A cervejaria Kona Brewing Co foi fundada em 1994 no Havaí, nos Estados Unidos. Foi criada para fornecer cerveja para um restaurante próprio.
Em 2010, após apresentar crescimento contínuo da marca ao longo dos anos, foi comprada pela Craft Brew Alliance (CBA) uma empresa que reunia as cervejarias Widmer Brothers e Redhook.
Com a aquisição, a Kona passou a ser produzida e distribuída fora da ilha chegando à parte continental dos Estados Unidos.
Um fator importante da entrada da Kona no novo grupo era que a CBA já tinha 30% de suas ações sob propriedade da gigante AB InBev, o que oferecia à multinacional algum grau de gestão sobre as marcas participantes e informações sobre o seu desempenho. Além disso o conglomerado possuía uma cláusula contratual que possibilitava de compra total da CBA.
Nos últimos anos a marca havaiana passou a ser a estrela da Craft Brew Alliance. As cervejas da Kona passaram a ter desempenho comercial bastante superior à média do mercado de cervejas artesanais nos Estados Unidos, e também acima de seus pares do grupo, passando a ser a marca de interesse principal da AB InBev dentro da CBA.
Em especial, o desempenho de vendas da cerveja Kona Big Wave, uma Golden Ale com teor alcoólico de 4,4%, puxou grande parte do crescimento da cervejaria. O rótulo, que foi escolhido para ser o carro-chefe da marca, passou a ter crescimento de dois dígitos no mercado americano durante certo tempo.
Em 2019, a AB InBev adquire a totalidade das ações da CBA, e passou a ter gestão plena das marcas do grupo, de forma mais clara, conferindo controle sobre a gestão do crescimento da marca Kona.
Em 2015, a Kona, que já possui sua marca presente em mais de 40 países, chegou ao Brasil via importações. Com o crescimento da marca, um dos pontos mais importantes desse movimento é
explorar o mercado internacional, sendo o Brasil uma etapa fundamental para este desenvolvimento.
Em fins de 2019, após um período de preparação e ajustes, a Kona Big Wave é o primeiro rótulo a ser produzido no país na fábrica da cervejaria Bohemia em Petrópolis (RJ), uma das unidades de produção da Ambev, subsidiária da AB InBev no Brasil.
A fábrica da Bohemia, junto a Colorado e a Wäls, fica sob o comando da ZX Ventures unidade de inovação da AmBev, por possuir produção de marcas com uma dinâmica muito diferenciada dos rótulos de maior volume de vendas.
Como forma de disseminar a presença da marca Kona no Rio de Janeiro, a Ambev já associou a mesma a uma iniciativa inovadora de reciclagem de garrafas na cidade e também promoveu eventos em praias cariocas antes da chegada da pandemia da covid-19.
A Craft Brew Alliance enxerga o início da produção em território fluminense uma etapa fundamental para alavancar o potencial da marca no Brasil, fazendo com que gradativamente sua presença alcance outras regiões do país, na expectativa que seu apelo de sucesso nos Estados Unidos se reproduza no país.
A Kona Big Wave, que tem presença marcada nas gôndolas de diversos supermercados, possui uma estética havaiana mas já tem um sotaque do Rio na sua produção. A Kona tem o Brasil como uma das primeiras metas de sua expansão internacional.
(Fonte: Catalisi - Carlos Felipe Freitas - 15.09.2020)
O blog "Origem das Marcas" visa identificar o exato momento em que nasce a marca, especialmente na definição do nome, seja do produto em si, da empresa, ou ambos. "Uma marca não é necessariamente a alma do negócio, mas é o seu nome e isso é importante", (Akio Morita). O blog também tenta apresentar as circunstâncias em que a empresa foi fundada ou a marca foi criada, e como o(a) fundador(a) conseguiu seu intento. Por certo, sua leitura será de grande valia e inspiração para empreendedores.
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20 de set. de 2020
Cerveja Kona
18 de set. de 2020
Taba
A TABA - Transportes Aéreos da Bacia Amazônica, foi uma das pioneiras no transporte aéreo da região Amazônica. Foi fundada em 1976, pelo Coronel Marcílio Jacques Gibson, antigo dono do Loide Aéreo Nacional, vendido à Vasp por 600 milhões de cruzeiros em 1968.
Com o dinheiro da venda, Gibson comprou a pequena NOTA (Norte Táxi Aéreo), baseada em Belém (PA), e começou a desenvolvê-la operando inicialmente com sete bimotores Beechcraft D-18.
Com a criação da SITAR em novembro de 1975, o Coronel Gibson resolveu candidatar-se a servir a região. Fundou então a TABA e, com ele, conseguiu o que queria. Para essa operação, encomendou 15 Embraer EMB-110 Bandeirante, dois quais viria a operar apenas 11. O primeiro da encomenda foi entregue em 1976.
Cinco anos mais tarde, em 1981, a TABA já servia 34 cidades com seus Bandeirante, mais quatro Fairchild Hiller FH-227, versão norte-americana do holandês Fokker F27 e um Curtiss C-46 Commando (PP-BUB) da extinta Paraense, que voou até 1981.
Em 13 de novembro de 1983, a TABA iniciou as operações com o PT-LEP, o primeiro de dois quadrijatos ingleses BAe3 146-100 que operaram por alguns meses. Sem maiores cuidados de manutenção, essas aeronaves, a 10ª e 11ª a saírem da linha de produção da British Aerospace, pararam por razões técnicas, e tempos depois, foram retomadas pelos arrendadores. Sinal de que nem tudo ia bem na empresa.
Bruno Gibson, filho do coronel, assumiu o comando da TABA. Trouxe novas aeronaves: seis da Havilland Canada Dash 8-300, o primeiro dos quais, chegou no início da década de 1990. Com esses aviões, a TABA começou a participar do mercado atendido pelo VDC - Voo Direto ao Centro, ligando as principais capitais da região Sudeste. Mas as precárias condições operacionais da empresa, em sua região primária de operações, a Amazônia, não davam trégua.
Acidentes começaram a manchar a reputação da TABA, que não aguentou a competição. A diretoria da empresa bem que tentou: introduziu na frota dois Fokker 100 tendo, para tanto, que devolver metade da frota de Dash 8.
Mesmo assim, alguns meses depois, os três Dash remanescentes foram tomados por falta de pagamento. O mesmo aconteceria meses depois com o par de Fokker 100 que, em agosto e outubro de 1995, foram retirados de linha e entregues à TAM.
Naquela mesma época, a TABA, tentando manter sua operação com jatos, fez um acordo com a companhia aérea de voos charter Air Vias, a qual também se encontrava em sérias dificuldades, partilhando o uso dos seus dois Boeing 727-200.
Pelo acordo, a companhia regional utilizaria as aeronaves pintadas com suas cores durante os dias úteis e a Air Vias faria voos charter nos finais de semana. Os resultados, porém, não foram insatisfatórios, devido principalmente aos altos custos operacionais dos trijatos e o acordo foi desfeito.
Com isso, a frota da TABA ficou reduzida a dois Bandeirante que haviam sido convertidos em cargueiros e não estavam mais em operação. Sem aeronaves, suas rotas ficaram, provisoriamente, sendo operadas pela Rio-Sul, TAM e Brasil Central, à espera de uma decisão sobre a empresa. Como no Brasil o provisório vira definitivo, a companhia acabou fechando as portas em março de 1999.
(Fonte: IstoÉDinheiro - 30.01.2019 / Livro - Asas Brasileiras - Gianfranco Beting - partes)
Banco / Corretora Multiplic
No time que participou da criação do open market no Brasil no final dos anos 1960, estava Antônio José Carneiro, conhecido pelo apelido de Bode, do banco carioca Multiplic. Junto com ele, estavam Jorge Paulo Lemann, do Garantia, Eduardo Bicalho, da Omega, entre outros.
Pelos idos de 1970, a corretora Multiplic tinha como um dos sócios o financista Marcio Noronha. Mais tarde, após alguns altos e baixos, Noronha se tornou o papa da análise técnica no Brasil, com inúmeros livros publicados sobre o assunto.
Quando Alfredo Grumser Filho dava aulas de matemática na PUC-RJ, operava também em Bolsa, dando ordens pelo orelhão da faculdade. No grande bull market 1968/1971, o mercado de ações era uma coqueluche nacional, com os pregões inclusive sendo transmitidos pela TV e as cotações merecendo uma página inteira dos principais jornais. Grumser pediu demissão na PUC e decidiu procurar emprego no mercado financeiro e o obteve na corretora Multiplic. Começou como operador de pregão na Bolsa do Rio. Logo, Alfredo foi trabalhar na mesa de open da Multiplic. Não demorou muito para se tornar lendário no mercado com suas operações de opções de Vale e Petrobras. Falecido em Nova York em setembro de 2021, Grumser é considerado por alguns profissionais o melhor trader que o mercado financeiro do Brasil já teve.
Em agosto de 1993, o grupo Multiplic comprou a participação de 49% que a seguradora UAP tinha na Losango, então terceira maior financeira do país, com quarenta lojas.
Na criação do Plano Real, o Multiplic foi um dos bancos que mais perderam dinheiro com a desvalorização do dólar em relação ao real. Quando a nova moeda surgiu em julho de 1994, o banco estava com sua carteira repleta de títulos atrelados à variação cambial, pois apostava numa mididesvalorização do real, que acabou não acontecendo.
O prejuízo explica em grande parte o aporte de capital de 100 milhões de dólares feito no mesmo mês pelos controladores do Multiplic. O Lloyds Bank entrou com a metade. A outra metade foi desembolsada pelo sócios brasileiros, os empresários Ronaldo Cezar Coelho e Antônio José Carneiro.
(Fonte: revista Exame - 27.10.1993 / 17.08.1994 / Inv - 11.03.2023 (Ivan Sant'Anna) - partes)
17 de set. de 2020
Anhembi Morumbi
A universidade paulista Anhembi Morumbi nasceu como uma pequena escola de turismo, em 1970. Foi criada pelo arquiteto de formação, Gabriel Rodrigues, nascido em 1933.
Nos anos seguintes, cresceu modestamente. Até que, nos anos 1990, o número de alunos disparou. Considerando dados de final de 2005, tinha 25.000 alunos.
Em 2003, Rodrigues contratou o banco Pátria que recebeu a missão de transformar a Anhembi Morumbi num negócio mais rentável. Foi criado um conselho de administração, os cursos com margens de lucros mais baixas foram suspensos e iniciou-se um processo de corte de custos. Com gestão financeira inteiramente enregue ao Pátria, a geração de caixa da Anhembi Morumbi dobrou em dois anos.
Nos anos seguintes, cresceu modestamente. Até que, nos anos 1990, o número de alunos disparou. Considerando dados de final de 2005, tinha 25.000 alunos.
Em 2003, Rodrigues contratou o banco Pátria que recebeu a missão de transformar a Anhembi Morumbi num negócio mais rentável. Foi criado um conselho de administração, os cursos com margens de lucros mais baixas foram suspensos e iniciou-se um processo de corte de custos. Com gestão financeira inteiramente enregue ao Pátria, a geração de caixa da Anhembi Morumbi dobrou em dois anos.
Boa parte do sucesso se deve a um modelo de negócios recheado de inovações, introduzidas por Rodrigues. A principal foi ter percebido que havia um nicho não explorado no Brasil - o de profissões que, embora em ascensão no mercado, careciam de cursos de nível superior, como turismo ou moda. O faturamento da Anhembi Morumbi vinha de cursos de graduação pouco comuns - ecoturismo, quiropraxia, design de games e gastronomia, entre outros. Muitos deles têm curta duração, com apenas dois anos. Com mensalidades superiores a outros cursos no mercado e, graças à pouca oferta por parte da concorrência, a Anhembi não precisa entrar numa guerra de preços com outras instituições.
Em dezembro de 2005, a Anhembi Morumbi teve seu controle adquirido pelo grupo americano Laureate. Pela primeira vez uma instituição estrangeira passou a mandar numa universidade no Brasil, um marco da entrada do capital internacional num setor da economia que tem aumentado exponencialmente de tamanho. A injeção de recursos de um grupo do porte do Laureate, com universidades espalhadas por 15 países, deve dar um novo fôlego a esse mercado.
Em 13 de setembro de 2020, a Ser Educacional anunciou a aquisição da operação brasileira da Laureate, que no Brasil, além da Anhembi Morumbi, é dona de instituições de ensino como a FMU e outras, numa transação avaliada em R$ 4 bilhões. Com o negócio, a Ser mais do que dobra de tamanho, passando a ter 455 mil alunos e receita combinada de R$ 3,4 bilhões.
(Fonte: revista Exame - 18.01.2006 / jornal Valor -14.09.2020 )
(Fonte: revista Exame - 18.01.2006 / jornal Valor -14.09.2020 )
Vaio
Em 1996, a Sony entra no segmento de computadores pessoais criando a marca VAIO. Na criação da marca, as letras "V" e "A" formam um símbolo analógico, enquanto as vogais "I" e "O" se combinam para compor um sinal digital binário, representando a transição da Sony do analógico para o digital.
A palavra "VAIO" vem da sigla Video Audio Integrated Operation (Operação Integrada de Áudio e Vídeo).
A Sony fabricou computadores desde a década de 1980 mas com exclusividade para o mercado japonês. A reestreia da Sony no mercado de computadores global, sob a nova marca Vaio, começou (em 1996) com a série de computadores PCV-70 e o PCV-90, que foi projetado com uma interface gráfica 3D como uma novidade para os novos usuários. A primeira geração de computadores portáteis Vaio foi lançado em 1997 nos Estados Unidos através do modelo PCG-505, que foi projetado para ser "SuperSlim".
Desde 2008, para celebrar 10 anos do padrão VAIO, seu nome foi mudado para Visual Audio Intelligent Organizer (Organizador Inteligente de Áudio e Vídeo), fazendo referência ao desenvolvimento de software para caixa de som e webcam embutidos. O conceito do logotipo foi criado por Teiyu Goto, supervisor de design de produto a partir do Centro Criativo Sony em Tóquio.
Os modelos mais recentes da Sony Vaio foram lançados durante um período com baixas nas vendas de PCs e de modelos incluídos com inovações, como o Vaio Tap, que foi projetado c
O grande declínio constante nas vendas de PCs em todo o mundo, foi uma das principais razões de venda da Vaio pela Sony. Os modelos Vaio ficaram conhecidos por serem computadores que apresentavam alto padrão de desempenho e design de primeira. A marca foi responsável por uma série de inovações no ramo, com a introdução de alguns conceitos com designs diferentes e tentando sempre se diferenciar no mercado transmitindo uma imagem de sofisticação, a Sony não conseguiu analisar o mercado e se adequar as mudanças. Somente em 2013 a companhia teve um prejuízo de US$ 1,1 bilhão com a marca.
O grande declínio constante nas vendas de PCs em todo o mundo, foi uma das principais razões de venda da Vaio pela Sony. Os modelos Vaio ficaram conhecidos por serem computadores que apresentavam alto padrão de desempenho e design de primeira. A marca foi responsável por uma série de inovações no ramo, com a introdução de alguns conceitos com designs diferentes e tentando sempre se diferenciar no mercado transmitindo uma imagem de sofisticação, a Sony não conseguiu analisar o mercado e se adequar as mudanças. Somente em 2013 a companhia teve um prejuízo de US$ 1,1 bilhão com a marca.
Em 6 de fevereiro de 2014, a Sony anuncia um acordo de intenções para a venda de sua divisão de PCs ao fundo de investimento Japan Industrial Partners (JIP). A Sony manteve 5% de participação no negócio.
