Aparecido Savegnago fundou a rede de supermercados Savegnago (lê-se savenhágo) em 1976,
na cidade de Sertãozinho, região de Ribeirão Preto, interior de São Paulo.
Nascido em 1960, Sebastião Edson Savegnago, o Chalim, filho do fundador, é o presidente do Supermercado Savegnago
O negócio permaneceu na família, agora sob a liderança dos filhos. À frente do grupo estão os irmãos Chalim, presidente da rede e vice-presidente do conselho de administração, e Toninho, vice-presidente da rede e presidente do conselho. Parceiros na gestão e no legado, cada um possui 50% do negócio.
Dono de 63 unidades do Savegnago Supermercados, de cinco do Paulistão Atacadista e de três mercados menores, os Savegnago Prático, o grupo está entre os 10 maiores do Estado de São Paulo e entre os 15 maiores do Brasil. Incluindo os centros de distribuição, manutenção, postos de combustível e a sede administrativa – ainda em Sertãozinho –, o Grupo Savegnago emprega mais de 12 mil pessoas.
O endividamento do grupo, diz Chalim, é praticamente zero. Também há pouco espaço para investidores externos. Além das holdings familiares dos dois irmãos e dos fornecedores do grupo, só lucram com o Savegnago os donos dos imóveis e dos terrenos nos quais operam os supermercados.
E eles são menos da metade da rede. Dos 68 prédios nos quais funcionam as unidades Savegnago e Paulistão Atacadista, 37 pertencem à empresa patrimonial do grupo, a Savegnago Empreendimentos e Participações (SEP), que recebe os alugueis pagos pelas unidades. O aluguel que o Savegnago deposita para o próprio Savegnago é o dinheiro que financia a expansão da empresa como um todo.
"Fizemos o caminho da Anhanguera e da Bandeirantes sem quebrar”, diz Chalim, em referência às principais rodovias das regiões que concentram os investimentos do grupo, as de Campinas e de Ribeirão Preto. Já são 22 municípios, todos no interior de São Paulo, que juntos somam 6,7 milhões de habitantes
A identidade caipira é parte do modelo de negócios. Não à toa, o slogan da Savegnago Supermercados é “a rede forte do interior paulista”. Leia com sotaque: FoRte. InterioR; com o “erre” retroflexo, puxado – traduz melhor o espírito interiorano.
(Fonte: InvestNews 09.12.2024 / 08.08.2025 - partes)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
Total de visualizações de página
9 de nov. de 2025
Savegnago Supermercados
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário