A primeira receita de "danone", como o produto ficou conhecido, era vendida unicamente em farmácias. O fundador Isaac Carasso, membro de uma família judia de origem espanhola, cresceu na Grécia. Mas foi em Barcelona que se estabeleceu e começou a produzir o que na época era considerado um alimento exótico em boa parte da Europa: o iogurte. A motivação inicial era dar uma opção saudável ao filho Daniel, apelidado de Danon, em catalão, de onde saiu o nome do produto/empresa. Uma outra versão é que Carasso juntou as três primeiras letras de Daniel e acrescentou a palavra one, pois o menino era seu primogênito. Carasso estava fora de questão - parecia nome de revolucionário russo assassinado. Mais tarde a sede da companhia se mudou para Paris, onde, aliás, Daniel morreu aos 103 anos em 2009.
A Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. A empresa lançou um comercial protagonizado por um garoto bilíngue, cujo sucesso foi tanto que a Danone teve de tirá-lo do ar: o iogurte esgotou nas prateleiras dos supermercados.
Nos últimos anos da década de 1990, a Danone comprou duas marcas para se fortalecer no setor de biscoitos: a Mineira Aymoré e a Campineira. A Campineira, fabricante dos biscoitos Triunfo e Ritz, foi comprada 1997 do imigrante português Armindo Dias.
Em dezembro de 2000, a empresa adquire a Leite Paulista. A Danone buscava reforçar sua posição no mercado de produtos lácteos frescos. A união das marcas fez da Danone a maior empresa do segmento de lácteos frescos do Brasil e consolidou a sua posição no mercado brasileiro.
Em 1º de abril de 2004, a Danone, juntamente com a Arcor, anunciaram uma fusão na área de biscoitos, criando a maior empresa do ramo na região meridional da América do Sul. A operação combina os ativos das duas companhias na Argentina (marca Bagley), Brasil e Chile, somando uma receita líquida de cerca de US$ 300 milhões. A marca LU de biscoitos, pertencente à Danone, não entrou no negócio.
A fabricante argentina, responsável pela gestão da nova empresa, ficou com participação majoritária na nova sociedade, com 51%. Os demais 49% ficarão nas mãos da companhia francesa. O acordo foi assinado em Buenos Aires pelos presidentes dos dois grupos, Franck Riboud (Danone) e Luis Pagani (Arcor).
A Arcor Brasil, que com isso reforça sua atuação com a produção de biscoitos, absorveu as duas fábricas em que a Danone possui participação: a unidade industrial de Contagem (MG), que produz os biscoitos Aymoré, e a fábrica de Campinas (SP), da marca Triunfo. A marcas Aymoré, Triunfo e mais a Bagley na Argentina haviam sido compradas pela Danone nos anos 1990.
Em 2016, a Danone comprou, por 10 bilhões de dólares, a americana White Waves, fabricante de produtos orgânicos e opções de base vegetal para iogurtes tradicionais. Um exemplo é a bebida Silk, à base de amêndoa. A marca entrou no Brasil em 2017.
A Danone iniciou suas atividades no Brasil em 1970, com o lançamento do primeiro iogurte com polpa de frutas. A empresa lançou um comercial protagonizado por um garoto bilíngue, cujo sucesso foi tanto que a Danone teve de tirá-lo do ar: o iogurte esgotou nas prateleiras dos supermercados.
Nos últimos anos da década de 1990, a Danone comprou duas marcas para se fortalecer no setor de biscoitos: a Mineira Aymoré e a Campineira. A Campineira, fabricante dos biscoitos Triunfo e Ritz, foi comprada 1997 do imigrante português Armindo Dias.
Em dezembro de 2000, a empresa adquire a Leite Paulista. A Danone buscava reforçar sua posição no mercado de produtos lácteos frescos. A união das marcas fez da Danone a maior empresa do segmento de lácteos frescos do Brasil e consolidou a sua posição no mercado brasileiro.
Em 1º de abril de 2004, a Danone, juntamente com a Arcor, anunciaram uma fusão na área de biscoitos, criando a maior empresa do ramo na região meridional da América do Sul. A operação combina os ativos das duas companhias na Argentina (marca Bagley), Brasil e Chile, somando uma receita líquida de cerca de US$ 300 milhões. A marca LU de biscoitos, pertencente à Danone, não entrou no negócio.