A venda foi concluída em 1 de Julho de 2014, com a nova companhia sediada na cidade Azumino, província de Nagano. Inicialmente a empresa anunciou que iria distribuir seus produtos apenas para o mercado japonês, mas com o lançamento do tablet hibrido VAIO Z Canvas em outubro de 2015, a Vaio voltou a operar nos Estados Unidos, e no Brasil fechou uma parceria com a Positivo Informática para fabricação e distribuição de seus produtos no país.
(Fonte: Wikipédia - parte)
Laptop da Vaio.
(Fonte: Wikipédia - parte)
Laptop da Vaio.
16 de set. de 2020
B. Braun Melsungen
A empresa B. Braun Melsungen, fabricante de dispositivos médicos, foi criada como uma pequena farmácia ainda em 1839, na Alemanha.
A dinastia familiar perdura desde então. Mais recentemente, Ludwig Georg Braun, ajudou com grande relevância o desenvolvimento da empresa, aumentando as vendas de US$ 24 milhões, em 1977, para US$ 8 bilhões em 2019.
Ludwig Theodor Braun, nascido em 1990, filho de Ludwig Georg Braun, é dono de 10% da B. Braun Melsungen.
15 de set. de 2020
Occidental Petroleum (Oxy)
A Occidental Petroleum Corporation - Oxy, foi fundada em 1920 por Armand Hammer.
É uma empresa internacional de extração e exploração comercial de petróleo e gás que opera nos Estados Unidos, no Oriente Médio, no Norte de África e na América do Sul.
A Oxy possui a subsidiária química OxyChem e a Oxy Low Carbon Ventures.
Na década de 1990, a Oxy passou por uma situação no mínimo curiosa. Seu presidente, "doutor" Ray Irani, tinha um contrato com remuneração mínima anual de 7,5 milhões de dólares, mais a opção de compra de ações no pagamento integral de seus impostos, independentemente do desempenho que a empresa que dirigia viesse a apresentar. E mais: uma cláusula renovava automaticamente o contrato todo dia, estendendo-o sempre para mais sete anos.
Não foi à toa que a revista Fortune classificou o seu caso como o mais notório exemplo de pagamento generoso por pífia performance.
Agora vem a parte mais espetacular: em 1997, a direção da empresa resolveu lhe oferecer um novo contrato, alegando a necessidade de estipular uma remuneração atrelada ao desempenho. Por causa disso, lhe "comprou" o velho contrato. Irani, então com 62 anos, acabou recebendo uma bolada de 95 milhões de dólares, correspondente aos salários antecipados dos próximos sete anos. Ou seja, mais de 13 milhões de dólares por ano.
Quer dizer que ele não recebeu nenhuma remuneração até o ano de 2003? Errado. Ele passou a ter um novo contrato. Por esse contrato, válido por cinco anos, ele tinha o direito a ganhar um salário anual de 1,2 milhão de dólares, fora uma remuneração variável atrelada à performance da empresa.
Por curiosidade, as ações da Occidental Petroleum subiram 56% desde que Irani assumiu o seu comando em 1990 até novembro de 1997, enquanto o índice Dow Jones, 205%.
Desde abril de 2016, a empresa é comandada pelo executivo Vicki Hollub.
A empresa tem sede em Houston, Texas, nos Estados Unidos e tem faturamento anual aproximado de 21,2 bilhões de dólares, considerando dados de 2019.
(Fonte: Wikipédia - Exame - 05.11.1997)
Nvidia
A fabricante de chips americana Nvidia Corporation foi fundada em 20 de abril de 1993 por Jensen Huang, o atual presidente da empresa, Chris Malachowsky e Curtis Priem.
A empresa projeta unidades de processamentos gráficos (GPUs) para os mercados de jogos e profissionais, bem como o sistema em unidades de chip (SoCs) para o mercado de computação móvel e automotivo. A Nvidia expandiu sua presença na indústria de jogos com seus portáteis Shield Portable, Shield Tablet e Shield Android TV.
Por volta de 2014, a Nvidia tentou direcionar suas baterias para se tornar uma empresa de plataforma focada em quatro mercados – jogos, visualização profissional, data centers e auto. A inteligência artificial seria também um de seus focos.
No mercado de computação móvel, produz processadores móveis Tegra para smartphones e tablets, bem como sistemas de navegação e entretenimento de veículos.
Sua linha principal de produtos GPU, denominada "GeForce", está em concorrência direta com os produtos "Radeon" da Advanced Micro Devices (AMD). Além da GeForce, fazem parte de seu portfólio também as marcas Grid, ION, NVS, Quadro, Tegra e Tesla.
Além da AMD, seus concorrentes incluem Intel, Qualcomm e Arm.
Em 14 de setembro de 2020, a Nvidia informa que fechou a compra do controle da empresa de chips britânica Arm por US$ 40 bilhões do grupo japonês SoftBank.
A Nvidia tem sede em Santa Clara, na Califórnia e tem aproximadamente 11.500 funcionários considerando dados de janeiro de 2018.
O novo chip Nvidia H100,
desenvolvido para rodar algoritmos de
inteligência artificial, consegue calcular 4 quatrilhões de operações a cada segundo. Essa capacidade de
processamento (4.000 teraflops) é 12 vezes
maior que a do chip antecessor, o A100,
que foi usado para “treinar” a maioria das
IAs atuais. Ou seja: o H100 irá possibilitar
a criação de algoritmos ainda mais
inteligentes, contendo dezenas de trilhões
de parâmetros.
(Fonte: Wikipédia/Valor - 14.09.2020 / SuperInteressante - 23.06.2023 - partes)
14 de set. de 2020
Bitz
Em 14 de setembro de 2020, o Bradesco anunciou a criação do BITZ Serviços Financeiros, nova empresa do grupo, que ingressa no mercado brasileiro de carteiras digitais e contas de pagamento.
O produto BITZ é uma carteira digital que possibilita aos clientes armazenar dinheiro, fazer pagamentos, transferências, recebimentos, recarga de celular, pagamentos por QR Code e compras on line em uma ampla rede de aceitação, diz o banco. Por meio da nova empresa, o banco passará a ter um portfólio ainda mais completo, promovendo inclusão digital e financeira a uma parcela relevante da população, em um mercado em franca expansão.
O Bradesco ressalta que o BITZ é resultado de um trabalho com grandes parceiros, no intuito de garantir uma oferta diferenciada aos seus clientes. Com estruturas societária e financeira independentes, o BITZ contará com a expertise e escala que o Bradesco oferece, assim como a sua forte distribuição e solidez.
O banco diz reafirmar, com o BITZ, o compromisso de presença digital, que tem sido o formato para a democratização de acesso aos serviços financeiros.
A Cielo, controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil, por sua vez, informou que foi escolhida como prestadora de serviços de tecnologia do BITZ. A carteira digital permitirá aos clientes, dentre outras possibilidades, adicionar dinheiro para fazer pagamentos de contas e boletos diretamente do celular, transferir valores entre contas BITZ, efetuar TEDs e realizar compras em mais de 1,5 milhão de máquinas da Cielo distribuídas em todo o país por meio do QR Code.
(Fonte: jornal Valor - 14.09.2020)
O Bradesco ressalta que o BITZ é resultado de um trabalho com grandes parceiros, no intuito de garantir uma oferta diferenciada aos seus clientes. Com estruturas societária e financeira independentes, o BITZ contará com a expertise e escala que o Bradesco oferece, assim como a sua forte distribuição e solidez.
O banco diz reafirmar, com o BITZ, o compromisso de presença digital, que tem sido o formato para a democratização de acesso aos serviços financeiros.
A Cielo, controlada pelo Bradesco e Banco do Brasil, por sua vez, informou que foi escolhida como prestadora de serviços de tecnologia do BITZ. A carteira digital permitirá aos clientes, dentre outras possibilidades, adicionar dinheiro para fazer pagamentos de contas e boletos diretamente do celular, transferir valores entre contas BITZ, efetuar TEDs e realizar compras em mais de 1,5 milhão de máquinas da Cielo distribuídas em todo o país por meio do QR Code.
(Fonte: jornal Valor - 14.09.2020)
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