Em 1890, Caleb David Bradham saiu da Universidade de Maryland de Medicina, devido aos negócios do seu pai terem ido à falência. Depois de regressar à Carolina do Norte, onde nasceu, foi professor de escola pública durante um ano, e logo depois abriu uma drogaria em New Bern chamada de "Bradham Drug Company", que como muitas outras drogarias daquele tempo, também abrigava uma fonte de soda.
Foi onde Bradham, em 28 de agosto de 1898, inventou uma mistura de extrato de noz de cola, baunilha e óleos raros. Outras fontes falam que surgiu da mistura de açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz moscada. Pouco original no início, chamando a bebida de "Brad's Drink" ("Bebida do Brad"), logo depois mudou o nome para Pepsi-Cola. Bradham nomeou sua bebida após uma combinação dos termos pepsina e cola, pois ele acreditava que a bebida ajudava a digestão bem como a enzima pepsina faz, mesmo que ela não tenha sido usada como um ingrediente. "Dyspepsia", significa basicamente "intestino preso". Seu assistente James Henry King foi o primeiro a provar a nova bebida.
Foi onde Bradham, em 28 de agosto de 1898, inventou uma mistura de extrato de noz de cola, baunilha e óleos raros. Outras fontes falam que surgiu da mistura de açúcar, água, caramelo, óleo de limão e noz moscada. Pouco original no início, chamando a bebida de "Brad's Drink" ("Bebida do Brad"), logo depois mudou o nome para Pepsi-Cola. Bradham nomeou sua bebida após uma combinação dos termos pepsina e cola, pois ele acreditava que a bebida ajudava a digestão bem como a enzima pepsina faz, mesmo que ela não tenha sido usada como um ingrediente. "Dyspepsia", significa basicamente "intestino preso". Seu assistente James Henry King foi o primeiro a provar a nova bebida.
Em 24 de dezembro de 1902, a Pepsi-Cola Company foi incorporada na Carolina do Norte, com Bradham como presidente, e em 16 de junho de 1903 a Pepsi, primeira marca Cola, foi registada. Também em 1903, ele mudou a produção de sua Pepsi-Cola de sua drogaria para um prédio alugado próximo. Em 1905, Bradham começou a vender a Pepsi-Cola com seis garrafas de onça (até este tempo, ele vendera a Pepsi-Cola como um xarope apenas), e concedeu duas franquias de engarrafamento na Carolina do Norte.
O atual logo da Pepsi seria uma alusão ao Feng Shui, a Renascença, o geodínamo terrestre e a teoria da relatividade, entre outros significados.
A Pepsico foi formada em 1965, a partir da fusão da fabricante de salgadinhos Frito Lay com a empresa de bebidas Pepsi-Cola. Donald Kendall, um dos idealizadores do negócio que deu origem à Pepsico, foi o primeiro executivo a presidir a empresa depois de sua formação.
O atual logo da Pepsi seria uma alusão ao Feng Shui, a Renascença, o geodínamo terrestre e a teoria da relatividade, entre outros significados.
A Pepsico foi formada em 1965, a partir da fusão da fabricante de salgadinhos Frito Lay com a empresa de bebidas Pepsi-Cola. Donald Kendall, um dos idealizadores do negócio que deu origem à Pepsico, foi o primeiro executivo a presidir a empresa depois de sua formação.
No final dos anos 1970, a Pepsico enveredou pelo ramo do fast food ao adquirir a Pizza Hut. Depois comprou a Taco Bell e, tempos depois, a KFC. Em 1997, consolidou as três redes em uma única empresa, a Tricon, rebatizada depois de YUM
Em 1994, no Brasil, a Pepsi tinha o domínio local do grupo argentino Baesa.
Em 1994, no Brasil, a Pepsi tinha o domínio local do grupo argentino Baesa.
Em dezembro de 2000, a Pepsi comprou a Quaker - e o Gatorade - por 13,9 bilhões de dólares. Um mês antes, o champanhe já estaria gelando no balde para comemorar a aquisição da Quaker pela Coca Cola quando, no último momento, o acordo foi por água abaixo. Uma testemunha das negociações revelou que o responsável pelo naufrágio da aquisição foi o investidor Warren Buffett, maior acionista individual da Coca-Cola. Foi ele quem convenceu outros grandes acionistas na reunião do conselho que, do jeito que estava sendo fechada a negociação, eles perderiam 10% do valor de suas ações. Resultado: a intenção da Coca em comprar a Quaker, que já havia sido anunciada ao mercado, resultou em fiasco. Buffett matou o negócio e, se sua intenção era proteger suas ações, produziu efeito oposto. Com o anúncio do naufrágio nas negociações, os papeis da Coca caíram 13%.
No Brasil, a subsidiária da Pepsico foi formada pela fusão da Quaker com a Elma Chips. Em outubro de 2003, uma nova marca entrou no portfólio. Por um valor não revelado, a companhia adquiriu a marca popular de achocolatado Mágico, criada pela Arisco e que estava no leque de marcas da Unilever. Com isso, a Pepsico do Brasil passou a ter duas marcas de achocolatado - Toddy e Mágico.
No Brasil, a subsidiária da Pepsico foi formada pela fusão da Quaker com a Elma Chips. Em outubro de 2003, uma nova marca entrou no portfólio. Por um valor não revelado, a companhia adquiriu a marca popular de achocolatado Mágico, criada pela Arisco e que estava no leque de marcas da Unilever. Com isso, a Pepsico do Brasil passou a ter duas marcas de achocolatado - Toddy e Mágico.
No ano de 2005, graças ao lançamento de um refrigerante, o Pepsi Twist, que misturou o tradicional sabor cola com limão, a Pepsi ampliou em 10% sua participação no mercado brasileiro de refrigerantes.
Em outubro de 2006 a indiana Indra Nooyi se tornou a primeira mulher e - mais importante - a primeira executiva nascida fora dos Estados Unidos a comandar a empresa, então já uma potência, e cujos números de 2007 mostravam vendas de 39 bilhões de dólares, operação em 200 países e valor de mercado de mais de 100 bilhões de dólares. Indra substituiu o executivo Steve Reinemund que passou a ocupar uma vaga no conselho de administração. Foi em meados da década de 1990 (1994) que Indra foi contratada com o compromisso de acelerar a expansão global da Pepsico, com o cargo de vice-presidente de planejamento estratégico. O então presidente da companhia, Roger Enrico, contratou-a como diretora da área de fusões e aquisições. Enrico pediu a Indra que elaborasse a estratégia do que deveria ser a corporação no século XXI.
Naquela fase, a Pepsico perdia de maneira retumbante a corrida global para a Coca-Cola (vide origem da marca Coca-Cola neste blog). Enquanto cerca de 30% das vendas da Pepsi vinham de outros países, mais de 70% das vendas da concorrente vinham de fora dos Estados Unidos. Em razão da crescente rejeição a refrigerantes e frituras no mundo todo, a primeira decisão de Indra foi mudar o portfólio da companhia. Em 1997, foi a responsável pela consolidação das redes Pizza Hut, Taco Bell e KFC, até então deficitárias, em uma única empresa chamada Tricon (rebatizada cinco anos mais tarde como Yum) que logo em seguida foi cindida da Pepsico. Na sequência (em 2000), comprou por 14 bilhões de dólares a Quaker (dona das marcas Toddy e Gatorade) e por 3,3 bilhões a fabricante de sucos Tropicana. Alguns anos depois, a Pepsico passou a adquirir empresas fora dos Estados Unidos. Só em 2007, investiu 1,7 bilhão de dólares em aquisições. Boa parte desse volume foi dedicada a mercados emergentes, como a compra da maior fábrica de sucos da Rússia, a Lebedyansky, e a fabricante de salgadinhos brasileira Lucky, dona das marcas Torcida e Fofura. Em 2016, adquiriu a fabricante de bebidas fermentadas Kevita.
A Pepsico, no país, produzia biscoitos, bolachas e assemelhados com a marca Mabel, desde 10 de novembro de 2011 através da subsidiária Cipa Industrial de Produtos Alimentares Ltda. (fundada em 1986, com sede em Aparecida de Goiânia (GO) e com outras três fábricas em Sergipe, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). A Pepsico pagou R$ 800 milhões pela compra da Mabel em 2011. A fabricante de biscoitos foi fundada em 1953 por imigrantes italianos. Um de seus produtos mais famosos era o lanchinho Mirabel.
Em outubro de 2006 a indiana Indra Nooyi se tornou a primeira mulher e - mais importante - a primeira executiva nascida fora dos Estados Unidos a comandar a empresa, então já uma potência, e cujos números de 2007 mostravam vendas de 39 bilhões de dólares, operação em 200 países e valor de mercado de mais de 100 bilhões de dólares. Indra substituiu o executivo Steve Reinemund que passou a ocupar uma vaga no conselho de administração. Foi em meados da década de 1990 (1994) que Indra foi contratada com o compromisso de acelerar a expansão global da Pepsico, com o cargo de vice-presidente de planejamento estratégico. O então presidente da companhia, Roger Enrico, contratou-a como diretora da área de fusões e aquisições. Enrico pediu a Indra que elaborasse a estratégia do que deveria ser a corporação no século XXI.
Naquela fase, a Pepsico perdia de maneira retumbante a corrida global para a Coca-Cola (vide origem da marca Coca-Cola neste blog). Enquanto cerca de 30% das vendas da Pepsi vinham de outros países, mais de 70% das vendas da concorrente vinham de fora dos Estados Unidos. Em razão da crescente rejeição a refrigerantes e frituras no mundo todo, a primeira decisão de Indra foi mudar o portfólio da companhia. Em 1997, foi a responsável pela consolidação das redes Pizza Hut, Taco Bell e KFC, até então deficitárias, em uma única empresa chamada Tricon (rebatizada cinco anos mais tarde como Yum) que logo em seguida foi cindida da Pepsico. Na sequência (em 2000), comprou por 14 bilhões de dólares a Quaker (dona das marcas Toddy e Gatorade) e por 3,3 bilhões a fabricante de sucos Tropicana. Alguns anos depois, a Pepsico passou a adquirir empresas fora dos Estados Unidos. Só em 2007, investiu 1,7 bilhão de dólares em aquisições. Boa parte desse volume foi dedicada a mercados emergentes, como a compra da maior fábrica de sucos da Rússia, a Lebedyansky, e a fabricante de salgadinhos brasileira Lucky, dona das marcas Torcida e Fofura. Em 2016, adquiriu a fabricante de bebidas fermentadas Kevita.
A Pepsico, no país, produzia biscoitos, bolachas e assemelhados com a marca Mabel, desde 10 de novembro de 2011 através da subsidiária Cipa Industrial de Produtos Alimentares Ltda. (fundada em 1986, com sede em Aparecida de Goiânia (GO) e com outras três fábricas em Sergipe, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul). A Pepsico pagou R$ 800 milhões pela compra da Mabel em 2011. A fabricante de biscoitos foi fundada em 1953 por imigrantes italianos. Um de seus produtos mais famosos era o lanchinho Mirabel.
A empresa deixou os biscoitos no Brasil em agosto de 2022, com a venda da Mabel para a Camil, por R$ 152 milhões. A Pepsico teria enfrentado prejuízos com o negócio e Alexandre Carreteiro, CEO da Pepsico Alimentos, disse que a lógica da venda é focar em segmentos de maior crescimento e onde a empresa seja líder ou vice-líder de mercado.
Os jardins da sede mundial da Pepsico, na cidadezinha de Purchase, a cerca de 30 minutos de Manhattan (Nova York) formam uma espécie de museu a céu aberto, com 45 esculturas de artistas como o francês Auguste Rodin e o espanhol Joan Miró. Apesar da vista privilegiada que tem de sua sala, a executiva-chefe e presidente do conselho de administração da Pepsico, Indra Nooyi, cada vez mais tem voltado seus olhos para longe dali - em direção a países emergentes.
Em 3 de outubro de 2018, Indra Nooyi, com 24 anos na companhia, sendo 12 anos no comando, deixa a presidência da Pepsico, então com faturamento anual de US$ 63,5 bilhões, e permaneceria no Conselho de Administração até janeiro de 2019. Em seu lugar entra o executivo Ramon Laguarta, funcionário da empresa há 22 anos e presidente executivo desde setembro de 2017, cargo que fica abaixo ao de diretor-presidente.
O conjunto de marcas da Pepsico é formada por: Pepsi-Cola, Quaker (aveia), Toddynho (chocolate ao leite ), Toddy (chocolate em pó), Kero Coco (água de coco), Stax, Tropicana, Gatorade (energético), Elma Chips (salgadinhos Ruffles, Cheetos, Lay's, Doritos, e as "joias brasileiras" como Torcida e fandangos).
Em 3 de outubro de 2018, Indra Nooyi, com 24 anos na companhia, sendo 12 anos no comando, deixa a presidência da Pepsico, então com faturamento anual de US$ 63,5 bilhões, e permaneceria no Conselho de Administração até janeiro de 2019. Em seu lugar entra o executivo Ramon Laguarta, funcionário da empresa há 22 anos e presidente executivo desde setembro de 2017, cargo que fica abaixo ao de diretor-presidente.
O conjunto de marcas da Pepsico é formada por: Pepsi-Cola, Quaker (aveia), Toddynho (chocolate ao leite ), Toddy (chocolate em pó), Kero Coco (água de coco), Stax, Tropicana, Gatorade (energético), Elma Chips (salgadinhos Ruffles, Cheetos, Lay's, Doritos, e as "joias brasileiras" como Torcida e fandangos).
No final de 2021, a PepsiCo empregava 129.000 pessoas nos Estados Unidos, segundo a Dow Jones. No Brasil, emprega 11 mil pessoas, considerando dados de dezembro de 2022.
(Fonte: revista Exame - 09.11.1994 / 29.10.2003 / 18.01.2006 / 01.02.2006 / 13.08.2008 / / Wikipédia / MSN Economia e Negócios - 04.12.2014 / Exame.com - MSN - 24.08.2015 / S&P Global Market Intelligence / Exame.com - 04.10.2017 / jornal Valor 06.08.2018 / Negócios (Luciana Caczan) - 10.12.2018 / Valor - 08.12.2022 - partes)
German version:
Dieser Champion zählt zu den weltweit führenden Konzernen in der Getränkebranche. PepsiCo verfügt über ein großes Markenportfolio, zu dem neben zahlreichen Pepsi-Cola-Varianten z.B. auch Tropicana und Gatorade gehören. 22 PepsiCo-Produkte erwirtschaften dabei jeweils einen Umsatz von über einer Milliarde Dollar jährlich.
(Fonte: BCDI-Fonds-Service)
Nenhum comentário:
Postar um comentário