A fabricante argentina, responsável pela gestão da nova empresa, ficou com participação majoritária na nova sociedade, com 51%. Os demais 49% ficarão nas mãos da companhia francesa. O acordo foi assinado em Buenos Aires pelos presidentes dos dois grupos, Franck Riboud (Danone) e Luis Pagani (Arcor).
A Arcor Brasil, que com isso reforça sua atuação com a produção de biscoitos, absorveu as duas fábricas em que a Danone possui participação: a unidade industrial de Contagem (MG), que produz os biscoitos Aymoré, e a fábrica de Campinas (SP), da marca Triunfo. A marcas Aymoré, Triunfo e mais a Bagley na Argentina haviam sido compradas pela Danone nos anos 1990.
Em 2016, a Danone comprou, por 10 bilhões de dólares, a americana White Waves, fabricante de produtos orgânicos e opções de base vegetal para iogurtes tradicionais. Um exemplo é a bebida Silk, à base de amêndoa. A marca entrou no Brasil em 2017.
A Danone é proprietária também da marca de laticínios Shefa, da água mineral Bonafont e da marca de probióticos naturais Activia.
Em setembro de 2018, a Danone lança produtos naturais desenvolvidos para o mercado brasileiro. As bebidas são à base de água gaseificada e suco de fruta, sem adoçantes nem conservantes. Para o lançamento, a companhia criou nova marca. Há dois sabores para esse tipo de bebida e duas opções de chá com frutas sob o nome 4U (pronuncia-se for you). Em 2023, a Danone, numa revisão de portfólio, deixou de operar diretamente a marca de leite Paulista no Brasil e decidiu licenciá-la para a empresa catarinense Tirol.
(Fonte: livro Casa da Mãe Joana (Reinaldo Pimenta) / revista Exame - 17.05.2000 / 04.10.2000 / 12.12.2018 / 18.09.2019 / Valor - 17.06.2024 - partes)
English version:
With its mission to bring health through food to as many people as possible, Danone is a world leading food company built on four business lines: Fresh Dairy Products, Early Life Nutrition, Waters and Medical Nutrition. Through its dual economic and social project, and its mission, the company aims to create shared value for all its stakeholders: its 100,000 employees, consumers, customers, suppliers and shareholders.
English version:
With its mission to bring health through food to as many people as possible, Danone is a world leading food company built on four business lines: Fresh Dairy Products, Early Life Nutrition, Waters and Medical Nutrition. Through its dual economic and social project, and its mission, the company aims to create shared value for all its stakeholders: its 100,000 employees, consumers, customers, suppliers and shareholders.
Present in over 130 markets, the company generated sales of €21.1 billion in 2014, with more than half in emerging countries. The company's brand portfolio features international brands (Activia, Actimel, Danette, Danonino, Danio, Evian, Volvic, Nutrilon/Aptamil, Nutricia) and local brands (Prostokvashino, Aqua, Bonafont, Mizone, Blédina, Cow & Gate, Dumex).
Listed on Euronext Paris and on the OTCQX market via an ADR (American Depositary Receipt) program, Danone is a component stock of leading social responsibility indexes including the Dow Jones Sustainability Indexes, Vigeo and the Ethibel Sustainability Index. Danone is also ranked no. 1 in the 2013 ATNI index.
This is in keeping with a business model that aims to create value shared among all stakeholders—not only shareholders, but also employees, business partners, public authorities and local communities.
(Fonte: Linkedin - parte)
Listed on Euronext Paris and on the OTCQX market via an ADR (American Depositary Receipt) program, Danone is a component stock of leading social responsibility indexes including the Dow Jones Sustainability Indexes, Vigeo and the Ethibel Sustainability Index. Danone is also ranked no. 1 in the 2013 ATNI index.
This is in keeping with a business model that aims to create value shared among all stakeholders—not only shareholders, but also employees, business partners, public authorities and local communities.
(Fonte: Linkedin - parte)
Nenhum comentário:
Postar um comentário