Total de visualizações de página

5 de out. de 2011

Nike

          O nome é uma homenagem a Niké, a deusa da vitória na mitologia grega. Knight, um dos fundadores, a princípio não gostou muito, mas, na ausência de um nome que realmente lhe agradasse resolveu ficar com esse mesmo. Chegou a pensar em "Dimension 6" mas este nome foi vetado.
          A empresa fundada em 1962, por Philip ("Phil") Knight, com nome original de Blue Ribbon Sports (BRS) era originalmente uma distribuidora japonesa fabricante de sapatos Onitsuka Tiger. Tornou-se oficialmente Nike Inc. em 1971, e teve sua marca criada em 1972 pela estudante Carolyn Davidson, por meros 35 dólares. Knight, que começou a vender tênis em 1964 (ano oficial da fundação da Nike), mostrou que é um empreendedor que gosta de mitigar riscos: manteve seu emprego de contador até 1969. A Nike está baseada em Beaverton, no oeste do Oregon, EUA.
          Foi parceiro na fundação da empresa, seu ex-treinador, Bill Bowerman. Phil Knight, aos 20 anos, era um corredor de meia distância de destaque e com um futuro promissor nas pistas de atletismo. No começo, a dupla camelava de universidade em universidade tentando vender seu produto. Eles usavam o porta-malas de um carro Plymouth de Knight como prateleira. A cada estado visitado ele espetava um alfinete colorido no mapa das Estados Unidos. Bowerman tinha uma frase que explicitava bem seu tino para vender seu peixe: "Se você tem um corpo, você é um atleta". Mas a ideia da empresa começou em ambiente acadêmico, desenvolvida em trabalhos na Universidade Stanford.
          No Brasil, a Nike estreitou relações quando começou a patrocinar a seleção brasileira, nos anos 1990. O campo de futebol da sede da Nike (no Oregon) foi batizado com o nome de Ronaldo. Antes, a Nike teve outro momento marcante com o ouro de Joaquim Cruz, que correu os 800 metros na Olimpíada de Los Angeles, em 1984, com um modelo de tênis especial criado pela marca.
          Knight conseguiu passar (e bem) o seu recado. Hoje é impossível não pensar na Nike quando se fala em modelos de empresas bem-sucedidas. Com algumas décadas de existência, a marca tornou-se tão conhecida quanto as centenárias Coca Cola e a Levi's (vide origem das marcas Coca Cola e Levi's neste blog). E o slogan "just do it", conhecido por dez entre dez esportistas. Segundo a Interbrands a marca está avaliada em alguns bilhões de dólares.
          Para os empreendedores, Phil Knight, enfatizando que empreendedores mais jovens são consideravelmente mais bem formados e inteligentes que na sua época, costuma lembrar o que dizia um velho professor seu: "A única vez em que você não pode errar é na última em que tentar".
(Fonte: revista Exame - 01.12.1999 / revista Veja - 30.11.2016 / msn - 19.09.2018 - partes)

3 comentários:

Unknown disse...

A marca "desenho do cometa fazendo curva", na verdade não é um cometa, e sim o rastro do modelo de míssil super sônico chamado NIKE, cujo criado no final da segunda guerra mundial.

Rafael Unplugged disse...

Na verdade, o criador da marca queria um simbolo que remetesse a asa da deusa grega Niké, ao movimento de velocidade e algo que delineasse o sentido "ao topo". E assim surgiu o tão famoso simbolo por apenas $35, fruto de uma desenhista amadora nos anos 70'.

Anônimo disse...

"desenho do comer fazendo curva*, na verdade não é um cometa, o design foi batizado pela design Carolyn Davidson, o desenho nasceu antes da marca e foi batizado de Swoosh. Era uma pobre tradução, a palavra quer dizer "o som produzido por arremetidas repentinas de ar ou de algum liquidi". O significado do desenho e que, diziam os gregos que Nike, a deusa da vitória, podia voar e correr em grandes velocidades, por isso representa uma forma de tipo um boomerang