O porto de Santos, por onde passam produtos importados se torna também porta de saída da bebida brasileira e, porque não dizer, santista. Entre as cervejas que passam pelo porto, há uma que, em seu nome, homenageia o Porto e seus trabalhadores.
Trata-se da Estiva Cervejaria, que nasceu em 2016 para experimentar alquimias e inovar sabores e experiências. Em 2020, inaugurou seu Brewpub (estabelecimentos onde a cerveja é feita e consumida no mesmo local) no primeiro Food Market da região (Praia Palace Food Market), com dois ambientes e deck ao ar livre (pet friendly).
O proprietário da empresa e cervejeiro da marca Ricardo Pereira Veloso, a.o Cadu, conta que o nome surgiu justamente para homenagear o Porto de Santos e os trabalhadores da categoria portuária (lembrando que grande parte dos trabalhadores são estivadores)
Engenheiro de formação e oriundo da indústria, Cadu conta que tudo começou com a paixão pela fabricação caseira. “Em 2010 teve início como diversão, mas vieram os cursos, o aprendizado e a paixão pessoal virou profissão. A nossa intenção é trazer uma cerveja viva, in natura, que traga as características originais, sem química ou adição de qualquer composto e com variedade o suficiente para agradar todos os gostos”.
A cervejaria conta com 20 torneiras de variados estilos em sistema de autoatendimento, bastando o consumidor usar o cartão recarregável da empresa. Para o cliente José Pedro Estrella, essa comodidade é um diferencial. “Dá liberdade de o cliente escolher o que quer, conhecer novos estilos, isso para mim é um diferencial. Mas o sabor é o principal, conheço a cervejaria desde o início e penso
que eles atingiram um padrão de excelência”.
Considerando abril de 2024 como base, a cervejaria gera 12 empregos diretos e mais de 30 indiretos, com uma produção mensal de 15 mil litros.
A sede da empresa é na Avenida Ana Costa, 410 – Gonzaga, em Santos)
(Fonte: Rota da Cerveja Artesanal - Turismo Santos - Abril/2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
▼
Nenhum comentário:
Postar um comentário