Total de visualizações de página

6 de out. de 2011

Cerveja Império

          A cerveja Império tem como símbolo uma coroa, que aparece até no ganchinho para abrir a lata. Além da Coroa Imperial, consta também em suas embalagens um desenho do Palácio (Museu) Imperial de Petrópolis, mesmo que com janelas a menos que o original.
          A Império é feita pela Cervejaria Cidade Imperial Petrópolis, na região serrana do Rio de Janeiro. A cervejaria foi fundada em 1997 por Francisco de Orleans e Bragança, tetraneto de D. Pedro II, integrante da família imperial brasileira. Francisco de Orleans buscou seguir tradições de sua família já que sua avó, Elizabeth Dobzensky, fabricava cerveja na cidade de Chotebor, na região da Boemia, atual República Tcheca.
          Além da Cerveja Império, a cervejaria produz a Cerveja Cidade Imperial e o Energético Dopamina. No embalo da aceitação de cervejas puro malte, a empresa lançou uma cerveja que nem nome recebeu. Simplesmente a denominação que consta na lata é "Cerveja Puro Malt Pilsen", fabricada em sua matriz, à rua Dr. Paulo Hervê, no bairro Bingen, em Petrópolis. 
          Em junho de 2015, a empresa foi adquirida pelo Grupo Irmãos Faria, do qual Cléber da Silva Faria faz parte sendo sócio-proprietário da cervejaria. Anteriormente, Cléber foi acionista do Grupo Petrópolis, fabricante das cervejas Itaipava, Lokal e Crystal.
          Em 2017, a cervejaria construiu uma nova sede no bairro Bingen, em Petrópolis, em uma antiga fábrica de tecidos Rocca. Durante essas obras, foi acusada de crime ambiental. Estavam despejando detritos oriundos da construção da cervejaria em áreas de proteção ambiental, de acordo com investigações da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro.
          No início de agosto de 2018, a Cervejaria Cidade Imperial anunciou a aquisição de uma nova unidade industrial, localizada estrategicamente na cidade de Frutal no interior do estado de Minas Gerais. Após adequações e melhorias essa nova unidade possibilitou aumentar a presença da empresa no setor cervejeiro com a produção da marca Império. Essa unidade pertenceu ao Grupo Aralco, que produzia as cervejas Fass, Bella e Bauhaus, antes de ser comprada pelo Grupo Proibida.
          No final de novembro de 2020, a cervejaria assinou protocolo de intenções com o Governo do Estado da Bahia para instalação de sua terceira fábrica no Brasil na cidade de Alagoinhas, com investimento de 1,2 bilhão de reais. A nova unidade de produção será a terceira e maior fábrica da Cidade Imperial com capacidade de produção de 7,2 milhões de hectolitros. A nova fábrica gerará 350 empregos diretos na cidade de Alagoinhas que é conhecida como um polo de bebidas devido a presença do Aquífero São Sebastião e possui mais duas cervejarias, a Heineken e o Grupo Petrópolis.
          Movimentos recentes da Cidade Imperial têm buscado avançar por diferentes regiões do país. De acordo com publicação no Valor Econômico a empresa fechou acordo com a Cervejaria Cerpa, localizada em Belém do Pará, para fabricação da marca Império mirando a região Norte.
          A cerveja Império é produzida também pela Newage Indústria de Bebidas, situada em Leme (SP), às margens da rodovia Anhanguera.
          De acordo com publicação do site Money Times a Cidade Imperial é a quarta maior cervejaria do país.
(Fonte: embalagem da cerveja Império / Wikipédia / JPNews - 31.07.2018 / Teamwork - 10.08.2018 / Catalisi - 23.11.2020 - partes)

7 comentários:

Origem das Marcas disse...

Sou sua fan!!!!Muito bom!!!

Unknown disse...

Experimentando agora, excelente sabor, bem marcante!

Unknown disse...

Muito boa... principalmente a lata de 350 ml.... sensacional.

Anônimo disse...

Excelente sabor bem marcante

Anônimo disse...

Olha depois que experimentar adorei só toma império agora sou do interior de SP....

Anônimo disse...

Ótima matéria, me esclareceu muitas coisas! Boa sorte império

Anônimo disse...

A melhor cerveja disparada com ctz é a imperio Lager!!!