Em novembro de 2025, a JBS juntou sua divisão de couros com o Grupo Viva. Assim nasceu a JBS Viva, uma gigante global do setor.
A JBS e o Grupo Viva anunciaram no dia 25 a criação da JBS Viva, nova companhia que nasce
como líder global no setor de couros, reunindo os ativos de produção e comercialização
das duas empresas. A operação foi formalizada após aprovação do conselho de administração
da JBS e assinatura de um memorando de entendimentos vinculante com a Vanz Holding e a Viposa, acionistas da Viva.
A JBS Viva terá participação acionária dividida igualmente entre a JBS e os acionistas do
Grupo Viva. A governança também será compartilhada: o presidente do conselho e o CFO (diretor financeiro) serão indicados pela JBS, enquanto o CEO e o COO (diretor de operações) ficarão sob responsabilidade do Grupo Viva. A conclusão da transação ainda depende da negociação dos documentos finais, bem como das demais condições, algo considerado usual.
Com 31 fábricas e pelo menos 11 mil funcionários distribuídos pelo Brasil, Itália, Uruguai, Argentina, México e Vietnã, a nova companhia vai processar mais de 20 milhões de couros por ano.
O CEO global da JBS, Gilberto Tomazoni, afirmou em nota que a combinação dos negócios cria uma companhia mais preparada para atuar internacionalmente. “A união com a Viva abre novas oportunidades para todos os mais de 7 mil colaboradores da JBS Couros, que agora passam a fazer parte de um negócio ainda mais robusto e preparado para competir globalmente”, disse. Para ele, a JBS
Viva representa “a união de mais de 70 anos de experiência e reconhecimento internacional”.
Segundo o líder da JBS Couros, Guilherme Motta, o produto segue sendo estratégico dentro da companhia. Ele ressaltou que o couro bovino, coproduto natural da cadeia de proteína, é
transformado em produtos que vão de calçados e bolsas a revestimentos automotivos e mobiliário.
O mercado global de artigos de couro movimentou em 2024 por volta de US$ 498,5 bilhões e deve chegar a US$ 531 bilhões em 2025.
A nova companhia já surge com capacidade é de produzir 20 milhões de peles de couro por ano.
(Fonte: Estadão - 26.11.2025 / InvestNews - 27.11.2025 - partes)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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