Blockbuster é um termo utilizado para algo (livros, filmes etc) muito frequentado, comentado e de grande poder, especialmente que é um grande sucesso comercial.
A rede de locadoras americanas Blockbuster chegou a ter mais de 9.000 lojas, 1% delas, no Brasil.
A Blockbuster é um caso clássico quando o assunto são falências de empresas. Muitos são aqueles que, na década de 1990, tinham o costume de frequentar as locadoras e selecionar bons filmes de VHS para assistir em casa. Nos anos 2000, no boom dos CDs e DVDs, a marca também se beneficiou com o aluguel de conteúdos nesse formato, mas não conseguiu antever a onda de streaming que estava surgindo com empresas como a Netflix.
O braço brasileiro da Blockbuster era controlado pela Unibanco Holdings. Em 2001, com o mercado ainda aquecido nesse segmento, a empresa estudou a abertura de franquias da marca para o anos seguintes. As 90 lojas da rede pertenciam ao Unibanco. Essa seria uma maneira rápida de expandir a rede de videolocadoras pelo país.
O mais curioso é saber que a Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix em 2000, quando esta ainda era uma pequena companhia que fazia o delivery de DVDs. Contudo, a marca resolveu apostar todas as suas fichas em um modelo de negócios que estava fadado ao fracasso e em 2013, com uma dívida de 1 bilhão de dólares, acabou decretando a falência, perdendo completamente o espaço para outras marcas.
(Fonte: revista Exame - 31.10.2001 / revista Veja - 09.05.2018 / msn - 09.10.2019 - partes)
A rede de locadoras americanas Blockbuster chegou a ter mais de 9.000 lojas, 1% delas, no Brasil.
A Blockbuster é um caso clássico quando o assunto são falências de empresas. Muitos são aqueles que, na década de 1990, tinham o costume de frequentar as locadoras e selecionar bons filmes de VHS para assistir em casa. Nos anos 2000, no boom dos CDs e DVDs, a marca também se beneficiou com o aluguel de conteúdos nesse formato, mas não conseguiu antever a onda de streaming que estava surgindo com empresas como a Netflix.
O braço brasileiro da Blockbuster era controlado pela Unibanco Holdings. Em 2001, com o mercado ainda aquecido nesse segmento, a empresa estudou a abertura de franquias da marca para o anos seguintes. As 90 lojas da rede pertenciam ao Unibanco. Essa seria uma maneira rápida de expandir a rede de videolocadoras pelo país.
O mais curioso é saber que a Blockbuster teve a oportunidade de comprar a Netflix em 2000, quando esta ainda era uma pequena companhia que fazia o delivery de DVDs. Contudo, a marca resolveu apostar todas as suas fichas em um modelo de negócios que estava fadado ao fracasso e em 2013, com uma dívida de 1 bilhão de dólares, acabou decretando a falência, perdendo completamente o espaço para outras marcas.
(Fonte: revista Exame - 31.10.2001 / revista Veja - 09.05.2018 / msn - 09.10.2019 - partes)
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