Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Light (concessionário de energia em São Paulo)

          A canadense Light (simplesmente "luz" em português), fundada em Toronto em 1904, foi responsável pelo serviço de energia elétrica da cidade de São Paulo entre os anos de 1899 e 1981.
          Logo no início de século XX, a Light foi a responsável por erguer as barragens artificiais de duas grandes represas: Billings e Guarapiranga, nas cercanias da cidade de São Paulo. Toda a mata nativa dos arredores foi queimada no século XIX para produzir carvão.
          Em 1900, a São Paulo Tramway, Light and Power (mais conhecida como
Light), foi a companhia que implementou os bondes elétricos na cidade. A inauguração da primeira linha, com 15 veículos, contemplava o percurso entre o Largo de São Bento e a Alameda Barão de Limeira, no centro.
          Como curiosidade, a seguir é citado artigo do jornal O Estado de S. Paulo de 28 de maio de 1924: Imprudência nos bondes - Prevendo a possibilidade de graves accidentes, a Light fez há tempos inscrever nos bancos de seus bondes esta phrase, que por muito lida e relida perdeu, por dizer, sua significação:- “Espere até o carro parar.” Os effeitos vindos pela recommendação infelismente já não são attingidos, por dois motivos: primeiro, porque os próprios empregados daquella empresa, na pressa com que andam de ordinario para attender ao horario, não esperam pelos passageiros; e, segundo, porque estes, confiantes na sua agilidade, nem sempre estão por esperar que os bondes parem, para apanhal-os ou para descer delles...
          No jornal Folha de S.Paulo de 8 de outubro de 1925, podia-se ler:
Um violento choque entre um bonde da Light e um auto-ônibus da Empresa Paulista de Viação Limitada ocorreu na rua Vergueiro, na altura da rua Castro Alves, no bairro da Liberdade, em São Paulo, nesta quarta-feira (7), deixando um passageiro ferido no rosto. O bonde da linha Paraíso subia a rua Vergueiro e, ao entrar em uma ramificação dos trilhos, abalroou o veículo da linha Bilac, que vinha em sentido contrário. O auto-ônibus foi muito danificado, e os vidros laterais se partiram. Um dos estilhaços atingiu o rosto de um passageiro de 25 anos, que foi levado ao Posto de Assistência para ser tratado.
          A partir de 1929, a sede da empresa foi instalada no edifício Alexandre Mackenzie, na rua Xavier de Toledo, esquina com o viaduto do Chá, no centro da cidade.
          Em 1937, é aberta a estrada de ferro Mairinque-Santos, que passa pela Estação Júlio Prestes, no centro. Decreto federal impede a Light de desistir dos bondes. A passagem é congelada em 200
réis (Cr$ 0,20) de 1909 a 1947.
          Em 1968, o serviço de bondes elétricos, com cerca de 500 veículos e 30 quilômetros de rede, é encerrado.
          Nos anos 1990, o antigo prédio da Light foi vendido e passou por uma ampla restauração. Desde 1999, funciona ali o Shopping Center Light. Até hoje o edifício mantém características originais, como os toldos das janelas.
(Fonte: Estadão - 28.05.2024 / Folha de S.Paulo - 08.10.2025 / 19.10.2025 - partes)     

Nenhum comentário: