29 de abr. de 2024

Cerveja Santista

          Um vitorioso time de futebol, onde jogou Pelé. O maior porto da América Latina. Esses são alguns dos motivos que fazem Santos ser reconhecida em todo planeta. O que muitos não sabem é que um novo produto fabricado na cidade vem ganhando o mundo: a cerveja. As marcas locais, que conquistaram o coração dos santistas, já estão sendo exportadas para diversos países da Europa e até para a China.
          Atualmente (abril de 2024), o município conta com cinco cervejarias e uma produção que ultrapassa os 70 mil litros/mês. A prefeitura lançou a Rota da Cerveja Artesanal de Santos, que permite aos participantes conhecer todas as empresas locais e degustar algumas criações.
          Com grande potencial de crescimento, as cervejarias santistas são recentes. Com produtos de qualidade, elas vêm ganhando cada vez mais espaço na preferência do consumidor. Mas, a relação de Santos com a cerveja é antiga, sendo o Porto o grande responsável, por receber grande parte das cervejas que vinham importadas para o País, desde a chegada da família real portuguesa, em 1808.
          Antes de seguirem para outras regiões, matavam a vontade de muitos santistas, que logo viraram fãs da novidade. De lá pra cá, virou a bebida mais consumida no país e, nos últimos anos, Santos vem resgatando esta história com suas novas fábricas artesanais.
          E ao falar das marcas locais, é impossível não citar a Cervejaria Santista. O proprietário Victor Marsaioli Doneux faz questão de deixar claro que é santista de coração, nascimento e torcida, daí vem o nome da empresa. “Nosso diferencial é fazer cervejas bem elaboradas, com estilos que não são tão comuns por aqui. Trazer novidades sempre, mas sem perder o estilo original da cerveja catalogada”.
          A empresa foi fundada em 2021 com o desejo de resgatar a cultura e a história de Santos, entregando um pouco desse legado a cada gole de seus produtos. Uma das missões propostas no empreendimento é contar a história da Cidade através de rótulos clássicos, modernos e experimentais de cervejas com qualidade, consistência, criatividade e respeito à cultura local.
          Hoje (abril de 2024), a cervejaria produz cerca de 12 mil litros/mês e conta com três funcionários. Entre eles, os irmãos Bartolomeu de França Filho e José Francisco da Silva França, de 52 e 51 anos, respectivamente. Bartolomeu é cozinheiro industrial e conta que está apaixonado pelo ramo cervejeiro. “É algo completamente novo, um caminho que me deram a oportunidade de seguir e já me apaixonei completamente”.
          José, o irmão mais novo, também está empolgado. “Muito feliz com a oportunidade. Estou aprendendo todo o processo de produção, desde a feitura da cerveja até a limpeza e esterilização”.
          A sede da empresa fica na Rua Dr Cochrane, 125 e 127 – Paquetá.
(Fonte: Rota da Cerveja Artesanal - Turismo Santos - Abril/2024)

@cervejariasantista

Nenhum comentário:

Postar um comentário