No início dos anos 1960, aos 22 anos, José Isaac Peres, nascido em 1940, estudava na Faculdade Nacional de Economia, na Universidade Federal do Rio de Janeiro, e tinha acabado de deixar um emprego de corretor de imóveis. Filho de um imigrante judeu que no final da década de 1920 havia deixado Bagdá, no Oriente Médio, para viver no Rio de Janeiro, Peres decidiu aventurar-se no mundo dos negócios. Abriu um pequeno escritório e fundou a Veplan Imobiliária. Era o embrião do grupo Veplan, cujo controle Peres vendeu em meados da década de 1970.
O primeiro negócio da nova empresa surgiu através de um amigo, Lívio Civiletti, um cantor italiano que tinha acabado de casar com uma mulher riquíssima. Civiletti vendera um apartamento da mulher por cerca de 150.000 dólares e adquirira outros imóveis. Tinha ainda muito dinheiro sobrando. Peres convenceu o amigo a aplicar a sobra na compra de um terreno e tratou de conseguir financiamento para a construção de um edifício. Concluído o empreendimento, Peres e Civiletti ganharam muito dinheiro.
A virada em direção aos shoppings começou na década de 1970, quando Peres era um dos sócios da Veplan-Residência, empresa que havia participado da construção do Shopping Ibirapuera. Quatro anos mais tarde, ele passou adiante suas ações da Veplan e abriu a Multiplan, no Rio de Janeiro, no mesmo setor da construção e incorporação imobiliária. A oportunidade de mudar de ramo surgiu quase que por acaso.
Em 1977, Peres seguia de carro de Belo Horizonte para Nova Lima, em Minas Gerais, para visitar uma fazenda do banqueiro Júlio Bozano. No local, os dois pretendiam construir um condomínio residencial. Ao passar por um trevo da BR-040, a 7 quilômetros da capital mineira, o empresário esqueceu tudo o resto. Estava ali, pensou ele, um excelente terreno para erguer um grande centro comercial.
Na época chamaram-no de maluco, pois ninguém acreditava que as pessoas iriam tão longe para fazer compras. O BH Shopping, construído nesse local, foi o primeiro da série de seis shoppings controlados pela Multiplan. Depois vieram os outros: o Morumbi, em São Paulo, o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, o Park, em Brasília, e o Cascais, em Portugal. Além do Barra-shopping, é claro. O grupo Bozano, Simonsen, foi parceiro da Multiplan em vários empreendimentos. Os fundos de pensão da IBM, Telebras, BNDES e Siderúrgica Tubarão eram investidores do grupo Multiplan.
A história do surgimento do trevo como símbolo, talvez seja mais simbólico que o próprio nome. Ele surgiu logo após a inauguração do primeiro shopping, o BH Shopping, em Belo Horizonte, em 1979. Ninguém sabia onde era o shopping, um pouco afastado do centro da cidade. As informações dadas pelos que o conheciam continham muito a expressão "em frente ao trevo". Trevo traz sorte, traz pessoas. Daí para usar o trevo como símbolo foi um pulo.
A Multiplan (empreendimentos imobiliários) começou, em 1979, como incorporadora imobiliária. Depois, migrou para o planejamento, construção e administração de shopping centers.
O grupo Bozano , Simonsen, foi parceiro da Multiplan em vários empreendimentos. Os fundos de pensão da IBM, Telebras, BNDES e Siderúrgica Tubarão eram investidores do grupo Multiplan.
Nas várias vezes em que assistiu ao filme O Velho e o Mar, inspirado no livro do escritor americano Ernest Hemingway, Peres diz ter tirado lições preciosas. A principal delas: quanto maior o peixe, maior deve ser a paciência do pescador.
A maior tacada de seus negócios até então foi dada no segundo semestre de 1994. Peres concluiu a ampliação do Barra-Shopping na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que o transformou no então maior shopping da América Latina. O Barra Shopping passou a figurar na lista dos dez maiores empreendimentos do gênero existentes no mundo. Passou a ter 540 lojas, nove cinemas, 52 bares e restaurantes e 7.000 vagas de estacionamento, quatro quilômetros de vitrine. Haja pernas para os consumidores conhecerem o primeiro mega mall brasileiro. Sua expansão foi inaugurada em 20 de setembro de 1994. A ampliação custou aos incorporadores45 milhões de dólares.
O primeiro negócio da nova empresa surgiu através de um amigo, Lívio Civiletti, um cantor italiano que tinha acabado de casar com uma mulher riquíssima. Civiletti vendera um apartamento da mulher por cerca de 150.000 dólares e adquirira outros imóveis. Tinha ainda muito dinheiro sobrando. Peres convenceu o amigo a aplicar a sobra na compra de um terreno e tratou de conseguir financiamento para a construção de um edifício. Concluído o empreendimento, Peres e Civiletti ganharam muito dinheiro.
A virada em direção aos shoppings começou na década de 1970, quando Peres era um dos sócios da Veplan-Residência, empresa que havia participado da construção do Shopping Ibirapuera. Quatro anos mais tarde, ele passou adiante suas ações da Veplan e abriu a Multiplan, no Rio de Janeiro, no mesmo setor da construção e incorporação imobiliária. A oportunidade de mudar de ramo surgiu quase que por acaso.
Em 1977, Peres seguia de carro de Belo Horizonte para Nova Lima, em Minas Gerais, para visitar uma fazenda do banqueiro Júlio Bozano. No local, os dois pretendiam construir um condomínio residencial. Ao passar por um trevo da BR-040, a 7 quilômetros da capital mineira, o empresário esqueceu tudo o resto. Estava ali, pensou ele, um excelente terreno para erguer um grande centro comercial.
Na época chamaram-no de maluco, pois ninguém acreditava que as pessoas iriam tão longe para fazer compras. O BH Shopping, construído nesse local, foi o primeiro da série de seis shoppings controlados pela Multiplan. Depois vieram os outros: o Morumbi, em São Paulo, o RibeirãoShopping, em Ribeirão Preto, o Park, em Brasília, e o Cascais, em Portugal. Além do Barra-shopping, é claro. O grupo Bozano, Simonsen, foi parceiro da Multiplan em vários empreendimentos. Os fundos de pensão da IBM, Telebras, BNDES e Siderúrgica Tubarão eram investidores do grupo Multiplan.
A história do surgimento do trevo como símbolo, talvez seja mais simbólico que o próprio nome. Ele surgiu logo após a inauguração do primeiro shopping, o BH Shopping, em Belo Horizonte, em 1979. Ninguém sabia onde era o shopping, um pouco afastado do centro da cidade. As informações dadas pelos que o conheciam continham muito a expressão "em frente ao trevo". Trevo traz sorte, traz pessoas. Daí para usar o trevo como símbolo foi um pulo.
A Multiplan (empreendimentos imobiliários) começou, em 1979, como incorporadora imobiliária. Depois, migrou para o planejamento, construção e administração de shopping centers.
O grupo Bozano , Simonsen, foi parceiro da Multiplan em vários empreendimentos. Os fundos de pensão da IBM, Telebras, BNDES e Siderúrgica Tubarão eram investidores do grupo Multiplan.
Nas várias vezes em que assistiu ao filme O Velho e o Mar, inspirado no livro do escritor americano Ernest Hemingway, Peres diz ter tirado lições preciosas. A principal delas: quanto maior o peixe, maior deve ser a paciência do pescador.
A maior tacada de seus negócios até então foi dada no segundo semestre de 1994. Peres concluiu a ampliação do Barra-Shopping na Barra da Tijuca, Rio de Janeiro, que o transformou no então maior shopping da América Latina. O Barra Shopping passou a figurar na lista dos dez maiores empreendimentos do gênero existentes no mundo. Passou a ter 540 lojas, nove cinemas, 52 bares e restaurantes e 7.000 vagas de estacionamento, quatro quilômetros de vitrine. Haja pernas para os consumidores conhecerem o primeiro mega mall brasileiro. Sua expansão foi inaugurada em 20 de setembro de 1994. A ampliação custou aos incorporadores45 milhões de dólares.
Em 24 de novembro de 2021, a Multiplan anunciou a inauguração do Park Jacarepaguá, 20º shopping center da sua carteira. Localizado na zona oeste do Rio de Janeiro, tem mais de 230 lojas, sendo que 95% já estão ocupadas. A Multiplan investiu R$ 770 milhões no empreendimento e, juntamente com o os aportes dos lojistas, superam a marca de R$1 bilhão.
A Multiplan informou em 2 de agosto de 2022 que exerceu o direito de preferência e adquiriu, por R$ 340 milhões, a fatia de 49,9% do shopping DiamondMall, em Belo Horizonte, pertencente ao Clube Atlético Mineiro. Com isso, a companhia passa a deter 100% de participação no empreendimento. Em agosto de 2022, a Multiplan divulga que assumirá a administração do Parque Shopping Maceió pelos próximos cinco anos, passando a administrar todos os 20 shoppings do seu portfólio. O empreendimento era administrado pela Aliansce Sonae.
No início de 2023, a Multiplan assinou um acordo para a aquisição de 24,95% do shopping center DiamondMall, em Belo Horizonte, detidos até então pelo Clube Atlético Mineiro. Dessa forma, a participação da companhia passa de 50,1% para 75,05%.
Em 9 de outubro de 2023, a Multiplan concluiu a aquisição de 4,1% do Ribeirão Shopping, por R$ 76 milhões, elevando, portanto, a participação da companhia na propriedade para 86,5%
A sede da Multiplan fica num prédio no centro do Rio. De lá, avista-se a Baía da Guanabara, as pequenas ilhotas ao fundo e a geometria confusa dos veleiros ancorados na Marina da Glória, ao lado do Pão de Açúcar.
