Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

CBA - Companhia Brasileira de Alumínio

          Em 1955, Antônio Ermírio de Moraes, do Grupo Votorantim, então recém formado engenheiro metalúrgico pela mesma escola frequentada por seu pai, José Ermírio de Moraes, a Colorado School of Mines (EUA), participa da fundação da Companhia Brasileira de Alumínio (CBA), primeira indústria do setor a atuar no Brasil e que passou a receber dedicação especial de Antônio Ermírio e seu motivo de orgulho.
          Somente a partir de 2008 a CBA foi integrada à VM - Votorantim Metais. Em meados de 2016, quando é formada uma holding para gerir a área de metais, a Votorantim Metais Holding - VMH, a CBA volta a ser uma empresa independente, gerida por um presidente próprio.
          Em agosto de 2019, a CBA anuncia a aquisição da operação da americana Arconic em Pernambuco, por 50 milhões de dólares. A unidade da Arconic, em Itapissuma, tem capacidade de 50.000 toneladas por ano de folhas e chapas de alumínio.
          Em 29 de janeiro de 2026, a Votorantim vendeu por R$ 4,7 bilhões sua fatia de 69% na Companhia Brasileira de Alumínio, a CBA. Quem comprou foi um consórcio entre a estatal chinesa Chinalco e a mineradora inglesa Rio Tinto. Agora, a companhia fará uma oferta para adquirir o restante das ações em circulação no mercado.
(Fonte: jornal Valor online - 05.05.2016 / 27.08.2019 / InvestNews - 30.01.2026 - partes)




Leia mais em https://braziljournal.com/votorantim-vende-cba-para-chinalco-e-rio-tinto-por-r-107-bi/
A Chinalco e a Rio Tinto acabam de fechar a compra da CBA, avaliando a maior produtora de alumínio da América Latina em R$ 10,7 bilhões de enterprise value, fontes a par do assunto disseram ao Brazil Jo

Leia mais em https://braziljournal.com/votorantim-vende-cba-para-chinalco-e-rio-tinto-por-r-107-bi/

Nenhum comentário: