Foi num dia 1.º de abril, que o Gmail nasceu. Durante seu desenvolvimento, os cofundadores do Google, Larry Page e Sergey Brin,
seguiam a tradição de realizar
pegadinhas no dia da mentira,
como a
abertura de uma vaga de emprego na Lua.
Então, quando o Gmail foi anunciado, no dia 1.º de abril de 2004, oferecendo um gigabyte gratuito de armazenamento – centenas de vezes mais espaço do que os serviços do Yahoo e da Microsoft –, o público ficou incrédulo, pensando se tratar de mais uma brincadeira. Na época, era comum que serviços de e-mail oferecessem aproximadamente 5 megabytes de espaço, ou 200 vezes
menos que o Gmail.
De acordo com a Associated Press, leitores começaram a telefonar e avisar o veículo por e-mail de que eles haviam caído em uma pegadinha com a notícia sobre o lançamento do serviço, tamanha a incredulidade do público. Em um comunicado de imprensa, o Google anunciou o Gmail como uma alternativa à precariedade dos serviços de e-mail existentes, com a ideia de que os usuários nunca mais
precisariam deletar uma mensagem ou quebrar a cabeça para encontrar um e-mail antigo.
Na época, os concorrentes conseguiam armazenar até 60 emails de uma vez, aproximadamente, obrigando o usuário a apagar mensagens antigas. O Gmail aumentou esse limite para aproximadamente 13,5 mil e-mails, o que eliminou a necessidade constante de manutenção da caixa de entrada. Fazendo uso da ferramenta de busca de propriedade do Google, o Gmail também era capaz de encontrar mensagens antigas com precisão e velocidade inéditas, quando comparadas aos serviços disponíveis. Além disso, ele automaticamente organizava e-mails individuais em “conversas”, facilitando a leitura, e separava automaticamente as mensagens de spam em uma pasta.
As propagandas que hoje invadem a caixa de entrada do serviço já era um problema no começo do Gmail, com links patrocinados conforme os assuntos das mensagens. O modelo de publicidade, contudo, era o que viabilizava a gratuidade do serviço, segundo o Google. A partir do dia 1.º de abril de 2004, a versão de teste do Gmail foi oferecida para um pequeno número de usuários, que podiam convidar mais pessoas a utilizarem o serviço – modelo usado também na rede social Orkut. O sistema, no início, tinha capacidade para apenas 10 mil usuários. A escassez fez com que contas de Gmail chegassem a ser vendidas por US$ 250 no eBay. Conforme o Google incorporava novos servidores ao seu serviço de e-mail, a companhia passou a aceitar livremente novos usuários a partir de 14 de fevereiro de 2007, dia dos namorados nos EUA.
Hoje (abril de 2024), o serviço oferece 15 gigabytes gratuitos por conta, compartilhado com Google Photos e Google Drive. Agora, 20 anos depois, contabiliza 1,8 bilhão de contas ativas, o que faz dele o serviço de email mais popular do mundo.
(Fonte: Estadão - 02.04.2024)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Total de visualizações de página
2 de abr. de 2024
Gmail
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário