Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Levi's

          Em 1848 descobriram ouro na Califórina, EUA, e nos anos seguintes centenas de milhares de pessoas foram para lá na esperança de encontrar o precioso metal. A Corrida do Ouro, como foi chamada, terminou em decepção e fracasso para a maioria das pessoas, mas não para um homem chamado Levi Strauss.
          Levi Strauss nasceu na Alemanha, em 1829, mas quando tinha 18 anos sua família mudou-se para Nova York para se juntar aos irmãos mais velhos que haviam ido antes em busca de fortuna. Pouco depois, Levi Strauss mudou-se para São Francisco, a maior cidade da Corrida do Ouro, para montar uma fábrica de tecidos com a família. Ele acreditava que, com a chegada de mais pessoas, o sucesso seria garantido. Graças ao costureiro Jacob Davis, de Nevada, a empresa começou muito bem. Davis era um dos clientes de Strauss, de quem comprava material para o seu próprio negócio. Ele inventava um jeito de reforçar as calças de trabalho, com uso de rebites de metal, e pediu a Strauss que o ajudasse a implementar a ideia. Juntos, começaram a fazer as primeiras calças jeans.
          Na década de 1880, Strauss vendia calças e jaquetas jeans. Na época, essas roupas eram divulgadas como ideais para trabalhadores. Passaram-se muitos anos até elas virarem um ícone da moda. Todas as calças Levi's têm uma etiqueta vermelha e uma etiqueta maior de couro entre os passantes do cinto. A de couro foi intruduzida em 1886, costurada com linha cor de laranja. A pequena etiqueta vermelha foi acrescentada em 1936.
          O negócio teve tanto sucesso que logo Strauss e Davis estavam produzindo jaquetas e outras peças de vestuário de brim azul e de um tecido de lona marrom conhecido como duck - mas estas não fizeram muito sucesso, então deixaram de fabricá-las.
          Strauss não foi o único fabricante de jeans o século XIX - havia também a empresa Lee, que continua ativa. Em 1902, Levi Strauss morreu e seus quatro sobrinhos assumiram o negócio, trabalhando com Davis até sua morte, em 1908. Hoje, o jeans é produzido e vendido por inúmeras empresas em todo o mundo. A Levi Strauss ainda é bem-sucedida e, embora com sede em São Francisco, tem filiais no mundo todo.
          A operação brasileira da Levi's possui uma loja própria e 72 franquias espalhadas pelo país, considerando dados de novembro de 2007.
          Com receita líquida de aproximadamente US$ 5,6 bilhões em 2018, a Levi Strauss tem 824 lojas operadas pela empresa e cerca de 500 unidades operadas dentro de outras varejistas. No entanto, os produtos da marca são vendidos em mais de 50 mil lojas de varejo em todo o mundo.
          Em 2019, 30 anos depois de sair do mercado e operar como uma empresa privada, a empresa pretende fazer abertura de capital.
(Fonte: Ideias que revolucionaram o mundo - PubliFolha / Valor - 13.02.2019 - partes)

Nenhum comentário: