Em 1907, o russo Louis B. Mayer, nascido em 1885, compra e reforma um teatro próximo a Boston. Dez anos depois, em 1917, lança o Louis B. Mayer Pictures e, em 1924, com Marcus Loew, forma a Metro Goldwyn Mayer.
Com romances e histórias familiares que se tornaram clássicos, Louis Mayer fez da MGM a maior fábrica de filmes dos Estados Unidos.
Em 1925, o estúdio descobre Greta Garbo.
Uma desavença, com Irving Thalberg, chefe de produção, em 1932, divide o estúdio.
Em 1936 Louis Mayer era o executivo mais bem pago dos Estados Unidos
Mayer desiste do controle da Metro em 1948.
Louis B. Mayer não quis apenas fazer os melhores filmes do cinema. Ele foi um ideólogo decidido na usar om poder da indústria cinematográfica para espalhar o que considerava ser a moral mais apropriada para o público americano. Foi assim - com romances, histórias familiares e temas patrióticos - que Mayer fez da MGM a maior fábrica de filmes do mundo na primeira metade do século
XX.
Mayer criou o slogan "Mais estrelas do que há no paraíso" para a MGM.Por seus estúdios passaram astros como Judy Garland, Clark Gable, Elezabeth Taylor, Ava Gardner, Greta Garbo, Robert Taylor. Ajudou a criar clássicos do cinema como Ben-Hur, Grande Hotel e O Mágico de Oz.
Em maio de 2021, após uma semana de especulações, a Amazon comprou o estúdio de cinema MGM, por US$ 8,45 bilhões. É a segunda maior aquisição da longa lista de compras da empresa de Bezos, atrás apenas da Whole Foods. Agora, tem nomes de peso como 007, RoboCop e Rocky Balboa para brigar com o Netflix e a mais variada gama de serviços de filmes e séries on demand que surgiram nos últimos anos. A MGM tem 4 mil filmes e 17 mil horas de séries em seu catálogo. É o início de mais
um capítulo da guerra do streaming.
(Fonte: Exame - 15.12.1999 - parte)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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21 de ago. de 2025
MGM - Metro Goldwyn Mayer
20 de ago. de 2025
American Eagle Outfitters
A American Eagle Outfitters, Inc. foi fundada em 1977 pelos irmãos Jerry e Mark Silverman como subsidiária da Retail Ventures, Inc., empresa que também possuía e operava a Silverman's Menswear.
Em 1977, a primeira loja American Eagle Outfitters foi inaugurada no Twelve Oaks Mall, em Novi, Michigan.
Os Silverman venderam metade de sua participação acionária em 1980 para a família Schottenstein e o restante em 1991.
A American Eagle é uma varejista (americana) de roupas e acessórios com sede na SouthSide Works em Pittsburgh, Pensilvânia. A empresa é a controladora da Aerie, Unsubscribed e Todd Snyder.
A empresa vende jeans, camisas polo, camisetas estampadas, boxers, agasalhos e trajes de banho. O público-alvo da American Eagle são estudantes universitários e do ensino médio, do sexo masculino e feminino, embora adultos mais velhos também usem a marca.
Os Silverman venderam metade de sua participação acionária em 1980 para a família Schottenstein e o restante em 1991.
A American Eagle é uma varejista (americana) de roupas e acessórios com sede na SouthSide Works em Pittsburgh, Pensilvânia. A empresa é a controladora da Aerie, Unsubscribed e Todd Snyder.
A empresa vende jeans, camisas polo, camisetas estampadas, boxers, agasalhos e trajes de banho. O público-alvo da American Eagle são estudantes universitários e do ensino médio, do sexo masculino e feminino, embora adultos mais velhos também usem a marca.
Em fevereiro de 2006, a American Eagle lançou a submarca de lingerie aerie, voltada para mulheres americanas de 15 a 22 anos. Além de lingeries, como sutiãs e outras peças íntimas, a linha aerie vende roupas de dormitório, roupas esportivas, roupas de lazer, acessórios e roupas de dormir. O que começou como uma submarca rapidamente se tornou um conceito independente, apresentando uma linha completa de fitness, chamada aerie f.i.t. A marca aerie é vendida nas lojas American Eagle Outfitters, no site da American Eagle e em lojas de varejo aerie independentes. A primeira loja aerie independente foi inaugurada em agosto de 2006 em Greenville, Carolina do Sul, e foi seguida por mais duas lojas de teste no final daquele ano.
Em meados de 2007, a American Eagle transferiu sua sede de Warrendale, Pensilvânia, para um local mais urbano no complexo SouthSide Works, em Pittsburgh. O custo dos prédios e da propriedade adjacente foi de aproximadamente US$ 21 milhões (excluindo acabamento interno e custos adicionais de construção). Os endereços dos prédios são 19 Hot Metal Street e 77 Hot Metal Street, com os números simbolizando a inauguração da primeira loja em 1977. O Campus Southside Works inclui uma garagem privativa, um laboratório para cada marca, um estúdio fotográfico e um refeitório interno. Outros escritórios ficam em Nova York (design e produção).
Em meados de 2007, a American Eagle transferiu sua sede de Warrendale, Pensilvânia, para um local mais urbano no complexo SouthSide Works, em Pittsburgh. O custo dos prédios e da propriedade adjacente foi de aproximadamente US$ 21 milhões (excluindo acabamento interno e custos adicionais de construção). Os endereços dos prédios são 19 Hot Metal Street e 77 Hot Metal Street, com os números simbolizando a inauguração da primeira loja em 1977. O Campus Southside Works inclui uma garagem privativa, um laboratório para cada marca, um estúdio fotográfico e um refeitório interno. Outros escritórios ficam em Nova York (design e produção).
Em outubro de 2008, a American Eagle lançou a 77kids, uma linha de roupas voltada para crianças de dois a dez anos. Inicialmente um conceito exclusivamente online, a AEO abriu sua primeira loja 77kids em 15 de julho de 2010, no The Mall at Robinson, em Pittsburgh, e outras oito lojas seguiram naquele ano. A expansão continuou ao longo do ano fiscal de 2011.
A American Eagle abriu sua primeira loja canadense em 2001, após adquirir ativos da Dylex. Em 2010, a AEO abriu lojas no Kuwait, Riad e Dubai. Uma loja em Kaslik, Líbano, foi inaugurada em 15 de outubro de 2011. Uma loja no Cairo, Egito, foi inaugurada no final de 2011. Em setembro de 2011, duas lojas foram inauguradas em Moscou, Rússia. Sua primeira loja na Jordânia foi inaugurada em novembro de 2011, no novíssimo Taj Mall. Sua primeira loja em Tóquio, Japão, foi inaugurada em 18 de abril de 2012. A primeira loja em Tel Aviv, Israel, foi inaugurada em fevereiro de 2012,[34] após a varejista de roupas israelense FOX assinar um contrato com a AEO, e expandiu-se para Jerusalém. Há também lojas em Pequim, Xangai e Hong Kong. A American Eagle Outfitters inaugurou sua primeira loja nas Filipinas em março de 2013.
A American Eagle abriu sua primeira loja canadense em 2001, após adquirir ativos da Dylex. Em 2010, a AEO abriu lojas no Kuwait, Riad e Dubai. Uma loja em Kaslik, Líbano, foi inaugurada em 15 de outubro de 2011. Uma loja no Cairo, Egito, foi inaugurada no final de 2011. Em setembro de 2011, duas lojas foram inauguradas em Moscou, Rússia. Sua primeira loja na Jordânia foi inaugurada em novembro de 2011, no novíssimo Taj Mall. Sua primeira loja em Tóquio, Japão, foi inaugurada em 18 de abril de 2012. A primeira loja em Tel Aviv, Israel, foi inaugurada em fevereiro de 2012,[34] após a varejista de roupas israelense FOX assinar um contrato com a AEO, e expandiu-se para Jerusalém. Há também lojas em Pequim, Xangai e Hong Kong. A American Eagle Outfitters inaugurou sua primeira loja nas Filipinas em março de 2013.
A American Eagle também abre lojas no México. A primeira foi inaugurada na Cidade do México, no Fashion Mall Perisur, em 20 de fevereiro de 2013, e no Centro Santa Fe, em junho. Outra loja foi inaugurada em Guadalajara, no final de 2013, no Fashion Mall Galerías Guadalajara. Em 2014, a empresa financiou o resgate e a reforma do parque de bolso Jardín Edith Sánchez Ramírez, na Cidade do México.
A American Eagle Outfitters anunciou em 15 de maio de 2012 que venderia ou fecharia todas as 22 lojas 77kids até o final de julho de 2012. Em 3 de agosto de 2012, a American Eagle Outfitters concluiu a venda de suas lojas 77kids para a Ezrani 2 Corp, uma empresa formada por Ezra Dabah, ex-presidente e CEO da The Children's Place. Ezrani renomeou a loja para "Ruum" em 2013.