Hoje, fevereiro de 2024, a Multiplan tem 20 shoppings e duas torres comerciais, denominadas de Morumbi Corporate. As regiões de atuação, mesmo tendo investido no Parque Shopping em Maceió, são basicamente a Sudeste e Sul, com forte presença em capitais: Barra Shopping, NewYorkCityCenter, ParkJacarepaguá (o 20º da rede), ParkshoppingCampoGrande (Rio de Janeiro), ParkShoppingBarigui (Curitiba), Anália Franco, Santa Úrsula, Morumbi, Vila Olímpia, JundiaíShopping, RibeirãoShopping, ParkShoppingSãoCaetano (São Paulo), Pátio Savassi, BH Shopping, Diamond Mall (Minas Gerais), ParkShopping (Distrito Federal), BarraShoppingSul, ParkShoppingCanoas (rio Grande do Sul), Parque Shopping Maceió (Alagoas).
O conjunto de shoppings da Multiplan, num total de 20, tem 5.800 lojas e ABL de 833.045 metros quadrados.
Em fevereiro de 2024, após um ano à frente da Multiplan, Eduardo Peres, filho do fundador, afirma que vê caminhos de crescimento ainda por meio de expansões de shoppings no curto prazo, e uma provável retomada de anúncios de projetos greenfield possivelmente a partir de 2025 ou 2026. A Multiplan começou a colocar de pé seu último grande investimento, o shopping Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 2021, após um dos piores anos da história recente do setor, quando os investimentos desapareceram devido à pandemia . “Continuamos ousados e atentos aos projetos greenfield, com preferência por cidades do litoral paulista, da região Nordeste e do cinturão agrícola de Goiânia e Mato Grosso do Sul”, disse Peres, o CEO do grupo.
Atualmente (fevereiro de 2024), a empresa trabalha na construção de duas expansões para 2024 (Park Shopping Barigüi e Diamond Mall) e outras cinco entre 2025 e 2027, totalizando sete.
(Fonte: revista Exame - 14.09.1994 / 28.09.1994 / apresentação Apimec (por Armando d'Almeida Neto) - 11.11.2014 / ElevenFinancial - 24..11.2021 / Valor - 02.08.2022 / 09.08.2022 / 06.01.2023 / 10.10.2023 / 14.02.2024 - partes)
Hoje, fevereiro de 2024, a Multiplan tem 20 shoppings e duas torres comerciais, denominadas de Morumbi Corporate. As regiões de atuação, mesmo tendo investido no Parque Shopping em Maceió, são basicamente a Sudeste e Sul, com forte presença em capitais: Barra Shopping, NewYorkCityCenter, ParkJacarepaguá (o 20º da rede), ParkshoppingCampoGrande (Rio de Janeiro), ParkShoppingBarigui (Curitiba), Anália Franco, Santa Úrsula, Morumbi, Vila Olímpia, JundiaíShopping, RibeirãoShopping, ParkShoppingSãoCaetano (São Paulo), Pátio Savassi, BH Shopping, Diamond Mall (Minas Gerais), ParkShopping (Distrito Federal), BarraShoppingSul, ParkShoppingCanoas (rio Grande do Sul), Parque Shopping Maceió (Alagoas).
O conjunto de shoppings da Multiplan, num total de 20, tem 5.800 lojas e ABL de 833.045 metros quadrados.
Em fevereiro de 2024, após um ano à frente da Multiplan, Eduardo Peres, filho do fundador, afirma que vê caminhos de crescimento ainda por meio de expansões de shoppings no curto prazo, e uma provável retomada de anúncios de projetos greenfield possivelmente a partir de 2025 ou 2026. A Multiplan começou a colocar de pé seu último grande investimento, o shopping Park Jacarepaguá, no Rio de Janeiro, em 2021, após um dos piores anos da história recente do setor, quando os investimentos desapareceram devido à pandemia . “Continuamos ousados e atentos aos projetos greenfield, com preferência por cidades do litoral paulista, da região Nordeste e do cinturão agrícola de Goiânia e Mato Grosso do Sul”, disse Peres, o CEO do grupo.
Atualmente (fevereiro de 2024), a empresa trabalha na construção de duas expansões para 2024 (Park Shopping Barigüi e Diamond Mall) e outras cinco entre 2025 e 2027, totalizando sete.
(Fonte: revista Exame - 14.09.1994 / 28.09.1994 / apresentação Apimec (por Armando d'Almeida Neto) - 11.11.2014 / ElevenFinancial - 24..11.2021 / Valor - 02.08.2022 / 09.08.2022 / 06.01.2023 / 10.10.2023 / 14.02.2024 - partes)
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