Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Graal

     Nas principais regiões do Brasil, aos poucos foi se tornando comum pegar uma estrada sem suar frio na hora da parada (no tocante a encontrar combustível de boa qualidade, banheiros limpos e boa comida). Não há quem rode pelo Sudeste do Brasil sem que conheça a quase onipresente rede de postos Graal, a primeira a se estabelecer como uma espécie de "McDonald's das estradas".
     A rede Graal foi fundada pelos irmãos Antônio e Manuel Alves, imigrantes portugueses que se instalaram em São Paulo da década de 1940 e, assim como muitos conterrâneos, começaram no ramo de padarias. Nos anos 1970, em uma viagem à Europa, eles conheceram o conceito de grandes postos de serviços nas autoestradas, algo inexistente no Brasil da época. Trouxeram a ideia para cá e inauguraram em 1974, no quilômetro 461 da rodovia Régis Bittencourt (trecho da BR 116 entre São Paulo e Curitiba), o primeiro posto, batizado de Graal. Manuel explica que o nome era uma referência à lenda do Santo Graal. Mas a história não colou e, como ninguém conhece os irmãos Alves (aparições públicas são raríssimas), surgiu uma série de lendas a respeito da origem do grupo. A mais famosa delas é a de que o apresentador Gugu Liberato é o dono da coisa toda - e Graal seria o acrônimo de Grupo Antônio Augusto Liberato (Gugu é, de fato, sócio de um dos postos, mas é só).
     Atualmente, a Rede Graal é a líder de mercado, com 46 postos-restaurantes espalhados por São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais e Rio Grande do Sul. Com o dinheiro que vem das estradas, os irmãos Alves diversificaram os negócios, investindo também em restaurantes urbanos, tornando-se então, num dos maiores impérios gastronômicos do país. Têm participação na churrascaria Barbacoa (com filiais também na Itália e no Japão); no restaurante América e em outros restaurantes com menor quantidade de filiais como Due Cuochi, Badaró, Rancho Português, Rancho 53 e Gato que Ri. São pelo menos 25 restaurantes, além da rede Graal.
     Em 1984, Antônio e Manuel, com outros sócios, compraram a Choperia Pinguim, uma das mais tradicionais do país, fundada nos anos 1930 em Ribeirão Preto, no interior paulista. Os sócios expandiram a choperia para Brasília e Belo Horizonte, mas, no início de 2016, fecharam uma das três unidades de Ribeirão Preto por causa do baixo movimento.
     Pouco se conhece sobre o que pensam os irmãos Antônio e Manuel sobre os negócios. O que se sabe é que a dupla conseguiu expandir a rede de postos-restaurantes à medida que foi crescendo o movimento nas estradas brasileiras. A rede de relacionamentos foi fundamental. Os irmãos fizeram parcerias com empresas de ônibus para que seus postos se tornassem pontos de parada do itinerário, garantindo um fluxo contínuo de clientes. Um dos exemplos é o grupo JCA (vide origem da marca JCA neste blog), hoje capitaneado por Marcelo Antunes, neto do fundador. Desde os tempos do fundador, Jelson da Costa Antunes, os ônibus do grupo, hoje proprietário das empresas 1001, Cometa, Catarinense e Expresso do sul, param no posto Graal, em todos os itinerários onde há um posto da rede.
     A transição da Rede Graal para uma gestão profissional está no início e ocorre num momento em que novos competidores entram no mercado.
(Fonte: revista Exame - 02.03.2016)

17 comentários:

Unknown disse...

Adorei saber da história, pois, admiro pessoas comercialmente diferenciadas e com visão grande angular. E muito feliz em saber que o pinguim está sob o comando dos irmãos Alves, seguramente este patrimônio perdurará.
Grato.

William Mazer
16 988-095334

Unknown disse...

parabéns para o grupo graal, otimo atendimento

Paulo disse...

Parabéns rede Graal

Unknown disse...

Preços abusivos limpeza e organização impecaveis

Unknown disse...

Preços abusivos!? Aproveitam da condicao do cliente em trânsito

Gilberto Teixeira disse...

Lanches muito caros, abusam da necessidade do cliente em trânsito. Um waffer que custa R$ 1,75 no Graal chega a R$ 5,50 ou mais. Prefiro levar meu próprio lanche, principalmente pelo fator higiene.

Unknown disse...

Preços muito caro sem mais comentários

Unknown disse...

Rede Graal..Limpando seu bolso até o final.

Unknown disse...

Realmente um absurdo, td.muito caro, sao aproveitadores mesmo!

Anônimo disse...

uma latinha de regrigerante 7,00, baratinho, com os preços que cobram tem que estender tapete vermelho para todos os clientes.

Unknown disse...

Preços abusivos ... Limpeza e atendimento bom

Mirian Nunes disse...

A rede Graal é uma grande parceira tb dos guias de turismo, sou guia e sempre paro com meu grupo em alguma rede Graal na estrada e sempre nos tratam com muito carinho, respeito e dedicação, fazemos lanches gratuitamente e ainda recebemos uma cartela que a cada parada é carimbada e assinada pelo gerente e quando a cartela é totalmente preenchida, ganhamos uma cesta básica muito legal, e isso é feito com os guias e os motoristas.
Parabéns ao GRUPO GRAAL, que Deus os abençõe poderosamente!

Unknown disse...

Preços Caro muito caro não precisa ser tanto assim... absurdo

Unknown disse...

Realmente o preço é um caso à parte e bem à parte.
Mas é do mercado.
Lei da oferta e da procura.
Como só tem ele na estrada, a pessoa não tem outra opção, senão pagar.

Unknown disse...

Tbém acho.Haja dinheiro para comer no GRAAL.

Unknown disse...

Adoro o conceito precisamos de mimos e quem gosta paga por eles.Adoro a rede

Unknown disse...

Acho bonito as filiais da rede Graal !! Sempre qdo vou pra Bragança Pta sempre vejo 2 redes Graal pelo caminho da Rod
Fernão Dias