A distribuidora de produtos à base de cannabis no Brasil GreenCare, tem como cofundador o
empresário Martim Prado Mattos, atual presidente da empresa.
A GreenCare é líder no mercado de produtos à base de cannabis no Brasil e agora lidera as vendas de produtos fitoterápicos no país, que incluem medicamentos derivados de plantas medicinais. Com 35% de participação de mercado, supera todos os demais concorrentes, conforme informa a Close Up Farma, empresa especializada em auditoria da indústria farmacêutica.
A empresa, que detém mais de 30% das receitas médicas de produtos à base de cannabis nas farmácias brasileiras, possui o portfólio mais extenso com três ofertas. Domina o mercado de produtos
de “espectro completo”, que incluem os diversos compostos da planta além do canabidiol.
A GreenCare reporta um aumento mensal constante nas consultas de pacientes, tendo atendido mais de 35.000 pessoas desde o início das suas operações.
O mercado brasileiro de produtos à base de cannabis, destinados a serem reconhecidos como tratamentos médicos num futuro próximo, está testemunhando uma rápida expansão. As vendas de cannabis medicinal aumentaram 137%, totalizando 140,1 mil unidades no primeiro semestre do ano de 2023. Em termos de receita, isso significa um aumento de 123%, atingindo R$ 59,5 milhões, segundo dados da IQVIA, empresa global de auditoria do varejo farmacêutico.
Martim Prado Mattos destacou duas tendências significativas que moldam o mercado de cannabis. Após a Resolução 267 da Anvisa, que permite a venda de produtos à base de cannabis em farmácias brasileiras por cinco anos, houve uma mudança notável. Os médicos e os consumidores estão cada vez mais a favorecer as marcas disponíveis localmente em detrimento das importações, principalmente devido à relação custo-eficácia e à disponibilidade consistente.
Além disso, há uma transição notável dos produtos de primeira geração, que contêm apenas canabidiol isolado, para os produtos de “espectro completo” de segunda geração. Estas ofertas de ervas contêm vários compostos ativos além do canabidiol, e pesquisas indicam que podem oferecer benefícios terapêuticos aprimorados.
Os produtos que buscam registro na Anvisa agora precisarão de estudos clínicos que comprovem sua eficácia, afirmou Mattos. Ele vê isto como um filtro de mercado fundamental, prevendo que “apenas um punhado de empresas conseguirá garantir o registro definitivo”.
(Fonte: jornal Valor - 09.10.2023)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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9 de out. de 2023
GreenCare
6 de out. de 2023
Housi
A Housi foi criada para gerenciar locações de clientes da incorporadora Vitacon, ou seja, a empresa surgiu da incorporadora Vitacon.
Por volta de 2019, a Housi ganhou vida própria e mudou de foco à medida que se expandia.
O slogan é “sua casa por assinatura”, mas os aluguéis de curto e médio prazo fazem parte dos serviços oferecidos pelo aplicativo da empresa, que é o principal negócio da Housi.
Alexandre Frankel, CEO da Housi, gosta de fazer uma analogia entre a relação do seu aplicativo com os edifícios e o papel do Windows nos computadores, como um produto que permite a utilização de vários outros produtos. Ele é irmão de Ariel Frankel, CEO da Vitacon, e faz parte do conselho da incorporadora imobiliária paulista.
O nicho que Housi encontrou foi fornecer uma plataforma que pudesse agregar os diversos serviços que começavam a aparecer em prédios residenciais de todo o país, como mercearias, lavanderias, self storage e car sharing, além de aluguel de apartamentos. A empresa passou a atender outras incorporadoras e também condomínios mais antigos.
Ao contrário da empresa que a gerou, a Housi não possui ativos próprios. Nem sequer disponibiliza os serviços oferecidos na plataforma, incluindo o aluguel de unidades. Gerencia a entrega desses serviços e prospecta novos apartamentos e negócios para oferecer à sua base. “Há sempre um parceiro fazendo a execução”, disse ele. “Nosso papel é muito mais na inteligência e curadoria de dados do que no terreno.”
O objetivo da empresa é que os edifícios com o sistema Housi não tenham que pagar taxas de condomínio, disse Frankel. O custo seria coberto pelas receitas geradas pelos serviços oferecidos no edifício. Os prestadores de serviço não pagam para estar no aplicativo, mas uma parte da receita vai para o condomínio e para a própria Housi.
Segundo o CEO, nesse modelo o prédio passa a ser mais um ponto de venda e o negócio imobiliário se aproxima do varejo. A empresa pode participar de um novo empreendimento desde a concepção do projeto, utilizando estratégias de shopping para escolher onde cada máquina de venda automática ficará localizada nas áreas comuns, como mapas de calor para fluxo de tráfego.
Hoje, a empresa concorre com multinacionais que possuem pontos de venda próprios em prédios, como Unilever e Ambev, mas estas também participam da plataforma da Housi. Para o CEO, com a popularização desse tipo de serviço, os administradores e administradores de condomínios vão querer evitar lidar com diferentes prestadores de serviços e preferir um sistema que centralize a gestão.
O mesmo aplicativo usado para acessar os serviços do prédio pode ser usado para abrir a fechadura eletrônica das unidades e anunciar novos lançamentos de imóveis de parceiros, uma frente que a Housi vem tentando expandir. No início de outubro de 2023, a empresa anunciou um chatbot para tirar dúvidas sobre lançamentos.
A próxima fronteira, disse Frankel, é oferecer serviços financeiros vinculados ao universo imobiliário, como rent factoring e financiamento de móveis, que já está em fase de testes. “Tudo está acontecendo muito rapidamente, potencialmente começaremos a oferecê-lo em 2023”, disse ele.
Em 2022, a empresa gerou receita de R$ 100 milhões. Agora pretende triplicar esse valor só este ano, ao mesmo tempo que aumenta o número de unidades que utilizam os seus serviços.
Considerando dados do início de outubro de 2023, cerca de 30 mil apartamentos utilizam os serviços da empresa e outros 70 mil estão em construção, levando o CEO a prever um novo aumento nas vendas em 2024. A empresa atende cerca de 300 outras incorporadoras.
(Fonte: jornal Valor - 06.10.2023)
4 de out. de 2023
Deutsche Börse
Na época os comerciantes da Europa ocidental se encontravam no local de negociação mais desenvolvido que era a cidade de Frankfurt.
A data de 1585 foi estabelecida como o início da Bolsa de Valores porque foi a partir de então que foram inseridas taxas de câmbio uniformes.
No ano de 1625 foi adotada a primeira folha oficial de diferenças de câmbio para a troca de moedas. Na ocasião, a lista incluiu 12 moedas com datas de transações de fechamento de prisioneiros na feira.
O principal índice que representa a Bolsa de Frankfurt é o DAX 30. Ele é composto pelas ações das 30 empresas alemãs que possuem a maior capitalização financeira do país.
Além disso, esse índice é acessível através de qualquer plataforma credenciada, sendo que o seu acompanhamento indica a situação econômica do país.
Ou seja, para saber como está a valorização ou desvalorização da Bolsa de Frankfurt, basta acompanhar o índice DAX 30 que dá uma importante leitura para o investidor.
Para investir na Bolsa de Valores de Frankfurt é preciso abrir uma conta em uma corretora de valores do país, mas antes disso é necessário fazer a tradução juramentada dos documentos para o alemão.
Depois será preciso procurar o cartório do consulado da Alemanha mais próximo da sua cidade, antes de realizar a abertura da sua conta no país.
Na hora de abrir a conta é preciso ter o montante exigido pela corretora, assim como apresentar outros documentos como passaporte, documento com foto e comprovante de residência.
Será preciso então, entregar um formulário de investidor estrangeiro com todas as informações preenchidas. Depois é só expatriar o dinheiro e escolher as ações que se deseja investir.
(Fonte: suno.com.br)
3 de out. de 2023
Colégio Santa Catarina de Sena
O inicio do funcionamento da escola ocorreu em 19 de março 1934, com o nome "Externato Santa Catarina de Sena" e disponibilizava os cursos Pré-primário e Primário Fundamental. O colégio estava localizado na Rua Martiniano de Carvalho, 22 e 24 e já no dia 7 de maio de 1934 foi autorizado para funcionar sob o nº 1.339.
A transferência para a Rua Manuel de Nóbrega, 307, onde está localizado até hoje, aconteceu no dia 12 de dezembro de 1945.
A abertura do curso ginasial foi realizada em 18 de novembro de 1957. Em 9 de novembro de 1965, passou a denominar-se Escola Normal Particular Santa Catarina de Sena.
Desde 1934 elas têm o Colégio Santa Catarina de Sena como uma oportunidade para concretizar o seu ideal de “Fazer o bem sempre e onde seja possível”. Com o seu caráter aberto, elas procuram estender seu ideal para toda a comunidade escolar, de maneira que, em união com a comunidade educativa, buscam formar uma grande corrente do bem com seus educadores e todas as pessoas que frequentam o colégio.
No decorrer do processo educativo, oferecem uma educação que engloba o desenvolvimento harmonioso das faculdades intelectuais, morais e espirituais dos seus educandos. Estes, por sua vez, têm um ambiente favorável para aprender a conhecer, a fazer, a ser e a conviver. Trata-se de um aprendizado que se constitui num sólido alicerce para obter personalidades firmes e responsáveis, competentes, solidárias e preparadas para enfrentar a competitividade sempre presente tanto no ambiente universitário como no mercado de trabalho.
O Colégio Santa Catarina de Sena espera que os seus membros, imbuídos pelo espírito de misericórdia, solidariedade e amor ao próximo e, sentindo a urgência de fazer algo na Igreja e na sociedade, continuem com o ideal de fazer o bem sempre e onde quer que estejam, dando assim um contributo qualitativo na transformação da sociedade.
Grande tem sido a gratificação das irmãs dominicanas pelos ex-alunos que sempre visitam a escola com muitas saudades. A direção se lisonjeia em saber que estão bem posicionados na vida.
(Fonte: site da escola, com texto adaptado).
2 de out. de 2023
Grupo Handz (Gocil)
O Grupo Handz é um conglomerado que controla empresas como a de segurança Gocil. O grupo tem controle compartilhado pela família Cinel, centrado principalmente no empresário Washington
Cinel.
As empresas do grupo têm atuação em três segmentos: prestação de serviços de segurança, agronegócio e imobiliário (por meio da holding imobiliária Maná).
Em 29 de setembro de 2023, o Gropo Handz entrou com um pedido de recuperação judicial no valor de R$ 1,758 bilhão. O pedido foi apresentado à 2ª Vara de Falências e Recuperações Judiciais de São Paulo.
Na petição inicial, os advogados afirmam que, apesar dos segmentos distintos, as requerentes “operam em harmonia” e dependem uma das outras para continuidade da operação.
(Fonte: jornal Valor - 01.10.2023)
30 de set. de 2023
Liquid Death
A abertura de um novo negócio passa pela difícil etapa de escolha do nome. Uma árdua decisão e que muitas vezes pode deixar os empreendedores de cabelo em pé. Afinal, como definir o nome e slogan perfeitos para um novo empreendimento e que possam ser originais, criativos e, ao mesmo tempo, memoráveis?
Para Mike Cesario, a irreverência respondia parte desta questão. Ele é criador da Liquid Death (morte líquida, na tradução livre), marca de água enlatada popular entre os jovens e que hoje compete num disputado mercado de 350 bilhões de dólares ao lado de gigantes como Danone, PepsiCo e Coca-Cola.
