Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Estáter

          A butique de fusões e aquisições Estáter foi criada por Pércio de Souza, em 2003. Desde a fundação, ele fez fama e fortuna como articulador de grandes processos de fusão e aquisição, como a venda da Ipiranga para o grupo Ultra, em 2007 e a união entre Casas Bahia e o Pão de Açúcar, em 2009.
          Algum tempo depois, Pérsio passou a aproveitar as comissões recebidas nesse tipo de negócio - mais de 200 milhões de reais - para fazer seus próprios investimentos em companhias consideradas promissoras. A dedicação a essa nova atividade não foi alterada nem mesmo durante a malsucedida negociação para a compra da unidade brasileira do Carrefour pelo Pão de Açúcar, entre junho e julho de 2011, quando Pérsio assessorou Abilio Diniz.
          Considerando-se o portfólio de investimentos controlados pela Estáter no início de outubro 2011,
destacava-se a corretora de seguros TRR Securitas - formada após a compra de duas corretoras menores, a Securitas, em 2009, e a TRR, em 2010 - cuja sede fica no mesmo edifício da Estáter, na avenida Juscelino Kubitscheck, zona sul de São Paulo, apenas cinco andares abaixo. Outro negócio relevante foi a compra de parte da Tecsis, fabricante de pás para energia eólica, com sede em Sorocaba e cujo investimento foi feito em maio de 2011. Além da Tecsis e TRR securitas, a Estáter GI tinha em 2011 em seu portfólio a construtora e incorporadora Dapo. Com sede em Curitiba, a Dapo é uma criação (em setembro de 2007) de Pércio, que desejava voltar a atuar em sua área de formação, a engenharia civil.
          Em agosto de 2011, foi aberto o primeiro escritório da Estáter fora do Brasil, em Londres.
          No início dos anos 1990 Pércio e o chinês Li Young Hong, então executivo de uma trading estatal, cruzaram oceanos e se deslumbraram com as diferenças entre China e Brasil.
          Em maio de 2017, Pércio e Li se tornaram sócios na criação da Estáter China, um braço da empresa brasileira em Pequim, dedicado a identificar e estruturar compra e venda de controle e de participações de companhias entre os dois países.
          A Estáter tem o comando majoritário dos votos da Unipar desde setembro de 2016.
(Fonte: revista Exame - 05.10.2011 / jornal Valor online - 16.05.2017)

Nenhum comentário: