da Bird explodiu antes do início da pandemia de Covid-19, e a empresa arrecadou mais de 275 milhões de dólares em 2019, o que elevou a sua avaliação para 2,5 bilhões de dólares.
          Ao serem forçados ao confinamento em 2020, os clientes pararam de andar de bicicleta, mas a Bird lutou para se recuperar.
          A empresa levantou mais de meio bilhão em financiamento de risco e abriu o capital por meio de uma fusão com uma sociedade de aquisição de propósito específico em 2021, mas o preço de suas ações caiu.
          Mas as perdas da Bird acumularam-se e a empresa foi retirada da Bolsa de Valores de Nova York em setembro de 2023. Isso aconteceu depois que foi admitido no S.E.C. que tinha exagerado as suas receitas durante mais de dois anos; seu fundador, Travis VanderZanden, saiu em junho.
          Na manhã do dia 27 de dezembro de 2023, a Bird, antes avaliada em US$ 2,5 bilhões pelos investidores, entrou com pedido de proteção contra falência, no tribunal federal da Flórida, nos Estados Unidos. Nesse dia as ações da empresa estavam sendo negociadas a menos de US$ 1 por ação.
          Segundo o site americano CNBC, o processo ocorre depois que a Bolsa de Valores de Nova York retirar a empresa do capital, ocorrido em setembro. A Bird não cumpriu os requisitos da bolsa depois de não conseguir manter sua capitalização de mercado acima de US$ 15 milhões por 30 dias consecutivos.
          No pedido de proteção contra falência, ocorrido meses depois de ter sido retirada da Bolsa de Valores de Nova York, a empresa celebrou um acordo “stalking horse”, que garante um retorno mínimo para os credores, mantém o valor dos ativos e proporciona um ambiente de negociação mais estável, de acordo com o comunicado ao mercado. A Bird Canada e a Bird Europe não fazem parte do pedido de quarta-feira da empresa e “continuarão a operar normalmente”, de acordo com o comunicado replicado pela CNBC.
          A Bird disse que usará o processo de falência para facilitar a venda de seus ativos, que espera concluir nos próximos 90 a 120 dias.
          Para ajudá-la a continuar operando, a empresa disse que garantiu US$ 25 milhões em financiamento da Apollo Global Management e de seus credores de segunda garantia. Michael Washinushi, CEO interino da Bird, permanecerá no cargo, enquanto a empresa busca um plano de recuperação que pode envolver a venda de ativos.
          O brilho desta parte outrora movimentada do sector da mobilidade urbana começou a desaparecer. A Micromobility.com, anteriormente conhecida como Helbiz, foi retirada ontem da Nasdaq e outro rival, a Tier Mobility, fez sua terceira rodada de demissões no mês passado.
          As scooters Bird podem ser encontradas em mais de 350 cidades, de Roma a São Francisco. (Os negócios canadenses e europeus da empresa não fazem parte da falência, observou Bird, e continuarão a operar normalmente.) Também tem havido muitas reclamações sobre scooters de aluguel abandonadas lotando calçadas e parques. Paris proibiu o aluguer de e-scooters este ano, uma novidade numa capital europeia, embora ainda permita e-scooters de propriedade privada.
(Fonte: NY Times - 21.12.2023 / Valor - 21.12.2023 - partes)
A row of Bird electric scooters are parked on the side of a city street.
             Bird, a empresa de scooters elétricos, entrou com pedido de proteção contra falência,          meses depois de ter sido retirada da Bolsa de Valores de Nova York.
William DeShazer para o New York Times

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