A inspiração para o negócio veio após Cesario, um designer e profissional de marketing, perceber que músicos careciam de opções saudáveis durante shows. Um admirador do estilo musical punk-rock, era comum encontrá-lo acompanhando shows pelos Estados Unidos, especialmente em grandes festivais.
Em uma dessas ocasiões, Cesario percebeu que era comum que marcas de bebidas energéticas fossem os principais patrocinadores de eventos desse tipo, o que tornava comum o consumo de energéticos, refrigerantes e outras bebidas açucaradas — entre os visitantes e também pelos próprios músicos. O que ele também reparou, porém, era que os músicos estavam substituindo os energéticos por água para se manterem hidratados durante os shows.
Dessa análise surgiu o incômodo de Cesario em criar uma alternativa saudável, mas com embalagens igualmente coloridas, chamativas e irreverentes — assim como a dos energéticos. “Isso começou a me fazer pensar: por que não existem produtos mais saudáveis que ainda tenham marcas engraçadas, legais e irreverentes? A maior parte do marketing de marca mais engraçado, memorável e irreverente é todo para junk food”, disse Cesario à CNBC.
Ao que tudo indica, muitas pessoas não temem ingerir uma bebida com o nome de morte. A inspiração, segundo ele, veio do desejo de pensar no nome mais "idiota possível" para o negócio e assim, passar longe da associação do público a marcas de sucesso. “Funciona muito bem porque você começa a pensar: ’Oh, qual é o nome mais idiota possível para uma bebida super saudável e segura possível? Morte Líquida", disse.
Cesario registrou a marca em 2017, e dois anos depois, lançou sua primeira linha de produtos. O que o empresário não esperava, contudo, era que o sucesso da marca se daria de forma tão repentina. Em apenas três anos, as vendas da Morte Líquida saltaram de US$ 2,8 milhões para US$ 130 milhões.
Parte do crescimento da marca se deve ao sucesso do combo nome engraçado e design das latas que foge à regra dos típicos desenhos de montanhas e alpes, nas redes sociais. Por lá, postagens da marca viralizaram não apenas entre os fãs de música punk-rock, mas também entre o público mais jovem até mães que precisam convencer seus filhos a beber mais água no dia a dia.
A marca também atraiu a atenção de investidores dispostos a injetar capital para fazê-la crescer. Em três anos, a Liquid Death já recebeu cerca de 195 milhões de dólares. Atualmente, o valor de mercado da marca é de 700 milhões de dólares, (algo como 3 bilhões de reais), segundo o fundador.
A ascensão meteórica da Liquid Death em apenas três anos torna a empresa mais do que apenas um nome inteligente, mas um exemplo de boas práticas de diálogo com o publico por meio da internet.
(Fonte: Exame - 28.01.2023)
29 de set. de 2023
Copasul
A cooperativa iniciará em 2024 as obras de sua primeira planta industrial de processamento de soja em Naviraí. O projeto deverá estar operacional em 2026, com investimento de R$ 1,4 bilhão.
A nova unidade terá capacidade para processar 3 mil toneladas ou 50 mil sacas de soja por dia e armazenar 150 mil toneladas de soja, 70 mil toneladas de farelo de soja, 10 mil toneladas de óleo bruto degomado e 3,6 mil toneladas de cascas. A produção estimada da nova planta é de 944.230 toneladas por ano, entre óleo, farelo de soja e pellets de casca. Segundo a cooperativa, a expectativa é que o projeto gere 150 empregos diretos e 1,9 mil indiretos.
A nova unidade será construída ao lado da fábrica de fécula da cooperativa, às margens da rodovia BR-163. A unidade de processamento ocupará 42 hectares de uma área total de 115 hectares.
Segundo a Copasul, um dos diferenciais da unidade será o conceito de zero efluentes. Isso será alcançado por meio do controle da geração de resíduos e do plantio de 1.000 hectares de eucalipto por ano para produção de madeira própria, que será utilizada no processo de esmagamento da soja.
A previsão para o faturamento do grupo em 2023 gira em torno de R$ 6,2 bilhões
(Fonte: jornal Valor - 29.09.2023)
28 de set. de 2023
Bitso
Com esses investimentos, se tornou o primeiro unicórnio do segmento de criptomoedas na América Latina (unicórnios são as startups que atingem valor de mercado superior a US$ 1 bilhão).
Entre as possibilidades, podem estar aplicações que foram lançadas em outros países, como um serviço de remessa de recursos no México focado em imigrantes mexicanos que mandam dinheiro para a família (uma espécie de dekasseguis só que mexicanos), e uma conta digital remunerada com juros, como na Argentina.
“O universo do DeFi está elevando o emprego da blockchain no fomento à inclusão financeira. Estamos começando a avaliar qual poderá ser nossa contribuição a esse universo, de olho nas demandas da população brasileira”, diz Vogel.
Um primeiro movimento da empresa neste sentido foi a parceria anunciada pouco depois de meados de 2021 com a Pyth Network, um DeFi desenvolvido na tecnologia de registro distribuído (blockchain) Solana.
Conhecido como “o oráculo dos dados descentralizados”, o protocolo faz uma espécie de ponte entre o universo tradicional e o ecossistema cripto, fornecendo dados sobre preços de ativos em tempo real e facilitando a escalabilidade de projetos baseados em automação.
“Nossa colaboração com a Pyth é nosso primeiro passo no universo DeFi, baseado na ideia de que, ao prover dados fidedignos e em tempo real aos participantes de mercado, a Bitso está ajudando a melhorar a confiabilidade e a transparência do ecossistema cripto”, comenta Vogel.
27 de set. de 2023
mosmann Alimentos
A Mosmann Alimentos foi fundada em Parobé (RS) em 1° de maio de 1945, ano em que encerrava a Segunda Grande Guerra Mundial, época em que o mundo inteiro passava por enormes dificuldades, e no Brasil não era diferente. Foi quando deu-se início às atividades de uma indústria de massas alimentícias e biscoitos, hoje denominada Mosmann Alimentos Ltda. No início das atividades o grupo de trabalho era composto por aproximadamente 10 pessoas que trabalhavam para o fábrica e comercialização dos produtos. Os fundadores Edésio, que controlava a área administrativa e financeira, Paulo que controlava a produção e Luiz que fazia as vendas dos produtos, faziam parte da equipe.
As dificuldades eram colossais, desde a aquisição de matérias primas que vinham de trem e eram transportadas em carretas de bois até a fábrica. A produção era de cerca de 300 kg por dia, e eram embaladas em barricas de madeira. Nas vendas, as dificuldades não eram diferentes. A maior parte era transportada por trem, quando se vendia para cidades mais distantes. Para cidades mais próximas o transporte era feito com uma camionete Ford modelo 1939. Para Taquara, cidade distante 40 quilômetros da fábrica, levava-se de carreta de bois e para Parobé (onde fica a fábrica) levava-se de carrinho de mão.
O tempo passou e, em dezembro de 1998 foi inaugurado o novo complexo industrial, com novos equipamentos e tecnologia de ponta, onde produtos e serviços foram aprimorados, ampliando a capacidade de produção. A fábrica da Mosmann trouxe para a região uma serie de vagas de trabalho e empregos. Atualmente a empresa busca aliar o tradicional sabor caseiro da marca à saúde e bem-estar do consumidor, investindo em produtos que tragam benefícios.
A empresa conta com a linha: bem-estar é ser saudável, onde incorpora ingredientes funcionais como aveia, chia, linhaça, quinoa, entre outros, assim como produtos feitos a partir de trigo integral, sempre investindo em pesquisa para que o desenvolvimento da linha seja sustentado com embasamento em estudos clínicos comprovados. Os principais produtos são biscoitos e massas, de diversos tipos.