
A TCP foi criada em 1998, quando venceu licitação realizada pelo Governo do Paraná para a concessão do Terminal de Contêineres do Porto de Paranaguá.
Desde março de 2018, a TCP integra o portfólio da China Merchants Port Holding Company (CMPort), o maior e mais competitivo desenvolvedor, investidor e operador de portos públicos da China e uma das maiores operadoras de terminais de contêineres do planeta. No negócio, a CMPort adquiriu 90% da TCP, cujo terminal é considerado um dos mais produtivos na costa brasileira. Atualmente, as operações e investimentos da CMPort se estendem pelas áreas costeiras em Hong Kong, Taiwan, Shenzhen, Ningbo, Shanghai, Qingdao, Tianjin, Dailian, Zhangzhou, Zhanjiang e Shantou. A empresa também vem ampliando sua presença no Sul da Ásia, na África, no Mediterrâneo e na Austrália.
Situado em uma baía protegida, o Terminal de Contêineres de Paranaguá é capaz de receber os maiores navios que fazem o comércio internacional na América Latina. O terminal oferece às empresas exportadoras e importadoras localizadas em sua hinterlândia uma infraestrutura moderna e bem dimensionada para movimentar cargas com agilidade, segurança e os melhores custos operacionais. Sua área de influência se estende pelos estados do Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Santa Catarina, e está estrategicamente situado em uma região servida por diversas rodovias.
Conta com um contrato de arrendamento até 2048, um dos mais longos disponíveis em todo o mundo. Nos últimos cinco anos foi realizado um amplo projeto de modernização e ampliação do terminal, transformando-o em um dos mais produtivos da América do Sul. É também o único terminal de contêineres do Sul do Brasil que conta com conexão ferroviária direta, dentro do pátio, o que o torna líder no mercado brasileiro neste modal, movimentando 6 mil contêineres por mês. Neste modal o TCP oferece dois encostes por dia, operando 24 horas tanto na exportação quanto na importação.
O investimento na TCP é o primeiro da CMPorts na América Latina. Isso torna a TCP uma plataforma para futuros negócios da empresa, seja por aquisição ou expansão. É uma visão que está alinhada com o que a CMPorts tem realizado em todo o mundo. A TCP está realizando a maior obra do estado do Paraná e a maior do país no setor portuário atualmente. O terminal passa por uma expansão no cais de atracação, que ganhará mais 220 metros contíguos e lineares, passando a contar com 1.099 metros de extensão; e a ampliação da retroárea do terminal, que hoje conta com 330 mil metros quadrados e que será ampliada para cerca de 500 mil metros quadrados. Os investimentos totais são de R$ 1,1 bilhão. Em paralelo, a TCP também está investindo na aquisição de dois novos portêineres fabricados pela empresa chinesa ZPMC (Shanghai Zhenhua Port Machinery Co. Ltd). Os equipamentos devem chegar à Paranaguá até agosto de 2019. Os portêineres da ZPMC serão os maiores do Brasil, com 66 metros de alça, podendo alcançar até 24 fileiras no navio, tamanho suficiente para atender aos maiores navios de contêineres que atracarão no Brasil nos próximos anos.
O Terminal de Contêineres de Paranaguá tem capacidade para movimentar 1,5 milhão de TEUs/ano, conta com 320 mil metros quadrados de área de armazenagem e oferece três berços de atracação, com extensão total de 879 metros, além de dolfins exclusivos para operação de navios de veículos.
(Fonte: site TCP / Portogente (Bruno Merlin) - 30.08.2018 / Wikipédia - partes)
Nenhum comentário:
Postar um comentário