A American Eagle Outfitters anunciou em 15 de maio de 2012 que venderia ou fecharia todas as 22 lojas 77kids até o final de julho de 2012. Em 3 de agosto de 2012, a American Eagle Outfitters concluiu a venda de suas lojas 77kids para a Ezrani 2 Corp, uma empresa formada por Ezra Dabah, ex-presidente e CEO da The Children's Place. Ezrani renomeou a loja para "Ruum" em 2013.
A American Eagle expandiu-se para o Reino Unido em novembro de 2014, abrindo lojas em Westfield London, Westfield Stratford City e Bluewater. A loja Westfield London foi inaugurada em 14 de novembro de 2014, a loja Westfield Stratford City em 17 de novembro de 2014 e a loja Bluewater em 19 de novembro de 2014. Todas as operações no Reino Unido foram encerradas, com o website do Reino Unido fechado e todas as lojas do Reino Unido fechadas até o final de julho de 2017.
A AEO entrou no mercado chileno em setembro de 2015, com a inauguração de sua primeira loja no shopping Parque Arauco. Após sua chegada ao mercado chileno, a expansão da empresa concentrou-se em Santiago.
A American Eagle Outfitters abriu sua primeira loja em Muscat, Omã, em 3 de outubro de 2015.A empresa estreou no mercado indiano em junho de 2018, com a inauguração da primeira loja no DLF Mall of India, em Noida.[43] Atualmente, opera 17 lojas em todo o país.
Em novembro de 2015, a American Eagle Outfitters adquiriu a marca homônima de Todd Snyder, bem como sua Tailgate Clothing Company, uma marca focada em vestuário universitário vintage. A American Eagle inicialmente se concentrou nas universidades da Southeastern Conference e Big Ten, na esperança de ganhar mais popularidade entre seu público-alvo de adolescentes e estudantes universitários.
Em 2020, a American Eagle Outfitters inaugurou sua primeira loja em Praga, República Tcheca, no outlet Fashion Arena Prague Outlet. Em 2023, a AEO inaugurou sua primeira loja no Uruguai, o Punta Carretas Shopping.
Em janeiro de 2023, a empresa operava 1.175 lojas American Eagle, 175 lojas Aerie e 12 lojas Todd Snyder nos EUA, Canadá, México e Hong Kong.
(Fonte: Wikipédia)
Em novembro de 2015, a American Eagle Outfitters adquiriu a marca homônima de Todd Snyder, bem como sua Tailgate Clothing Company, uma marca focada em vestuário universitário vintage. A American Eagle inicialmente se concentrou nas universidades da Southeastern Conference e Big Ten, na esperança de ganhar mais popularidade entre seu público-alvo de adolescentes e estudantes universitários.
Em 2020, a American Eagle Outfitters inaugurou sua primeira loja em Praga, República Tcheca, no outlet Fashion Arena Prague Outlet. Em 2023, a AEO inaugurou sua primeira loja no Uruguai, o Punta Carretas Shopping.
Em janeiro de 2023, a empresa operava 1.175 lojas American Eagle, 175 lojas Aerie e 12 lojas Todd Snyder nos EUA, Canadá, México e Hong Kong.
(Fonte: Wikipédia)
19 de ago. de 2025
Palantir
A empresa americana de software Palantir Technologies Inc foi fundada em 6 de maio de 2003 por Peter Thiel, Alex Karp, Joe Lonsdale, Stephen Cohen e Nathau Gettings.
A empresa de software e serviços de informática é especializada em serviços para o governo dos Estados Unidos.
A empresa de software e serviços de informática é especializada em serviços para o governo dos Estados Unidos.
É especializada em análise e integração de grandes volumes de dados. Sua proposta é fornecer plataformas capazes de reunir e interpretar informações complexas de diferentes fontes, de registros governamentais a bancos de dados corporativos para identificar padrões, prever riscos e apoiar decisões estratégicas.
Em 2004, o sócio fundador Alex Karp assume a posição de CEO.
Desde 2010, a empresa presta serviços também para clientes da área financeira.
A Palantir tem sede em Denver, Colorado, nos EUA e conta com 1200 funcionários.
(Fonte: Época Negócios / Wikipédia - partes)
A Palantir tem sede em Denver, Colorado, nos EUA e conta com 1200 funcionários.
(Fonte: Época Negócios / Wikipédia - partes)
15 de ago. de 2025
Relógios Públicos de Nichile
No início do século XX, a instalação de relógios em vias públicas tinha o objetivo de fornecer a hora com precisão aos pedestres. Ainda assim, havia carência desses equipamentos, bem como diversos atrasos, que demandavam manutenção constante e atrapalhavam a população.
Os relógios públicos eram instalados em frontões de igrejas (quando públicos) ou em fachadas de estabelecimento comerciais (quando particulares) - a exemplo do conhecido relógio da Casa Hanau, antiga joalheria paulistana que teve seu equipamento instalado em 1909.
Os relógios públicos de Nichile foram um conjunto de relógios instalados na década de 1930 nas cidades brasileiras de São Paulo, Santos e Guarujá, no estado de São Paulo.
Foi uma iniciativa particular desenvolvida pelo então publicitário Octávio de Nichile, que pretendia suprir esta demanda, juntamente com a ideia de vender os espaços para propaganda presentes na própria estrutura dos postes que sustentavam os relógios, uma ideia inovadora na época. Os relógios foram patenteados em 1930.
Ao todo, foram instalados oito relógios (de Nichile) localizados em logradouros distintos. Deles, restou apenas o exemplar da Praça Antônio Prado, no centro da cidade de São Paulo, que foi tombado pela prefeitura pelo seu valor histórico no ano de 1992.
Segundo o antigo jornal A Gazeta, os relógios eram:
"...formados por uma escadaria de legítimo granito contornando a base de cimento armado em forma de pyramide-truncada e toda revestida de azulejos artísticos. Da base eleva-se uma imponente coluna de ferro fundido em estilo jônico. Ao alto da coluna existe um quadrilátero fechado por vidro fosco pintado à fogo..."
Os relógios públicos eram instalados em frontões de igrejas (quando públicos) ou em fachadas de estabelecimento comerciais (quando particulares) - a exemplo do conhecido relógio da Casa Hanau, antiga joalheria paulistana que teve seu equipamento instalado em 1909.
Os relógios públicos de Nichile foram um conjunto de relógios instalados na década de 1930 nas cidades brasileiras de São Paulo, Santos e Guarujá, no estado de São Paulo.
Foi uma iniciativa particular desenvolvida pelo então publicitário Octávio de Nichile, que pretendia suprir esta demanda, juntamente com a ideia de vender os espaços para propaganda presentes na própria estrutura dos postes que sustentavam os relógios, uma ideia inovadora na época. Os relógios foram patenteados em 1930.
Ao todo, foram instalados oito relógios (de Nichile) localizados em logradouros distintos. Deles, restou apenas o exemplar da Praça Antônio Prado, no centro da cidade de São Paulo, que foi tombado pela prefeitura pelo seu valor histórico no ano de 1992.
Segundo o antigo jornal A Gazeta, os relógios eram:
"...formados por uma escadaria de legítimo granito contornando a base de cimento armado em forma de pyramide-truncada e toda revestida de azulejos artísticos. Da base eleva-se uma imponente coluna de ferro fundido em estilo jônico. Ao alto da coluna existe um quadrilátero fechado por vidro fosco pintado à fogo..."
Nas caixas de vidro fosco eram inseridos anúncios e lâmpadas elétricas, que também contribuíam para iluminação pública.
Eram construídos pela empresa Relógios Michelini.
Os relógios começaram a ser implantados em 1930, sendo o último em 1935. Alguns substituíam relógios da própria prefeitura.
O relógio (de Nichile) de Santos foi instalado em 1936 na praia do Gonzaga, em frente ao Atlântico Hotel, em local já reconhecidamente turístico na ocasião. A inauguração foi realizada com a presença do prefeito e da banda musical do Corpo de Bombeiros, sendo no mesmo dia e local inaugurada a Fonte Luminosa da cidade.
O relógio de Nichile, entretanto, não apresentou bom funcionamento e foi desinstalado após apenas dois anos, em torno de 1940.
Segundo o relojoeiro responsável por sua manutenção, o suíço Louis Krahenbuhl em entrevista para o jornal Cidade de Santos, relata que não havia cobertura dos mostradores, e a água das chuvas empoçava na coluna e nas caixas de vidro. Com o calor, a água evaporava dentro das caixas, impedindo o funcionamento do relógio. Foram instaladas lâmpadas dentro da coluna para estimular a evaporação da água, mas o pagamento da luz ficou a cargo da empresa de Octávio de Nichile e a luz foi cortada. Como os problemas permaneceram, optou-se pelo desmonte do relógio.
Desde 1935, um equipamento de 8 metros de altura mostra a hora certa para os paulistanos que circulam pela Praça Antônio Prado, entre os edifícios Martinelli e Altino Arantes, no centro. Conhecido por Relógio De Nichile, a peça (de 1935) é a única sobrevivente entre as seis idênticas instaladas na mesma época em pontos como a Praça da Sé e o Largo do Arouche. Foi inaugurado em 5 de abril de 1935 e, desde a morte de Octávio de Nichile no ano de 1986, sua manutenção ficou sob os cuidados de seus filhos, especialmente de Gilberto de Nichile, atual responsável pela preservação do aparelho.
Eram construídos pela empresa Relógios Michelini.
Os relógios começaram a ser implantados em 1930, sendo o último em 1935. Alguns substituíam relógios da própria prefeitura.
O relógio (de Nichile) de Santos foi instalado em 1936 na praia do Gonzaga, em frente ao Atlântico Hotel, em local já reconhecidamente turístico na ocasião. A inauguração foi realizada com a presença do prefeito e da banda musical do Corpo de Bombeiros, sendo no mesmo dia e local inaugurada a Fonte Luminosa da cidade.
O relógio de Nichile, entretanto, não apresentou bom funcionamento e foi desinstalado após apenas dois anos, em torno de 1940.
Segundo o relojoeiro responsável por sua manutenção, o suíço Louis Krahenbuhl em entrevista para o jornal Cidade de Santos, relata que não havia cobertura dos mostradores, e a água das chuvas empoçava na coluna e nas caixas de vidro. Com o calor, a água evaporava dentro das caixas, impedindo o funcionamento do relógio. Foram instaladas lâmpadas dentro da coluna para estimular a evaporação da água, mas o pagamento da luz ficou a cargo da empresa de Octávio de Nichile e a luz foi cortada. Como os problemas permaneceram, optou-se pelo desmonte do relógio.
Desde 1935, um equipamento de 8 metros de altura mostra a hora certa para os paulistanos que circulam pela Praça Antônio Prado, entre os edifícios Martinelli e Altino Arantes, no centro. Conhecido por Relógio De Nichile, a peça (de 1935) é a única sobrevivente entre as seis idênticas instaladas na mesma época em pontos como a Praça da Sé e o Largo do Arouche. Foi inaugurado em 5 de abril de 1935 e, desde a morte de Octávio de Nichile no ano de 1986, sua manutenção ficou sob os cuidados de seus filhos, especialmente de Gilberto de Nichile, atual responsável pela preservação do aparelho.
Mas, sem os anunciantes pretendidos, o gasto mensal com a “herança” gira em torno de 4 000 reais. “Vou cuidar do relógio e zelar pela memória de meu pai enquanto estiver vivo”, diz Gilberto de Nichile.
O quadro seguinte, onde constam sete, indica as principais informações dos relógios de Nichile.
(Fonte: Wikipédia / Veja São Paulo 18.11.2016/01.06.2017 - partes)
O quadro seguinte, onde constam sete, indica as principais informações dos relógios de Nichile.
Localização | Cidade | Inauguração | Desmonte | Conservação | |
---|---|---|---|---|---|
Largo do Arouche | São Paulo | 1930 | 1933 | Demolido | |
Estação do Norte (atual Estação Brás) | São Paulo | 1930 | 1933 | Demolido | |
Praça Ramos de Azevedo | São Paulo | 23 de dezembro de 1933 | Desconhecido | Demolido | |
Praça da Sé | São Paulo | 24 de janeiro de 1935 | Desconhecido | Demolido | |
Praça Antonio Prado (antigo Largo do Rosário) | São Paulo | 5 de abril de 1935 | - | Preservado | |
Relógio do Gonzaga | Santos | 9 de julho de 1936 | 1940 | Demolido | |
Relógio de Pitangueiras | Guarujá | posterior a 1935 | Desconhecido | Demolido |
(Fonte: Wikipédia / Veja São Paulo 18.11.2016/01.06.2017 - partes)
12 de ago. de 2025
Chilli Beans
A Chilli Beans (feijão com pimenta, em inglês, em tradução livre) iniciou suas atividades em 1997 sob o comando do empresário Caito Maia, que abriu um pequeno estande no Mercado Mundo Mix - feira de moda voltada para o público jovem -, em São Paulo, comercializando óculos de sol com design focado nas tendências fashion. Chamou a atenção pela oferta de produtos modernos e de qualidade, com preços acessíveis.
A Chilli Beans é a maior empresa de óculos solares e acessórios de moda da América Latina. Seu portfólio inclui óculos de sol, armações de grau, relógios, roupas e lentes de prescrição.
A Chilli Beans é a maior empresa de óculos solares e acessórios de moda da América Latina. Seu portfólio inclui óculos de sol, armações de grau, relógios, roupas e lentes de prescrição.
Em 2000, a Chilli Beans abriu o primeiro quiosque num shopping. A companhia tem como sócio o fundo de investimento Gávea, que pagou estimados 100 milhões de reais por menos de 30% da companhia — avaliada, assim, em cerca de 330 milhões de reais.
Em 2022, foi considerada a empresa de varejo mais admirada pelos consumidores no segmento de óticas e óculos escuros, do IBEVAR.
Em 2022, foi considerada a empresa de varejo mais admirada pelos consumidores no segmento de óticas e óculos escuros, do IBEVAR.
Considerando números de 2023, a empresa mantém aproximadamente 700 franquias em todo o Brasil, estando presente em todos os estados, além de possuir lojas em outros países como China, Estados Unidos, Peru, Portugal, México, Tailândia, Colômbia, Chile, Bolívia, Kuwait e Emirados Árabes Unidos.
Sua sede é em São Paulo.
(Fonte: Wikipédia - parte)
5 de ago. de 2025
UnionPay
A operadora de cartões chinesa UnionPay é a maior operadora do mundo em volume de transações. A UnionPay já conta com mais de 9 bilhões de cartões emitidos em mais de 180 países, considerando números do início de agosto de 2025.
Em meados de 2025, a operadora chinesa anunciou sua entrada no mercado brasileiro provavelmente ainda em 2025. A entrada deve acontecer por meio de uma parceria com uma fintech brasileira.
Com cerca de 40% do mercado global de transações com cartões, a UnionPay pode representar uma nova frente de concorrência às gigantes Visa e Mastercard, predominantes no Brasil. Embora ainda pouco conhecida no país, a empresa já opera com aceitação parcial em zonas comerciais brasileiras, por meio de redes como Rede e Stone.
(Fonte: Época Negócios - 05.08.2025)
30 de jul. de 2025
Keeta (Meituan)
A empresa (aplicativo) de delivery Keeta é uma marca internacional da chinesa Meituan, a maior empresa de delivery de restaurantes do mundo.
Tony Qiu é o CEO da Keeta. Rongjun MU é co-fundador da Meituan.
Em maio de 2025, a empresa divulgou um investimento de US$ 1 bilhão (cerca de R$ 5,6 bilhões) para iniciar sua operação brasileira no mesmo ano (2025). O anúncio aconteceu durante uma cerimônia em Pequim, que tinha a presença do CEO da empresa, Wang Xing, e do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.
A Meituan vai começar a operação no Brasil em novembro de 2025. Por meio da Keeta, abre o escritório em São Paulo no penúltimo mês do ano e começa a rodar com os primeiros entregadores na cidade antes da virada do calendário. A meta é chegar até 15 regiões metropolitanas até o meio de 2026.
A informação foi divulgada em um vídeo publicado nas redes sociais da empresa em 23 de julho de 2025. A gigante chinesa afirmou que construirá uma rede nacional de entregas e projeta contar com 100 mil entregadores parceiros já no seu primeiro ano de operação.
A chegada da Keeta, gigante do delivery global, ao Brasil, é uma notícia e tanto para o mercado e, principalmente, para nós, consumidores. Mais concorrência significa mais benefícios!
A entrada de um player global como a Keeta no cenário brasileiro de delivery promete agitar as coisas e trazer um fôlego novo para quem ama pedir comida e produtos online.
Com um novo concorrente de peso, a tendência é que os preços fiquem mais atraentes. Espera-se promoções agressivas, cupons de desconto e fretes mais em conta como estratégia para conquistar e fidelizar clientes.
A concorrência estimula a inovação e a busca por excelência. Os aplicativos precisarão aprimorar seus serviços, desde a velocidade da entrega até o atendimento ao cliente, para se destacarem.
Conhecida por sua expertise tecnológica, a Keeta pode trazer novas funcionalidades e uma experiência de usuário mais fluida e eficiente, elevando o padrão dos apps de delivery no país.
"Na China, onde temos mais de 14,8 milhões de comerciantes ativos, criamos programas de treinamento para ajudá-los a melhorar suas operações de diversas maneiras. Contamos com mais de 2.300 instrutores e já ajudamos cerca de 13,7 milhões de comerciantes a construir restaurantes mais inteligentes e digitais, que atraem mais clientes, operam com mais eficiência e aumentam sua receita”, afirma em nota Tony Qiu.
A chegada da plataforma no Brasil ocorre um ano de grandes disputas no setor do delivery de comida pronta.
Entre o fim de abril e o início de maio de 2025, três aplicativos de delivery anunciaram investimentos bilionários para disputar este mercado. Além dos R$ 5,6 bilhões da Meituan, o Rappi anunciou que investirá R$ 1,4 bilhão ao longo dos próximos três anos. Já a 99Food retorna ao país com R$ 1 bilhão.
O momento de acirramento das disputas no setor ocorre após o líder do segmento no Brasil, o iFood, ser proibido no final de 2023 de fechar contratos de exclusividade com redes com mais de 30 restaurantes. A norma foi estabelecida pelo Cade, junto com um conjunto de regras para cercear práticas anticompetitivas no setor.
Na disputa por espaço, as empresas estão em uma corrida de benefícios ofertados para os estabelecimentos e para os entregadores. As medidas incluem isenção de taxas para os restaurantes e aumento da remuneração de motoqueiros e ciclistas.
A chegada da Keeta é um sinal claro de que o mercado de delivery no Brasil está em constante evolução, beneficiando diretamente quem usa esses serviços.
A entrada de um player global como a Keeta no cenário brasileiro de delivery promete agitar as coisas e trazer um fôlego novo para quem ama pedir comida e produtos online.
Com um novo concorrente de peso, a tendência é que os preços fiquem mais atraentes. Espera-se promoções agressivas, cupons de desconto e fretes mais em conta como estratégia para conquistar e fidelizar clientes.
A concorrência estimula a inovação e a busca por excelência. Os aplicativos precisarão aprimorar seus serviços, desde a velocidade da entrega até o atendimento ao cliente, para se destacarem.
Conhecida por sua expertise tecnológica, a Keeta pode trazer novas funcionalidades e uma experiência de usuário mais fluida e eficiente, elevando o padrão dos apps de delivery no país.
"Na China, onde temos mais de 14,8 milhões de comerciantes ativos, criamos programas de treinamento para ajudá-los a melhorar suas operações de diversas maneiras. Contamos com mais de 2.300 instrutores e já ajudamos cerca de 13,7 milhões de comerciantes a construir restaurantes mais inteligentes e digitais, que atraem mais clientes, operam com mais eficiência e aumentam sua receita”, afirma em nota Tony Qiu.
A chegada da plataforma no Brasil ocorre um ano de grandes disputas no setor do delivery de comida pronta.
Entre o fim de abril e o início de maio de 2025, três aplicativos de delivery anunciaram investimentos bilionários para disputar este mercado. Além dos R$ 5,6 bilhões da Meituan, o Rappi anunciou que investirá R$ 1,4 bilhão ao longo dos próximos três anos. Já a 99Food retorna ao país com R$ 1 bilhão.
O momento de acirramento das disputas no setor ocorre após o líder do segmento no Brasil, o iFood, ser proibido no final de 2023 de fechar contratos de exclusividade com redes com mais de 30 restaurantes. A norma foi estabelecida pelo Cade, junto com um conjunto de regras para cercear práticas anticompetitivas no setor.
Na disputa por espaço, as empresas estão em uma corrida de benefícios ofertados para os estabelecimentos e para os entregadores. As medidas incluem isenção de taxas para os restaurantes e aumento da remuneração de motoqueiros e ciclistas.
A chegada da Keeta é um sinal claro de que o mercado de delivery no Brasil está em constante evolução, beneficiando diretamente quem usa esses serviços.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 30.07.2025 / LinkedIn / Valor - 30.07.2025 - partes)
29 de jul. de 2025
Softplan
A empresa de software catarinense Softplan atua com softwares para construção, processos jurídicos e gestão pública. O Grupo Softplan surgiu em 1990, em Florianópolis.
Em junho de 2025, a empresa desmembrou sua operação para o setor privado, a Starian, responsável por 54% da receita líquida. Sob este guarda-chuva estão as soluções para a indústria da construção. A operação tem mais de 9 mil clientes.
Assim como a Softplan, que acumula 13 operações de fusões e aquisições em sua história, sendo 12 nos últimos 5 anos, a Starian já anunciou que também tem o crescimento inorgânico como via de expansão.
A venda de uma fatia minoritária da Softplan passou para a segunda fase. Em fins de julho de 2025, passou a receber propostas vinculantes e atraiu fundos, locais e internacionais, que compram participação em empresas, de acordo com fontes. A venda pode movimentar cerca de R$ 550 milhões. O processo de venda tem foco na área de softwares para o setor de construção e começou em maio (2025), assessorado pelo Bank of America, segundo as fontes. O objetivo é vender uma fatia ao redor de 30% da companhia. Em 2024, a empresa teve receita líquida de vendas de R$ 544,6 milhões, crescimento anual de 13%, lucro operacional de R$ 54 milhões e lucro líquido consolidado de R$ 23,7 milhões.
Em junho de 2025, a empresa desmembrou sua operação para o setor privado, a Starian, responsável por 54% da receita líquida. Sob este guarda-chuva estão as soluções para a indústria da construção. A operação tem mais de 9 mil clientes.
Assim como a Softplan, que acumula 13 operações de fusões e aquisições em sua história, sendo 12 nos últimos 5 anos, a Starian já anunciou que também tem o crescimento inorgânico como via de expansão.
A venda de uma fatia minoritária da Softplan passou para a segunda fase. Em fins de julho de 2025, passou a receber propostas vinculantes e atraiu fundos, locais e internacionais, que compram participação em empresas, de acordo com fontes. A venda pode movimentar cerca de R$ 550 milhões. O processo de venda tem foco na área de softwares para o setor de construção e começou em maio (2025), assessorado pelo Bank of America, segundo as fontes. O objetivo é vender uma fatia ao redor de 30% da companhia. Em 2024, a empresa teve receita líquida de vendas de R$ 544,6 milhões, crescimento anual de 13%, lucro operacional de R$ 54 milhões e lucro líquido consolidado de R$ 23,7 milhões.
(Fonte: Estadão - 29.07.2025)
18 de jul. de 2025
Lecar
A Lecar surge em 2022 e com ela o sonho de ser a primeira montadora brasileira de veículos híbridos e elétricos. É estabelecida a primeira unidade em Caxias do Sul, na Serra Gaúcha. Dá-se início ao design e engenharia do Lecar 459.
Em agosto de 2024, O design e as tecnologias do Lecar 459 Híbrido Flex com Range Extender, são finalizadas. Iniciam-se as preparações para a fase de prototipagem e futura produção em larga escala. A Lecar não faz um carro sozinha. Por isso, conta com parceiros estratégicos da cadeia global de fornecimento, como Horse, WEG, Pirelli, Winston Power e Hepu.
(Fonte: site da empresa)
O desenvolvimento do primeiro protótipo do Lecar 459 Híbrido Flex com Range Extender é feito em 2023. É aprovado o terreno em Sooretama, no Espírito Santos para a construção da fábrica. Inicia-se a Montagem dos primeiros protótipos.
Devido a tendências globais, a Lecar descontinua, ainda em 2023, o projeto 100% elétrico e foca no desenvolvimento do Lecar 459 Híbrido Flex com Range Extender, adaptando-se às necessidades do mercado. Dá-se início ao desenvolvimento do Lecar 459 Híbrido. A Lecar obtém incentivos fiscais. Começa a pré-reserva do 1º carro híbrido no Brasil, Lecar 459. A Lecar obtém incentivos fiscais. Começa a pré-reserva do 1º carro híbrido no Brasil, Lecar 459. A Lecar anuncia a construção de nossa fábrica de carros brasileira em Sooretama, com início de produção previsto para 2026, reforçando o compromisso com a indústria nacional.
Com 90.000 metros quadrados de área construída em um terreno amplo e sustentável, a fábrica será um espaço de tecnologia, inovação e formação. Localizada em Sooretama, a 119 quilômetros de Vitória e estrategicamente posicionada às margens da BR-101, a fábrica de carros brasileira é focada em veículos híbridos elétricos e será um marco da indústria nacional.Em agosto de 2024, O design e as tecnologias do Lecar 459 Híbrido Flex com Range Extender, são finalizadas. Iniciam-se as preparações para a fase de prototipagem e futura produção em larga escala. A Lecar não faz um carro sozinha. Por isso, conta com parceiros estratégicos da cadeia global de fornecimento, como Horse, WEG, Pirelli, Winston Power e Hepu.
(Fonte: site da empresa)
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