Total de visualizações de página

15 de set. de 2020

Nvidia

          A fabricante de chips americana Nvidia Corporation foi fundada em 20 de abril de 1993 por Jensen Huang, o atual presidente da empresa, Chris Malachowsky e Curtis Priem.
          A empresa projeta unidades de processamentos gráficos (GPUs) para os mercados de jogos e profissionais, bem como o sistema em unidades de chip (SoCs) para o mercado de computação móvel e automotivo.  A Nvidia expandiu sua presença na indústria de jogos com seus portáteis Shield Portable, Shield Tablet e Shield Android TV.
          Por volta de 2014, a Nvidia tentou direcionar suas baterias para se tornar uma empresa de plataforma focada em quatro mercados – jogos, visualização profissional, data centers e auto. A inteligência artificial seria também um de seus focos.
          No mercado de computação móvel, produz processadores móveis Tegra para smartphones e tablets, bem como sistemas de navegação e entretenimento de veículos.
          Sua linha principal de produtos GPU, denominada "GeForce", está em concorrência direta com os produtos "Radeon" da Advanced Micro Devices (AMD). Além da GeForce, fazem parte de seu portfólio também as marcas Grid, ION, NVS, Quadro, Tegra e Tesla.
          Além da AMD, seus concorrentes incluem Intel, Qualcomm e Arm.
          Em 14 de setembro de 2020, a Nvidia informa que fechou a compra do controle da empresa de chips britânica Arm por US$ 40 bilhões do grupo japonês SoftBank.
          A Nvidia tem sede em Santa Clara, na Califórnia e tem aproximadamente 11.500 funcionários considerando dados de janeiro de 2018.
          O novo chip Nvidia H100, desenvolvido para rodar algoritmos de inteligência artificial, consegue calcular 4 quatrilhões de operações a cada segundo. Essa capacidade de processamento (4.000 teraflops) é 12 vezes maior que a do chip antecessor, o A100, que foi usado para “treinar” a maioria das IAs atuais. Ou seja: o H100 irá possibilitar a criação de algoritmos ainda mais inteligentes, contendo dezenas de trilhões de parâmetros.
(Fonte: Wikipédia/Valor - 14.09.2020 / SuperInteressante - 23.06.2023 - partes)

Nenhum comentário: